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GM e Samsung pegam indústria automotiva de surpresa e anunciam nova fábrica com investimento de US$ 3,5 bilhões de dólares

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/09/2024 às 07:37
GM e Samsung pegam indústria automotiva de surpresa e anunciam nova fábrica com investimento de US$ 3,5 bilhões de dólares
Foto: Canva

GM e Samsung surpreendem a indústria automotiva ao fecharem uma nova parceria. As empresas anunciaram um investimento bilionário na construção de uma fábrica de baterias, com previsão de conclusão para 2027.

A Samsung SDI firmou uma parceria estratégica com a General Motors (GM) para a construção de uma nova fábrica de baterias para veículos elétricos em New Carlisle, Indiana, nos Estados Unidos. Essa unidade promete ser um marco na eletrificação da indústria automotiva, alinhada ao ambicioso plano da GM de transição para carros elétricos. Além de impulsionar a economia local, o investimento bilionário fortalecerá o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e criará centenas de empregos na região. A previsão é que a fábrica se torne uma peça-chave no crescimento global da eletrificação, reafirmando o compromisso das duas gigantes com o futuro do transporte.

Nova fábrica da GM e Samsung terá capacidade de 27 GWh

Desta forma, a joint venture entre GM e Samsung resultará em um investimento de US$ 3,5 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 19 bilhões. Com uma capacidade anual de 27 GWh de início, o objetivo das duas empresas com a nova fábrica para a indústria automotiva é começar a produção em massa a partir de 2027.

Segundo Yoon-ho Choi, CEO da Samsung SDI, com base na parceria do último ano com a GM, montadora líder na indústria automotiva norte-americana, a empresa estabelece uma nova fábrica de baterias premium para liderar o mercado de elétricos nos Estados Unidos.

A produção da nova fábrica da GM e Samsung terá foco em baterias prismáticas ricas em níquel, que equiparão os próximos veículos elétricos da montadora. Nesta Joint Venture com a GM, a Samsung SDI ganhará uma posição de destaque no mercado norte-americano de veículos elétricos.

A estratégia é aumentar seu número de clientes. As empresas afirmam que consideram explorar as instalações em conjunto, que devem dispor das linhas de produção para fabricar células prismáticas e cilíndricas ricas em níquel.

Quais carros usarão as novas baterias da GM e Samsung?

Segundo a Presidente e CEO da GM, Mary Barra, a estratégia da cadeia de suprimentos da GM para EVs está focada em escalabilidade, resiliência, sustentabilidade e competitividade de custos.

A sua relação com a Samsung SDI ajudará a atingir todos estes objetivos. As células que serão construídas em conjunto ajudarão a aumentar sua capacidade de produção de veículos elétricos na América do Norte para muito além de 1 milhões de unidades por ano.

Como citado acima, as células de bateria que serão produzidas na nova fábrica da indústria automotiva serão utilizadas para alimentar os veículos elétricos da GM com base na plataforma Ultium. O fabricante de automóveis afirma que a arquitetura foi estrategicamente concebida para aceitar vários fatores de forma de células e elementos químicos.

Por exemplo, o Cadillac Lyriq vendido na China é alimentado por células prismáticas aplicadas aos mesmos conjuntos de baterias usados nos Estados Unidos. Segundo Doug Parks, vice-presidente executivo da GM, Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Cadeia de Fornecimento, a nova joint venture com a Samsung SDI irá alavancar o capital e a tecnologia de ambas as empresas para criar novas vantagens competitivas para a GM.

GM também fecha parceria com a LG

Parks afirma que a introdução de novos formatos de células permitirá expandir para mais segmentos de forma rápida e integrar as células diretamente nos pacotes de baterias para reduzir o peso, a complexidade e os custos. Com vários parceiros de células fortes, é possível expandir o seu negócio de VE mais rapidamente se comparado ao trabalho individual.

Parks afirma ainda que a GM continuará aumentando a produção e otimizando a química de suas células de bolsa em termos de desempenho, autonomia e custo “utilizando novas abordagens pioneiras no Wallace batery Center da GM e pelos seus parceiros tecnológicos.

A GM já possui uma joint venture nos EUA com a LG Energy chamada de Ultium Cells, enquanto a Samsung SDI tem uma joint venture de baterias nos EUA com a Stellantis.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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