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Gigantes de 170 toneladas entram em ação! Máquinas colossais impulsionam megaobra de ponte de R$ 310 milhões

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 22/02/2025 às 18:41
Conheça as máquinas gigantes que estão transformando a Ponte Joinville em um marco da engenharia, com R$ 310 milhões de investimento. (Foto ilustrativa criada por IA)
Conheça as máquinas gigantes que estão transformando a Ponte Joinville em um marco da engenharia, com R$ 310 milhões de investimento. (Foto ilustrativa criada por IA)
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Uma superobra está acontecendo em Joinville com dois monstros de 170 toneladas. A construção da Ponte Joinville de R$ 310 milhões utiliza tecnologias pesadas para transformar a cidade. Descubra como máquinas gigantes estão fazendo essa ponte ser um marco da engenharia. Não perca os detalhes dessa superconstrução!

Se você acha que já viu tudo no mundo das construções, prepare-se para se surpreender.

Máquinas com um poder impressionante, pesando até 170 toneladas, estão desempenhando um papel crucial na construção de uma das maiores obras de infraestrutura de Joinville, a ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista.

Com um investimento de R$ 310 milhões, a obra promete transformar a cidade e agilizar o tráfego entre as regiões. Mas o que está por trás desse projeto de engenharia de alto nível?

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As gigantes máquinas, chamadas cantitraveler, possuem um design robusto e estão instalando as estacas de sustentação da ponte sem necessidade de derrubar a vegetação local.

Conforme o portal NSCTotal, elas têm sido fundamentais para minimizar os impactos ambientais, respeitando o manguezal ao redor da obra.

Equipadas com trilhos e guindastes acoplados de 50 metros, as cantitravelers estão em ação nas duas extremidades da estrutura, avançando com precisão em direção ao rio Cachoeira.

A expectativa é que a ponte, com 980 metros de extensão, seja concluída até o final do primeiro semestre de 2026, interligando as duas regiões com mais fluidez e rapidez.

A obra foi autorizada em maio de 2024 pela Prefeitura de Joinville, com a intenção de melhorar a mobilidade urbana e atrair mais investimentos para a cidade.

Cantitraveler: O Segredo por Trás da Construção

Essas máquinas de 170 toneladas, mais conhecidas como cantitraveler, são verdadeiras maravilhas da engenharia.

Sua principal função é realizar a instalação das estacas, fundamentais para a sustentação da ponte, em profundidades que variam entre 22 e 36 metros, dependendo das condições do solo.

Para isso, elas utilizam uma base móvel sobre trilhos e são equipadas com guindastes que facilitam a movimentação e a colocação das estacas com precisão.

O processo de construção com as cantitravelers começa com a cravação das camisas metálicas no solo, que são grandes tubos de metal.

Conheça as máquinas gigantes que estão transformando a Ponte Joinville em um marco da engenharia, com R$ 310 milhões de investimento. (Foto: reprodução/; Prefeitura)

A seguir, a perfuração é realizada no interior das camisas, com a escavação retirando o material necessário para a instalação das armaduras de metal. Esse processo é crucial para garantir a solidez das estacas, que recebem o concreto depois de concluída a instalação da armadura.

O guindaste acoplado ao cantitraveler auxilia em todas essas etapas, garantindo que as estacas fiquem posicionadas corretamente.

Após essa fase, a instalação dos blocos e esteiras será realizada. Esses blocos ajudam a suportar a estrutura da ponte, garantindo que o projeto siga em andamento até as fases finais.

A Construção do Vão Central

No trecho central da ponte, que será atravessado por embarcações, o processo será diferente.

A construção do vão de 160 metros será feita utilizando o método de balanço sucessivo, que envolve a instalação de peças de concreto chamadas aduelas.

Esse método não requer escoramento, o que torna a obra ainda mais eficiente, além de acelerar a instalação das peças de concreto.

As aduelas serão colocadas por gruas, que farão a movimentação das peças até o local de instalação, com o auxílio de treliças, que são estruturas de apoio.

Essa etapa do processo é fundamental para que a obra seja concluída dentro do prazo estipulado.

Com a tecnologia de ponta utilizada nas cantitravelers e no método de balanço sucessivo, o projeto da Ponte Joinville está se tornando um exemplo de como a engenharia moderna pode resolver desafios estruturais de forma eficiente.

Fase Final: As Últimas Etapas

À medida que a construção avança, outras fases do projeto começam a tomar forma.

A instalação das vigas pré-moldadas, fabricadas diretamente no canteiro de obras, marcará o fim da etapa de sustentação da ponte, dando início à pavimentação e à sinalização da estrutura.

Embora o caminho ainda esteja longe de ser concluído, o uso de máquinas tão imponentes como as cantitraveler tem sido crucial para garantir que a obra siga seu curso com precisão e dentro do cronograma.

Ao final de todo o processo, a Ponte Joinville estará pronta para se tornar uma das maiores e mais modernas construções da cidade, facilitando a mobilidade urbana e proporcionando uma nova era de desenvolvimento para a região.

Com um investimento de R$ 310 milhões, essa obra se destaca não apenas pelo seu custo, mas pela inovação e pelo respeito ao meio ambiente.

A utilização das cantitravelers e das técnicas avançadas de construção são um reflexo de como a engenharia brasileira está acompanhando as tendências globais e se preparando para grandes desafios.

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Tadeu
Tadeu
27/02/2025 15:35

Esqueceram de falar que a grana e parceria com o governo federal ,no governo do genovidax qual foi o projeto para o sul ? Zeroooo

Jose Rocha
Jose Rocha
25/02/2025 15:50

Moro em Itapema, SC. Na verdade o Governo de SC não conseguiu fazer obra nenhuma, até agora. Todas as grandes obras daqui foram feitas, tocadas e ou realizadas pelo Governo Federal. É a verdade. Kkkk

Celso ferreira
Celso ferreira
24/02/2025 10:54

Pessoas que não sabem o que dizem, não se informam , da nisso.Oa obras mais impactantes foram e estão sendo feitas pelos governos do PT.Ponte Anita Garibaldi, BR 470, 280, que o **** deixou paradas, sendo que a 280 nem projeto finalizado tinha.Vão se informar antes de falar o que não sabem.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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