Com 12,4 km de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior ponte da América Latina. Obra de R$ 11 bilhões terá início em 2026 e promete transformar a Bahia.
A Bahia se prepara para receber a construção da Ponte Salvador-Itaparica, um megaprojeto de infraestrutura que promete transformar a mobilidade no estado e entrar para a história como a maior ponte da América Latina.
A obra, orçada em R$ 11 bilhões, será executada por um consórcio de gigantes chinesas e terá início em junho de 2026, após a conclusão do projeto executivo.
Investimento bilionário e impacto para a Bahia
O empreendimento, considerado o maior da história baiana, representa não apenas uma ligação física entre Salvador e a Ilha de Itaparica, mas também um marco de integração regional.
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A 392 metros sob o mar, custando € 1,9 bilhão e com 26,7 km de extensão, o maior túnel rodoviário subaquático do mundo ficará na Noruega e já começou a ser construído
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Obra monumental completamente abandonada no Brasil: com 9 mil m² de esqueleto de aço exposto desde 1998, colosso inacabado na Avenida Leste-Oeste virou um esqueleto urbano que domina a paisagem de Londrina há mais de 25 anos
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Com 581 metros, prédio mais alto dos EUA superará o One World Trade Center, será o 6º mais alto do planeta e terá 4 torres interligadas
A expectativa é que a ponte reduza o tempo de viagem, facilite o transporte de cargas e estimule o desenvolvimento econômico do interior do estado.
Além disso, o projeto está diretamente ligado à melhoria logística e turística, já que a ligação sobre o mar deve atrair novos investimentos, gerar empregos e ampliar as possibilidades de negócios.
A maior ponte da América Latina
Com 12,4 quilômetros de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica superará todas as outras construções já feitas no continente. O projeto está dividido em três partes:
- Trecho de aproximação em Itaparica: 4,6 km
- Trecho de aproximação em Salvador: 6,9 km
- Trecho estaiado: 900 metros, com 85 metros de altura, equivalente a um prédio de 28 andares, permitindo a passagem de grandes embarcações como navios transatlânticos e plataformas.
A grandiosidade coloca a estrutura no ranking das maiores do mundo, lado a lado com a Ponte Vasco da Gama, em Portugal, que mede 12,3 km, e pouco atrás da Ponte Incheon, na Coreia do Sul, com 21,3 km.
Empresas chinesas lideram a construção
O consórcio responsável pela obra é formado pelas companhias China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC), reconhecidas internacionalmente por grandes projetos de infraestrutura.
Essas empresas venceram o leilão em dezembro de 2019 e assinaram contrato com o governo da Bahia em 2020.
O início das obras está marcado para junho de 2026, logo após a montagem de uma plataforma provisória prevista para 2025.
Comparação com outras grandes obras no Brasil
Enquanto a Bahia se prepara para a maior ponte da América Latina, São Paulo avança em outra obra de impacto: o Túnel Imerso Santos-Guarujá, o primeiro do tipo no Brasil.
Essa estrutura promete reduzir drasticamente o tempo de deslocamento entre os dois municípios, passando de até 1 hora de estrada ou 18 minutos de balsa para apenas 5 minutos de travessia.
A comparação mostra como o Brasil começa a investir em soluções de mobilidade inspiradas em modelos internacionais, capazes de mudar a rotina de milhões de pessoas.
Desenvolvimento e expectativas para o futuro
A Ponte Salvador-Itaparica representa mais do que uma obra de engenharia: é uma promessa de transformação social e econômica.
Ao aproximar a capital da Ilha de Itaparica e melhorar a integração com o interior da Bahia, a ponte deve impulsionar o turismo, ampliar a geração de empregos e facilitar o acesso a serviços essenciais.
Assim, o estado baiano se posiciona no mapa das grandes obras de infraestrutura mundial, abrindo caminho para novas oportunidades de desenvolvimento regional.