Menu
Início Gigante Maersk fará uma mudança inédita na indústria naval, com primeiro navio porta-contêineres que utiliza motor de bicombustível

Gigante Maersk fará uma mudança inédita na indústria naval, com primeiro navio porta-contêineres que utiliza motor de bicombustível

22 de junho de 2023 às 19:51
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Maersk, navio, combustível
Imagem: Divulgação Maersk

A iniciativa da Maersk de utilizar o combustível metanol faz parte da estratégia de descarbonização da indústria de navios

A A.P. Moller – Maersk, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, está planejando converter um de seus navios para se tornar a primeira embarcação da indústria naval a operar com metanol verde como combustível. Essa iniciativa faz parte da estratégia da empresa de descarbonização da logística e de alcançar emissões líquidas zero nos navios até 2040. O retrofit do motor para bicombustível, capaz de utilizar metanol, está programado para ocorrer em meados de 2024, com o objetivo de demonstrar a viabilidade da modernização de embarcações existentes em vez de construir novos navios.

Maersk faz parceria para a conversão do motor de seu navio, que será movido a biocombustível

A Maersk firmou um acordo com a MAN Energy Solutions (MAN ES) para realizar a conversão do motor da embarcação. A MAN ES é especializada em sistemas de propulsão marítima e trará sua expertise para adaptar o motor do navio para funcionar com o biocombustível metanol verde. Essa colaboração permitirá que a Maersk demonstre como a modernização de embarcações com motores bicombustíveis é possível e contribua para a transição para fontes de energia mais sustentáveis.

Artigos recomendados

Além do retrofit do motor para metanol verde, a Maersk estabeleceu metas ambiciosas para garantir a descarbonização de suas operações. A empresa busca alcançar emissões líquidas zero até 2040 e estabeleceu metas tangíveis para 2030. Isso inclui uma redução de 50% nas e,missões do navio por contêiner transportado em comparação com 2020 e o transporte de 25% do volume de contêineres com combustíveis verdes até 2030. Essas metas estão alinhadas com o Acordo de Paris e a iniciativa Science Based Targets (SBTi).

Desafios para a implementação do combustível verde nos navios e o compromisso da Maersk com a sustentabilidade

A conversão de um motor para funcionar com metanol verde é um processo complexo que requer substituição de peças e a instalação de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e sistema de abastecimento. Atualmente, a Maersk está conduzindo um processo detalhado de engenharia e está em discussões com estaleiros em potencial para garantir a implementação efetiva do retrofit do motor. A previsão é que o retrofit seja concluído em meados de 2024.

A Maersk opera uma frota de mais de 700 embarcações, das quais cerca de 300 são de propriedade da empresa. Ao liderar a conversão de navios para funcionar com o biocombustível, a Maersk demonstra seu compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e impulsionar a transição para uma indústria naval mais sustentável. Essa iniciativa pioneira pode abrir caminho para futuros retrofit de motores em toda a indústria, acelerando a adoção de combustíveis verdes e contribuindo para um futuro mais limpo e resiliente.

Conclusão sobre o projeto de descarbonização dos navios

A A.P. Moller – Maersk está na vanguarda da descarbonização da indústria naval ao planejar a conversão de um navio para operar com biocombustível. A parceria com a MAN Energy Solutions e as metas ambiciosas estabelecidas pela empresa demonstram seu compromisso em liderar a transição para uma indústria de transporte marítimo mais sustentável. 

A modernização de embarcações existentes através de retrofits de motores é uma alternativa viável à construção de novos navios e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A Maersk está mostrando o caminho para uma navegação mais limpa e eficiente, impulsionando a transformação da indústria naval em direção a um futuro mais sustentável.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar