Os conjuntos de turbinas a gás selecionados para o FPSO P-78 permitirão à Petrobras explorar de forma eficiente e sustentável as reservas de petróleo do campo de Búzios
A Siemens Energy informou na manhã de hoje (08/04) que recebeu um contrato da Keppel Offshore & Marine para fornecer o pacote de turbomáquinas topsides para a embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarregamento da (FPSO) P-78. O FPSO, que é de propriedade da Petrobras, também será operado pela empresa, em parceria com as chinesas CNOOC e CNODC no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, localizado a aproximadamente 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em profundidades de água que variam entre 1.600 – 2.100 metros (5.249 – 6.890 pés).
Siemens Energy suprirá pacotes de geração e compressão de energia para o FPSO-78, operado pela Petrobras
O escopo de fornecimento da Siemens Energy para o projeto inclui os pacotes de geração e compressão de energia para a instalação, incluindo gás principal, o gás de exportação e injeção, além de compressores de injeção de CO2.
O fornecimento de energia será suprido por meio de quatro conjuntos de turbinas a gás. Já a compressão do gás principal, o de exportação e o gás de injeção serão atendidos com oito trens de compressores movidos a motor elétrico. Além disso, dois trens adicionais com turbinas a gás aeroderivadas, que acionarão compressores centrífugos, serão utilizados para reinjeção do CO2 de volta ao reservatório. Quando concluída, a P-78 terá capacidade de processamento de 180 mil barris de petróleo por dia (bopd) e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia (mmscfd).
-
Tarifas de até 100%: Estados Unidos pressionam G7 para que o petróleo russo, comprado pela China e Índia, fique mais caro como forma de encaminhar o fim da guerra na Ucrânia
-
Guerra nos discursos, barris nos navios: Washington ataca Caracas e compra seu petróleo ao mesmo tempo
-
Dados oficiais confirmam: Brasil corta totalmente as exportações de petróleo para Israel em 2025
-
Petróleo registra alta após perdas iniciais em meio a tensão global e pressão sobre preços
A capacidade da Siemens Energy de satisfazer os requisitos de conteúdo local para o projeto, por meio de suas instalações de fabricação e montagem em Santa Bárbara d’Oeste, no estado de São Paulo, foi uma consideração valiosa no plano de execução. A instalação foi comissionada em 2013, e tem desempenhado um papel crítico no cumprimento dos mandatos de localização estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em vários grandes projetos de desenvolvimento de petróleo e gás na América do Sul.
“Estamos orgulhosos de apoiar os esforços do Brasil para promover o uso de conteúdo local no setor de hidrocarbonetos offshore”, disse Thorbjörn Fors, vice-presidente executivo de Industrial Applications da Siemens Energy. “Os pacotes de equipamentos selecionados para o FPSO P-78 permitirão à Petrobras explorar de forma eficiente e sustentável as reservas do campo de Búzios. Além disso, a concessão do contrato é mais um exemplo de nossa crescente presença na região como fornecedor preferencial de equipamentos rotativos para o mercado de FPSO offshore.”
A entrega dos equipamentos está prevista para 2023. O FPSO P-78 deverá entrar em operação em 2025.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.