O novo navio gigante de transporte de carros GNL será recordista tanto em tamanho quanto em eficiência energética e capacidade de veículos transportados
A empresa de arquitetura naval Deltamarin acaba de receber a Aprovação em Princípio (AiP) da DNV para seu ambicioso projeto de navios transportadores de carros e caminhões, alcançando a grandiosa marca de 11.000 veículos puros CEU (PCTCs). Essas monstruosas embarcações movidas a GNL não apenas quebram recordes, mas prometem redefinir os limites do mercado de transportadores de carros com sua eficiência energética revolucionária.
Impulsionadas por tecnologia verde, os navios da Deltamarin são verdadeiros símbolos da eficiência energética. Com excelente desempenho EEDI, esses gigantes dos mares apresentam inovações como painéis solares, recuperação de calor residual e lubrificação de ar, promovendo uma navegação mais limpa e sustentável.
O funcionamento de um navio movido a GNL
Os navios transportadores movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) operam por meio de motores que queimam esse combustível limpo e eficiente. O GNL é obtido a partir do resfriamento do gás natural a temperaturas extremamente baixas, transformando-o em um estado líquido e reduzindo seu volume significativamente para facilitar o armazenamento e o transporte.
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Nos motores a GNL, o combustível é vaporizado de volta para o estado gasoso antes da ignição, gerando uma combustão mais completa e eficiente em comparação com outros combustíveis tradicionais. Esse processo resulta em emissões substancialmente mais baixas de poluentes atmosféricos, contribuindo para uma navegação mais sustentável e alinhada com as crescentes demandas por práticas amigáveis ao meio ambiente na indústria naval. Além disso, a utilização de GNL proporciona benefícios adicionais, como redução de custos operacionais e conformidade com regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.
Corrida rumo ao oceano gigante
Em colaboração com a China Merchants Jinling Shipyard (Nanjing), a Deltamarin, afiliada ao China Merchants Group, está liderando a corrida para um novo padrão nos navios transportadores de carros. Enquanto a classe Horizon da Hoegh Autoliners, com seus 8.500 CEUs, reina atualmente, o navio classe Aurora, com capacidade de 9.100 CEUs, está prestes a ultrapassar todos os limites.
Numa jogada ousada, a Seaspan Corporation entra no mercado de navios transportadores de automóveis, encomendando uma série impressionante de PCTCs com capacidade de 10.800 CEUs, cujas entregas estão previstas para a partir de 2027. Esses gigantes transportadores dos mares serão alugados a longo prazo para a Hyundai Glovis, marcando uma reviravolta inovadora na indústria.
A demanda crescente por transportadores de veículos
Os holofotes se voltam para essas novas naves em um momento em que a indústria enfrenta crescente processo sobre segurança, especialmente após incidentes de alto perfil envolvendo PCTCs. Em paralelo, a demanda crescente pelos transportadores de veículos elétricos impulsiona essa onda de transformação. À medida que os mares testemunham essas maravilhas tecnológicas, a indústria se prepara para uma nova era, enfrentando desafios enquanto navega rumo a um futuro revolucionário.