1. Início
  2. / Indústria
  3. / Gigante da mineração, Vale revelou a reestruturação das operações de cobre e níquel no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Gigante da mineração, Vale revelou a reestruturação das operações de cobre e níquel no Brasil

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 30/09/2022 às 23:49
Mineração
Foto: reprodução http://saladeimprensa.vale.com/

A reestruturação da Vale prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade

A Vale declarou que o Conselho de Administração da companhia aprovou a reorganização das operações de metais básicos, como cobre e níquel, detidas pela mineradora no Brasil.

Conheça a Vale

A Vale é uma mineradora multinacional do Brasil e uma das maiores operadoras de logística do país. É uma das maiores empresas de mineração do mundo, sendo também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. A companhia produz ainda manganês, ferroliga, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio.

Referente ao setor de energia elétrica, a empresa participa em consórcios e atualmente opera nove usinas hidrelétricas, no Brasil, no Canadá e na Indonésia. Em 2008, de acordo com o Financial Times, a Vale chegou a ser a 33° maior do mundo e a maior do Brasil em volume de exportações. Já em 2009, a companhia e o nome de fantasia da empresa deixaram de ser Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e passaram a ser apenas Vale S.A, nome que sempre foi conhecida nas bolsas de valores.

A Vale foi fundada em 1942, durante o governo Getúlio Vargas, para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais. A companhia é hoje uma empresa privada, de capital aberto e com sede no Rio de Janeiro.

Confira como ocorrerá a reestruturação das operações dos metais

A aprovação da reestruturação prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade que vai ser constituída pela Vale no Brasil. Os ativos de níquel e cobre continuarão a ser consolidados e detidos integralmente pela Vale.

O lucro sobre juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da divisão de Metais Básicos da Vale foi de US$ 603 milhões no segundo trimestre do ano de 2022, o que equivale a 10,9% do Ebitda total registrado no mesmo período.

De acordo com comunicado, a reorganização da companhia busca centralizar as operações de metais básicos da Vale no Brasil em duas sociedades, como cobre e níquel, trazendo maior eficiência nos processos e na gestão.

A mineradora Vale ainda esclarece que não há, no momento atual, nenhuma determinação sobre novas transações envolvendo seu negócio de Metais Básicos.

Construção das barragens da Vale

A mineradora Vale ainda informou a conclusão das obras de descaracterização de mais três estruturas a montante: o Dique Auxiliar da Barragem 5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), o Dique 3 do Sistema Pontal, na Mina Cauê e a barragem Ipoema, na Mina do Meio, ambos em Itabira (MG).

Dessa forma, a mineradora Vale eliminou 40% das estruturas previstas no Programa de Descaracterização. Totalizando, a Vale eliminou 12 estruturas desde 2019, sendo cinco em 2022.

Quer saber mais notícias sobre a mineradora Vale? Confira abaixo!

Autonomia impressionante! VALE está testando os primeiros caminhões de carga elétricos do mundo para transporte de minério

O objetivo da Vale com os testes com caminhões elétricos é chegar cada vez mais perto da meta de emissão zero de carbono estabelecida pela empresa.

A Vale está testando os primeiros caminhões totalmente elétricos para transporte de cargas pesadas. Os dois exemplares serão utilizados para transporte interno em minas tanto no Brasil quanto na Indonésia. A corporação fez o anúncio sobre o novo recurso nas últimas semanas, e de acordo com a empresa, o objetivo principal desta iniciativa é chegar o mais próximo possível de não emitir dióxido de carbono na atmosfera.

Para conferir a matéria completa na íntegra, basta clicar aqui!

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos