MENU
Menu
Início Gigante da mineração, Vale revelou a reestruturação das operações de cobre e níquel no Brasil

Gigante da mineração, Vale revelou a reestruturação das operações de cobre e níquel no Brasil

30 de setembro de 2022 às 23:49
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Mineração
Foto: reprodução http://saladeimprensa.vale.com/

A reestruturação da Vale prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade

A Vale declarou que o Conselho de Administração da companhia aprovou a reorganização das operações de metais básicos, como cobre e níquel, detidas pela mineradora no Brasil.

Conheça a Vale

A Vale é uma mineradora multinacional do Brasil e uma das maiores operadoras de logística do país. É uma das maiores empresas de mineração do mundo, sendo também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. A companhia produz ainda manganês, ferroliga, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio.

Artigos recomendados

Referente ao setor de energia elétrica, a empresa participa em consórcios e atualmente opera nove usinas hidrelétricas, no Brasil, no Canadá e na Indonésia. Em 2008, de acordo com o Financial Times, a Vale chegou a ser a 33° maior do mundo e a maior do Brasil em volume de exportações. Já em 2009, a companhia e o nome de fantasia da empresa deixaram de ser Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e passaram a ser apenas Vale S.A, nome que sempre foi conhecida nas bolsas de valores.

A Vale foi fundada em 1942, durante o governo Getúlio Vargas, para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais. A companhia é hoje uma empresa privada, de capital aberto e com sede no Rio de Janeiro.

Confira como ocorrerá a reestruturação das operações dos metais

A aprovação da reestruturação prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade que vai ser constituída pela Vale no Brasil. Os ativos de níquel e cobre continuarão a ser consolidados e detidos integralmente pela Vale.

O lucro sobre juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da divisão de Metais Básicos da Vale foi de US$ 603 milhões no segundo trimestre do ano de 2022, o que equivale a 10,9% do Ebitda total registrado no mesmo período.

De acordo com comunicado, a reorganização da companhia busca centralizar as operações de metais básicos da Vale no Brasil em duas sociedades, como cobre e níquel, trazendo maior eficiência nos processos e na gestão.

A mineradora Vale ainda esclarece que não há, no momento atual, nenhuma determinação sobre novas transações envolvendo seu negócio de Metais Básicos.

Construção das barragens da Vale

A mineradora Vale ainda informou a conclusão das obras de descaracterização de mais três estruturas a montante: o Dique Auxiliar da Barragem 5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), o Dique 3 do Sistema Pontal, na Mina Cauê e a barragem Ipoema, na Mina do Meio, ambos em Itabira (MG).

Dessa forma, a mineradora Vale eliminou 40% das estruturas previstas no Programa de Descaracterização. Totalizando, a Vale eliminou 12 estruturas desde 2019, sendo cinco em 2022.

Quer saber mais notícias sobre a mineradora Vale? Confira abaixo!

Autonomia impressionante! VALE está testando os primeiros caminhões de carga elétricos do mundo para transporte de minério

O objetivo da Vale com os testes com caminhões elétricos é chegar cada vez mais perto da meta de emissão zero de carbono estabelecida pela empresa.

A Vale está testando os primeiros caminhões totalmente elétricos para transporte de cargas pesadas. Os dois exemplares serão utilizados para transporte interno em minas tanto no Brasil quanto na Indonésia. A corporação fez o anúncio sobre o novo recurso nas últimas semanas, e de acordo com a empresa, o objetivo principal desta iniciativa é chegar o mais próximo possível de não emitir dióxido de carbono na atmosfera.

Para conferir a matéria completa na íntegra, basta clicar aqui!

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR