Neta Auto, fabricante chinesa, chega ao Brasil com três carros elétricos e planos de produção local em 2026, possivelmente na fábrica da Toyota em Indaiatuba. Focada na eletrificação, a empresa visa estabelecer uma rede de concessionárias e um centro de distribuição de peças em São Paulo.
A fabricante chinesa Neta Auto está expandindo seus horizontes e, a partir do início do segundo semestre, desembarca no Brasil com a promessa de revolucionar o mercado automotivo com três novos modelos de carros elétricos. A empresa segue os passos de outras gigantes chinesas, como BYD e GWM, ao anunciar não apenas a entrada no mercado brasileiro, mas também a intenção de estabelecer uma fábrica no país até 2026.
Expansão internacional e foco da Neta Auto no Brasil
A Neta Auto não é novata em mercados internacionais.
Com fábricas já operando na China, Tailândia e Indonésia, a empresa agora volta seus olhos para a América Latina.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Brasil, México e Malásia são os próximos destinos escolhidos para novas plantas fabris.
No caso do Brasil, a Neta Auto considera fortemente a aquisição da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), que encerrará suas atividades até o final de 2025.
Este local já dispõe de uma infraestrutura robusta, com 1,5 milhão de metros quadrados, facilitando a transição para a produção de veículos elétricos.
Estratégia para comprar fábrica da Toyota no Brasil
Henrique Sampaio, diretor de Marketing e Produto da Neta no Brasil, enfatiza a vantagem estratégica de adquirir uma fábrica já existente.
Construir uma planta do zero em menos de dois anos é inviável. Ter uma fábrica pronta economiza tempo e investimentos.
“Faz sentido [do ponto de vista estratégico] uma fábrica no estado de São Paulo e que já esteja pronta. Portanto, existe esse estudo [sobre a possível compra de Indaiatuba]”, afirmou Henrique.
Inicialmente, a operação seguirá o regime Completely Knocked Down (CKD), onde os carros são montados a partir de peças importadas.
No entanto, a fábrica necessitará de adaptações para acomodar a produção de veículos elétricos, que requerem linhas de montagem específicas e infraestrutura para baterias de alta capacidade.
Neta Auto planeja rede de concessionárias e centro de distribuição
Enquanto a definição do local da fábrica não se concretiza, a Neta Auto já se mobiliza para estabelecer sua rede de concessionárias e um centro de distribuição de peças em São Paulo.
As vendas dos primeiros modelos importados estão previstas para começar em 2024.
Para Wilson Sun, presidente da Neta Auto e vice-presidente executivo do departamento de negócios internacionais, “o Brasil é muito importante para o mercado de carros elétricos. Portanto, terá um centro de distribuição de peça e oficinas especializadas por aqui. Neste início de operação será em São Paulo. Já a fábrica precisa estar em um local que atenda as demandas logísticas de mercado da marca”.
Fábrica de carros elétricos no Brasil será estratégica para a gigante chinesa
A fábrica brasileira terá um papel estratégico, não apenas para o mercado local, mas também para outros países da América do Sul.
A Neta Auto planeja uma grande ofensiva na região, com o Chile sendo um dos primeiros a receber os lançamentos da marca no segundo semestre de 2024.
Com isso, a produção local permitirá à Neta Auto oferecer veículos com preços mais competitivos e adaptar os modelos às necessidades específicas dos consumidores sul-americanos.
A transição para a produção de carros elétricos em Indaiatuba representará um desafio significativo.
Apesar de a fábrica já possuir alguma preparação para veículos eletrificados, como a produção do Corolla híbrido flex, a adaptação para carros totalmente elétricos demandará investimentos substanciais.
Além disso, a infraestrutura existente precisará ser modernizada para suportar a montagem de baterias robustas e outros componentes específicos dos veículos elétricos.
A chegada da Neta Auto ao Brasil marca um novo capítulo no mercado automotivo nacional, especialmente no segmento de carros elétricos.
Com planos ambiciosos de lançar três modelos ainda este ano e iniciar a produção local em 2026, a empresa demonstra confiança no potencial do mercado brasileiro e sul-americano.
A aquisição da fábrica de Indaiatuba, se concretizada, será um passo crucial para estabelecer a Neta Auto como um player relevante na indústria automotiva da região.
A combinação de veículos inovadores, infraestrutura de produção local e uma rede de distribuição robusta posiciona a Neta Auto como uma força emergente no mercado de carros elétricos no Brasil e além.
Conheça os modelos de carros elétricos da Neta Auto
Com informações do Auto Esporte.