1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Gerdau e Petrobras se unem para liderar inovações sustentáveis em tecnologias de Baixo Carbono
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Gerdau e Petrobras se unem para liderar inovações sustentáveis em tecnologias de Baixo Carbono

Escrito por Corporativo
Publicado em 10/09/2024 às 09:25
negócios sustentáveis, economia de baixo carbono, descarbonização
Gerdau e Petrobras firmam parceria para avançar em tecnologias e negócios de baixo carbono’. – FOTO: ©2024|tatiane.nelli@fsb.com.br

Gerdau e Petrobras firmam Memorando de Entendimento para explorar oportunidades comerciais e desenvolver negócios sustentáveis focados na descarbonização do aço.

A Gerdau e a Petrobras assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) dedicado a investigar oportunidades comerciais e fomentar parcerias voltadas para negócios de baixo carbono. Esta colaboração visa unir esforços em prol da descarbonização, potencializando estratégias que reduzam as emissões nas operações de ambas as empresas.

O foco principal será em Pesquisa e Desenvolvimento, essencial para a criação de soluções inovadoras que contribuam para uma economia de baixo carbono. Além disso, essa aliança estratégica está alinhada com o compromisso de desenvolver e promover negócios sustentáveis, garantindo inovação e responsabilidade ambiental no setor. A parceria reforça o empenho das empresas em superar os desafios climáticos globais.

Parceria para Combustíveis de Baixo Carbono

A colaboração entre a Petrobras e a Gerdau abrange a análise de modelos de negócios sustentáveis, focando em combustíveis de baixo carbono, hidrogênio e seus derivados, bem como na captura, transporte e armazenamento de CO2 (CCS). Além disso, serão conduzidos projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) voltados para a integridade de materiais em ambientes marítimos e para a produção de aço através do processo de ‘redução direta’ usando gás natural, em vez de carvão. Este processo representa uma alternativa sustentável à produção de aço convencional, utilizando gás natural no lugar do carvão.

Alternativa Sustentável para Produção de Aço

A Gerdau, destacada como a maior produtora de aço do Brasil e líder na reciclagem de sucata metálica na América Latina, se destaca com uma das menores intensidades de emissões de gases de efeito estufa na indústria global do aço. Isso se deve à sua matriz de produção sustentável, que utiliza a reciclagem de sucata e o uso do biorredutor (carvão vegetal). De acordo com Flávia Souza, diretora global de Energia e Suprimentos da Gerdau, a companhia segue firme em seu compromisso de reduzir ainda mais sua intensidade de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que atualmente é de 0,91 t CO₂e por tonelada de aço (Escopos 1 e 2), visando alcançar 0,82 t CO₂e por tonelada de aço até 2031.

Compromisso com um Futuro Sustentável

Com 123 anos de história, a Gerdau se compromete a ser uma parte essencial nas soluções para os desafios ambientais que a sociedade enfrenta, agindo em colaboração para construir um futuro mais sustentável para todo o planeta. Parcerias como esta entre a Petrobras e a Gerdau são cruciais para o desenvolvimento de tecnologias e iniciativas que promovem uma economia de baixo carbono, criando oportunidades comerciais e avançando na descarbonização da indústria do aço. Flávia Souza destaca que essas colaborações são fundamentais para enfrentar os desafios ambientais, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis.

Exploração de Soluções Sustentáveis

Em um movimento estratégico para enfrentar os desafios ambientais do século XXI, a Petrobras e a Gerdau anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento para explorar e desenvolver soluções sustentáveis no âmbito de negócios de baixo carbono. Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, ressalta que essa aliança visa impulsionar a descarbonização por meio da exploração de tecnologias inovadoras e sustentáveis, instaurando novos processos de redução direta e diminuindo a intensidade de emissões na produção de aço. Parcerias deste tipo são essenciais para aprimorar os esforços de descarbonização, enfrentando os desafios ambientais e garantindo que as empresas estejam na vanguarda da construção de uma economia de baixo carbono. As oportunidades comerciais criadas por essas iniciativas destacam a importância de um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a busca por potenciais parcerias que possam contribuir para um futuro mais verde.

Tecnologias e Iniciativas Sustentáveis

Através dessas iniciativas, tanto a Gerdau quanto a Petrobras buscam desenvolver tecnologias que possam ser adotadas em larga escala, promovendo uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa. A adoção de uma economia de baixo carbono é essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas e criar um futuro sustentável para todos. Em última análise, a colaboração em projetos de negócios sustentáveis e processos inovadores de produção, como a redução direta, são passos decisivos para enfrentar os desafios ambientais e levar a indústria do aço em direção a uma descarbonização efetiva e duradoura.

Fonte: © tatiane.nelli@fsb.com.br

Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x