A GE Renewable Energy fechou um contrato de nove anos com a SPIC Brasil para o fornecimento de equipamentos, geradores e outros sistemas para modernizar a usina hidrelétrica de São Simão, situada em Goiás
A divisão Hydro da GE Renewable Energy fechou um contrato com SPIC Brasil para se tornar a líder de um projeto de modernização de serviços auxiliares e unidades geradoras da usina hidrelétrica São Simão. Localizada na divisa de Goiás com Minas Gerais, nos municípios de São Simão e Santa Vitória, a usina conta com seis unidades geradoras que são capazes de produzir até 1.710 MW, o que é suficiente para abastecer 6 milhões de casas.
Contrato entre GE e SPIC Brasil prevê o fornecimento de equipamentos para turbinas da usina hidrelétrica
Além de toda a engenharia do projeto, como integração, comissionamento e montagem das seis unidades geradoras, o contrato entre as empresas também projeta o fornecimento de geradores e sistemas auxiliares e também equipamentos para as turbinas da usina hidrelétrica. O projeto será apoiado pela Power China, que compõe o consórcio para a execução do projeto, onde a GE Renewable Energy é líder. A empresa será responsável pelo fornecimento dos sistemas BOP mecânicos, elétricos, hidromecânicos e SDSC.
De acordo com o presidente e CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy, Cláudio Trejger, a modernização da usina hidrelétrica, que é uma das principais fontes de energia renovável no Brasil há várias décadas, é muito importante para impulsionar a transição energética.
- Japão descobre 26,3 bilhões de dólares em metais críticos a 5.700 metros de profundidade: A maior grande descoberta no país em décadas
- Mais um mega investimento chinês no Brasil! Chint planeja investir R$ 32 MILHÕES para construir sua primeira fábrica no país, com expectativas de gerar 200 vagas de emprego
- Descoberta de 2 bilhões de toneladas de minerais raros nos EUA pode enfraquecer domínio da China e revolucionar tecnologias avançadas
- Novo míssil de cruzeiro supersônico da China tem um alcance de 4.000 km, equivalente à distância entre o Rio Grande do Sul e Roraima
Com mais esse projeto ao lado da SPIC Brasil, a empresa mostra seu compromisso com a geração de energia renovável confiável e acessível para milhões de pessoas. Trejger afirma que seus times atuam para que as operações da usina hidrelétrica sejam otimizadas, além de melhorar a sua disponibilidade para que os seus clientes possam aproveitar o máximo de seus ativos e dos recursos disponíveis para suprir a demanda por energia no Brasil.
SPIC Brasil se pronuncia sobre a parceria com a GE
Para a CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, a modernização prepara a usina hidrelétrica São Simão para o futuro, reforçando a confiabilidade e a eficiência do seu principal ativo de geração de energia renovável no Brasil, que utilizará a mais moderna tecnologia.
A usina hidrelétrica está em um local importante e estratégico de fluxo eletroenergético, sendo uma fonte essencial para o Sistema Nacional de Geração de Energia. A execução do projeto está projetada para durar nove anos contemplando todo ciclo de engenharia, integração, desenvolvimento, fornecimento, montagem e comissionamento.
As etapas de fabricação e compra de componente de equipamentos acontecerão na unidade da GE Renewable Energy em Taubaté e, além de fornecedores e parceiros, gera oportunidades para outras empresas que atuam na indústria, gerando um impacto positivo para a cadeia produtiva do setor no país e fora dele.
Conheça as empresas envolvidas no projeto de modernização da hidrelétrica de São Simão
Há mais de um século, a GE Renewable Energy disponibiliza soluções inovadoras para contribuir com a vitória de desafios do Brasil em termos de infraestrutura, e também para melhorar a vida dos brasileiros, cuidando da saúde, levando energia às empresas, cidades, e também gerando segurança nas viagens ao produzir motores de avião.
Já a SPIC Brasil é subsidiária da State Power Investment Corporation of China, empresa com foco na geração de energia e em projetos equivalentes. No país, isso se traduz na união entre a potência financeira e a expertise de um grande grupo chinês com experiência de 20 anos em energia renovável. Atualmente, a empresa opera a usina hidrelétrica São Simão e 2 fornos elétricos na Paraíba, gerando empregos para mais de 200 pessoas alocadas em São Paulo (SP), São Simão (GO), Mataraca (PB) e Natal (RN).