MENU
Menu
Início GE fornecerá turbina para Techint instalar na termelétrica de Parnaíba, no Maranhão

GE fornecerá turbina para Techint instalar na termelétrica de Parnaíba, no Maranhão

23 de julho de 2019 às 13:46
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
GE
Techint recebe turbina da GE

Turbina e outros equipamentos fazem parte do projeto de expansão da capacidade de geração de energia da Termelétrica de Parnaíba, no Maranhão

A assinatura de um contrato de US$ 100 milhões com a ítalo-argentina Techint, acaba de ser anunciado pela GE Power, subsidiária da GE para a área de geração de energia.
O contrato é referente ao fornecimento de turbina a vapor, quatro caldeiras de recuperação de calor, um condensador e válvulas para a expansão da termelétrica Parnaíba, da Eneva, no Maranhão, em 385 megawatts (MW), o que elevará a capacidade instalada da usina para 1,4 GW.

O complexo termelétrico de Parnaíba, no Maranhão tem como operadora a Eneva e sua expansão foi contratada no leilão A-6 realizado em agosto do ano passado, com início de operação previsto para janeiro de 2024.
Os novos equipamentos que serão fornecidos pela GE fecharão o “ciclo” da usina Parnaíba I, que foi inaugurada em 2013,  e marcam o inicio de Parnaíba V, ou seja, aumentará a capacidade de geração, porém sem consumo adicional de gás.

O aumento da capacidade consiste na usina deixar de ser uma planta de ciclo-simples (na qual a energia é gerada por meio da queima de combustível em caldeiras ou turbinas simples, com eficiência menor) para uma de ciclo-combinado (além da queima de combustível, o vapor gerado vai para outra caldeira, que aciona uma nova turbina, causando na realidade um aumento de eficiência.

Os novos equipamentos serão entregues no primeiro trimestre de 2021 e a instalação será finalizada em setembro de 2022. A turbina será fabricados na Europa, e as caldeiras serão feitas na Ásia.

A Eneva tem contrato com a Techint e com a GE, que além do fornecimento dos equipamentos é responsável por fazer a manutenção dos empreendimentos, com exceção de Parnaíba V, para a qual a GE só forneceu os equipamentos, mas que quer ganhar o contrato de manutenção também.

Novo mercado do gás

A GE está de olho na expansão do setor de geração termelétrica no Brasil, mas também tem como seu ponto focal, no Brasil, o mercado de gás.
Segundo a empresa, o aumento da oferta de gás é imprescindível para o crescimento da economia e contará com altos investimentos de grandes empresas do setor.

Leia também ! Petrobras concede renovação de contrato para 3 sondas offshore da Constellation !

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR