1. Início
  2. / Economia
  3. / Gasolina volta a subir em diversas regiões do Brasil, mesmo diante de tentativas para segurar o valor. Petrobras se vê pressionada com defasagem na casa dos dois dígitos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Gasolina volta a subir em diversas regiões do Brasil, mesmo diante de tentativas para segurar o valor. Petrobras se vê pressionada com defasagem na casa dos dois dígitos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/10/2022 às 18:02
Gasolina, combustíveis, preço da gasolina
Foto: reprodução pixabay.com

Mesmo diante de ordens para não aumentar o preço da gasolina, o valor do combustível vem aumentando em várias regiões por conta de diversos fatores, confira

Depois de várias semanas consecutivas de queda nas bombas de combustíveis, o valor da gasolina, etanol e diesel devem voltar a subir nos postos de várias regiões do Brasil nos próximos dias. Mesmo com a última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada entre os dias 1 e 8 de outubro ainda não refletir o aumento no preço dos combustíveis, o reajuste deve vir nos próximos dias.

O aviso foi feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Paranapetro).

DEFASAGEM NO PREÇO DA GASOLINA

Aumento no preço da gasolina veio mesmo sem anúncio de reajustes no preço do combustível

O sindicato informou ainda em nota, nesta terça, 11, que, mesmo sem anúncio de reajuste nos preços dos combustíveis, as distribuidoras do Paraná e de outras regiões estão repassando alguns aumentos significativos na gasolina, etanol e diesel.

“Estes aumentos são justificados pelas distribuidoras por fatores de mercado como a paridade internacional nos combustíveis importados, elevação do etanol por parte das usinas de cana-de-açúcar e o maior custo logístico e de armazenagem decorrente de manutenção na Refinaria Getúlio Vargas (Araucária)”, declarou o sindicato na nota.

O Paranapetro não mostrou os índices de reajustes repassados pelas distribuidoras.

Porque o preço da gasolina aumentou?

O aumento no preço da gasolina pode ser justificado por um anúncio feito pela OPEP na semana passada. Isso porque ela declarou que iria realizar um corte na produção de 2 milhões de barris de petróleo por dia, a partir do mês de novembro. Esse fato provocou uma alta imediata do preço internacional do petróleo, aumentando, consequentemente, o preço da gasolina e outros.

Essa lógica também é defendida pelo diretor-presidente do SindiCombustíveis Pernambuco, Alfredo Pinheiro Ramos. Ele explica que o aumento no preço da gasolina, que começa a ser verificado em alguns postos do Grande Recife, é provocado pela alta de 3% a 4% no valor de compra do petróleo, verificado na terça-feira, 11.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos