1. Início
  2. / Economia
  3. / Gasolina volta a subir em diversas regiões do Brasil, mesmo diante de tentativas para segurar o valor. Petrobras se vê pressionada com defasagem na casa dos dois dígitos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Gasolina volta a subir em diversas regiões do Brasil, mesmo diante de tentativas para segurar o valor. Petrobras se vê pressionada com defasagem na casa dos dois dígitos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/10/2022 às 18:02
Gasolina, combustíveis, preço da gasolina
Foto: reprodução pixabay.com
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Mesmo diante de ordens para não aumentar o preço da gasolina, o valor do combustível vem aumentando em várias regiões por conta de diversos fatores, confira

Depois de várias semanas consecutivas de queda nas bombas de combustíveis, o valor da gasolina, etanol e diesel devem voltar a subir nos postos de várias regiões do Brasil nos próximos dias. Mesmo com a última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada entre os dias 1 e 8 de outubro ainda não refletir o aumento no preço dos combustíveis, o reajuste deve vir nos próximos dias.

O aviso foi feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Paranapetro).

DEFASAGEM NO PREÇO DA GASOLINA

YouTube Video

Aumento no preço da gasolina veio mesmo sem anúncio de reajustes no preço do combustível

O sindicato informou ainda em nota, nesta terça, 11, que, mesmo sem anúncio de reajuste nos preços dos combustíveis, as distribuidoras do Paraná e de outras regiões estão repassando alguns aumentos significativos na gasolina, etanol e diesel.

“Estes aumentos são justificados pelas distribuidoras por fatores de mercado como a paridade internacional nos combustíveis importados, elevação do etanol por parte das usinas de cana-de-açúcar e o maior custo logístico e de armazenagem decorrente de manutenção na Refinaria Getúlio Vargas (Araucária)”, declarou o sindicato na nota.

O Paranapetro não mostrou os índices de reajustes repassados pelas distribuidoras.

Porque o preço da gasolina aumentou?

O aumento no preço da gasolina pode ser justificado por um anúncio feito pela OPEP na semana passada. Isso porque ela declarou que iria realizar um corte na produção de 2 milhões de barris de petróleo por dia, a partir do mês de novembro. Esse fato provocou uma alta imediata do preço internacional do petróleo, aumentando, consequentemente, o preço da gasolina e outros.

Essa lógica também é defendida pelo diretor-presidente do SindiCombustíveis Pernambuco, Alfredo Pinheiro Ramos. Ele explica que o aumento no preço da gasolina, que começa a ser verificado em alguns postos do Grande Recife, é provocado pela alta de 3% a 4% no valor de compra do petróleo, verificado na terça-feira, 11.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos