Mesmo diante de ordens para não aumentar o preço da gasolina, o valor do combustível vem aumentando em várias regiões por conta de diversos fatores, confira
Depois de várias semanas consecutivas de queda nas bombas de combustíveis, o valor da gasolina, etanol e diesel devem voltar a subir nos postos de várias regiões do Brasil nos próximos dias. Mesmo com a última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada entre os dias 1 e 8 de outubro ainda não refletir o aumento no preço dos combustíveis, o reajuste deve vir nos próximos dias.
O aviso foi feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Paranapetro).
DEFASAGEM NO PREÇO DA GASOLINA
Aumento no preço da gasolina veio mesmo sem anúncio de reajustes no preço do combustível
O sindicato informou ainda em nota, nesta terça, 11, que, mesmo sem anúncio de reajuste nos preços dos combustíveis, as distribuidoras do Paraná e de outras regiões estão repassando alguns aumentos significativos na gasolina, etanol e diesel.
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
“Estes aumentos são justificados pelas distribuidoras por fatores de mercado como a paridade internacional nos combustíveis importados, elevação do etanol por parte das usinas de cana-de-açúcar e o maior custo logístico e de armazenagem decorrente de manutenção na Refinaria Getúlio Vargas (Araucária)”, declarou o sindicato na nota.
O Paranapetro não mostrou os índices de reajustes repassados pelas distribuidoras.
Porque o preço da gasolina aumentou?
O aumento no preço da gasolina pode ser justificado por um anúncio feito pela OPEP na semana passada. Isso porque ela declarou que iria realizar um corte na produção de 2 milhões de barris de petróleo por dia, a partir do mês de novembro. Esse fato provocou uma alta imediata do preço internacional do petróleo, aumentando, consequentemente, o preço da gasolina e outros.
Essa lógica também é defendida pelo diretor-presidente do SindiCombustíveis Pernambuco, Alfredo Pinheiro Ramos. Ele explica que o aumento no preço da gasolina, que começa a ser verificado em alguns postos do Grande Recife, é provocado pela alta de 3% a 4% no valor de compra do petróleo, verificado na terça-feira, 11.