O governo federal apresentou um novo programa social que promete ampliar o acesso ao gás de cozinha. A iniciativa foi anunciada como forma de aliviar os gastos das famílias de baixa renda, trazendo mudanças em relação ao modelo anterior
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (4), em Minas Gerais, o “Gás do Povo”. O programa social garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda.
Ele amplia o atual Auxílio Gás, hoje com 5,4 milhões de beneficiados, e deve alcançar 15,5 milhões de lares. A previsão é que o início ocorra em novembro.
Quem terá acesso
O benefício vai para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
-
Brasil dará salto na economia e será uma potência mundial, diz FMI: PIB deve crescer mais que o dos EUA, Japão e Reino Unido em 2025
-
Brasil quer enviar menos dinheiro para o Mercosul e instaura crise diplomática com vizinhos
-
China deixa 9 milhões de toneladas de soja do Brasil de lado e vai acionar reservas estatais; veja o motivo
-
Ficou mais difícil aposentar no Brasil: INSS suspende programa que reduz fila da aposentadoria e corta bônus de até R$ 75 por análise de benefício
Segundo o ministro Alexandre Silveira, o impacto será imediato no orçamento. Ele afirma que a medida pode representar economia superior a 10% do salário mínimo para quem recebe.
“O Gás do Povo é um programa de proteção social, que dá dignidade e mais dinheiro no bolso de quem mais precisa”, declarou em entrevista ao programa Voz do Brasil.
Como vai funcionar
O governo informou que os beneficiários poderão retirar o botijão gratuitamente em 58 mil postos credenciados no país. Todos os locais terão a placa “Aqui tem Gás do Povo”.
Para garantir o acesso, o cidadão poderá usar o cartão do Bolsa Família, o cartão da Caixa Econômica Federal, um vale retirado em casas lotéricas ou o aplicativo da Caixa.
Além disso, estuda-se retomar a distribuição por “gaiolas” em postos de combustíveis, para facilitar a retirada em áreas afastadas.
Diferença em relação ao Auxílio Gás
Hoje, o Auxílio Gás transfere um valor em dinheiro para compra do botijão. No novo formato, haverá vouchers ou créditos específicos, que só poderão ser usados para a retirada.
O governo considera que isso reduz o risco de desvio da verba.