1. Início
  2. / Economia
  3. / Gás de cozinha – auxílio gás dará 50% de desconto a cada 2 meses para famílias beneficiadas
Tempo de leitura 3 min de leitura

Gás de cozinha – auxílio gás dará 50% de desconto a cada 2 meses para famílias beneficiadas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/12/2021 às 21:05
gás de cozinha - preço - auxílio - gás
fonte: reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Auxílio gás é regulamentado e destinado à famílias de baixa renda como forma de aliviar o preço do gás de cozinha

A cada dois meses, as famílias beneficiadas receberão de auxílio um valor equivalente a 50% do preço de referência médio nacional, dos últimos seis meses, para o botijão de gás de 13 quilos. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) é o órgão que irá estabelecer esse valor de referência.

Confira outras notícias:

O decreto que estabelece o Auxílio Gás foi assinado pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na última quinta-feira, dia 2 de novembro, regulamentando a Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, na sexta-feira (3).

O objetivo do Auxílio Gás é mitigar o efeito do preço cobrado pelo gás de cozinha, gás liquefeito de petróleo (GLP), no orçamento que as famílias de baixa renda tem disponível.

O auxílio será direcionado para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, que possuam renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo. Além disso, também receberão as famílias que algum dos membros ganhe o Benefício de Prestação  Continuada (BPC).

Lei do auxílio gás

Segundo a lei instaurada, o auxílio também será atribuído, preferencialmente, às famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Além disso, o decreto que regulariza a lei informa que a concessão preferencial tomará como base o acesso a informações que constem no banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.

A Secretaria-Geral da Presidência da República publicou, em nota, que “Não se pode negar a importância dessa priorização, visto que muitas vezes tal público passa pelo agravamento de sua condição financeira dado o afastamento do agressor do lar e a consequente subtração de sua contribuição na renda da família. Assim, a previsão busca facilitar o acesso de mulheres em situação de violência à transferência de valores financeiros que contribuirão com despesas da família.”

O decreto possibilita, também, que o benefício seja implantado a partir de dezembro de 2021, visto que a meta é diminuir a consequência do aumento do preço do gás de cozinha sobre o capital de famílias de baixa renda.

Isso será realizado, considerando o momento de dificuldade econômica pelo qual o país tem passado em decorrência da pandemia do vírus Covid-19.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos