1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Galp Energia adquire parque eólico da Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte e assina contrato de fornecimento de gás natural
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Galp Energia adquire parque eólico da Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte e assina contrato de fornecimento de gás natural

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 17/10/2022 às 16:21
A aquisição de um parque eólico da Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte impulsionará a empresa portuguesa Galp, no setor de energia.
Foto: Casa dos Ventos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A companhia Galp Energia acelera o seu plano de crescimento no mercado nacional com o novo contrato de fornecimento de gás natural. A aquisição de um parque eólico da Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte impulsionará a empresa no setor da energia.

Gigante no mercado brasileiro de energia e combustíveis, a empresa Galp Energia continua buscando expansão no ano de 2022. A empresa está com um novo ativo no mercado de energia. Trata-se de um parque eólico adquirido pela Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte, o projeto Ventos de Santo Antão, com mais de 200 MW de potência instalada. Além disso, a companhia firmou o seu terceiro contrato de fornecimento de gás natural no país. 

Aquisição do projeto Ventos de Santo Antão da Casa dos Ventos trará novas possibilidades para a Galp no setor nacional de energia

A produção de energias renováveis no Brasil se tornou palco de grandes investimentos no ano de 2022, com a companhia Galp de olho no aquecimento do setor.

A empresa anunciou nesta última semana a aquisição de um novo parque eólico de extrema importância para o seu portfólio de negócios no país. 

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Trata-se do projeto Ventos de Santo Antão, empreendimento com quatro parques eólicos outorgados (50 MW cada), localizado no estado do Rio Grande do Norte. 

O ativo foi adquirido pela companhia Casa dos Ventos e marca mais um passo dado pela empresa na busca pelo crescimento não só no setor de gás natural, mas também no de energia. 

Projeto do tipo greenfield, o parque eólico Ventos de Santo Antão passa a ser 100% da companhia Galp após a transação com a Casa dos Ventos. 

A empresa portuguesa vem investindo cada vez mais em novos contratos e transações de crescimento no mercado nacional de energia. 

Além disso, a empresa já é um dos principais produtores de energia solar fotovoltaica da Península Ibérica, com uma capacidade instalada em operação de 1,2 GW.

No entanto, a Galp pretende impulsionar ainda mais a sua potência instalada e expandir os números para 4 GW até 2025 e 12 GW até 2030.

No mercado brasileiro, a empresa iniciou os negócios com um contrato com a SER Energia para aquisição de 594 MW em projetos solares em desenvolvimento na Bahia e Rio Grande do Norte.

E, além do novo parque eólico adquirido nesta última semana, a companhia ainda possui uma outra transação com a Casa dos Ventos para um cluster de 216 MW de parques eólicos em desenvolvimento no Nordeste.

Companhia firma terceiro contrato de fornecimento de gás natural e expande sua presença no mercado de combustíveis nacional

A aquisição do novo parque eólico marcou um grande avanço no setor de energia pela Galp, mas esse não é o único foco da companhia no território nacional. 

Isso, pois ela firmou o seu terceiro contrato para o fornecimento de gás natural no Brasil, tomando novos rumos no mercado de combustíveis do país. 

A petroleira portuguesa, sócia da Petrobras em importantes campos do pré-sal, como Tupi, tem contratos de dez anos com Sergas (SE), Cegás (CE) a ES Gás.

Embora os volumes estejam previstos para serem ampliados com o passar dos anos, o contrato de gás natural com a ES Gás prevê um volume de 912 milhões de m³ de fornecimento até 2032. 

Essa é a primeira vez que a distribuidora de gás receberá o combustível de outra empresa que não seja a Petrobras, marcando assim um grande contrato para a companhia Galp na região.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos