A companhia Galp Energia acelera o seu plano de crescimento no mercado nacional com o novo contrato de fornecimento de gás natural. A aquisição de um parque eólico da Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte impulsionará a empresa no setor da energia.
Gigante no mercado brasileiro de energia e combustíveis, a empresa Galp Energia continua buscando expansão no ano de 2022. A empresa está com um novo ativo no mercado de energia. Trata-se de um parque eólico adquirido pela Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte, o projeto Ventos de Santo Antão, com mais de 200 MW de potência instalada. Além disso, a companhia firmou o seu terceiro contrato de fornecimento de gás natural no país.
Aquisição do projeto Ventos de Santo Antão da Casa dos Ventos trará novas possibilidades para a Galp no setor nacional de energia
A produção de energias renováveis no Brasil se tornou palco de grandes investimentos no ano de 2022, com a companhia Galp de olho no aquecimento do setor.
A empresa anunciou nesta última semana a aquisição de um novo parque eólico de extrema importância para o seu portfólio de negócios no país.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Trata-se do projeto Ventos de Santo Antão, empreendimento com quatro parques eólicos outorgados (50 MW cada), localizado no estado do Rio Grande do Norte.
O ativo foi adquirido pela companhia Casa dos Ventos e marca mais um passo dado pela empresa na busca pelo crescimento não só no setor de gás natural, mas também no de energia.
Projeto do tipo greenfield, o parque eólico Ventos de Santo Antão passa a ser 100% da companhia Galp após a transação com a Casa dos Ventos.
A empresa portuguesa vem investindo cada vez mais em novos contratos e transações de crescimento no mercado nacional de energia.
Além disso, a empresa já é um dos principais produtores de energia solar fotovoltaica da Península Ibérica, com uma capacidade instalada em operação de 1,2 GW.
No entanto, a Galp pretende impulsionar ainda mais a sua potência instalada e expandir os números para 4 GW até 2025 e 12 GW até 2030.
No mercado brasileiro, a empresa iniciou os negócios com um contrato com a SER Energia para aquisição de 594 MW em projetos solares em desenvolvimento na Bahia e Rio Grande do Norte.
E, além do novo parque eólico adquirido nesta última semana, a companhia ainda possui uma outra transação com a Casa dos Ventos para um cluster de 216 MW de parques eólicos em desenvolvimento no Nordeste.
Companhia firma terceiro contrato de fornecimento de gás natural e expande sua presença no mercado de combustíveis nacional
A aquisição do novo parque eólico marcou um grande avanço no setor de energia pela Galp, mas esse não é o único foco da companhia no território nacional.
Isso, pois ela firmou o seu terceiro contrato para o fornecimento de gás natural no Brasil, tomando novos rumos no mercado de combustíveis do país.
A petroleira portuguesa, sócia da Petrobras em importantes campos do pré-sal, como Tupi, tem contratos de dez anos com Sergas (SE), Cegás (CE) a ES Gás.
Embora os volumes estejam previstos para serem ampliados com o passar dos anos, o contrato de gás natural com a ES Gás prevê um volume de 912 milhões de m³ de fornecimento até 2032.
Essa é a primeira vez que a distribuidora de gás receberá o combustível de outra empresa que não seja a Petrobras, marcando assim um grande contrato para a companhia Galp na região.