GAC Group anuncia seu novo carro elétrico voador que pode revolucionar o mercado de eVTOLs. O veículo já foi testado e deve ser comercializado em um futuro próximo.
GAC Group revelou sua mais recente solução de mobilidade integrada totalmente elétrica durante o evento Tech Day, na China. Trata-se de um eVTOL chamado de Gove, ou seja, um carro elétrico voador. O design exclusivo consiste em dois veículos separados que podem atuar juntos ou independentemente no ar e na terra.
O Guangzhou Automobile Group Co, mais conhecido como GAC Group, é um conglomerado automotivo estatal da China e o quinto maior fabricante do país asiático em seu segmento.
Obstáculos para a produção do carro voador do GAC Group
Além dos veículos, o GAC Group pesquisa e cria outras soluções de mobilidade e suas tecnologias adjacentes, como carregadores rápidos para carros elétricos e agora, veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL). À medida que este crescente segmento de aviação sustentável continuou a avançar de um episódio dos Jetsons para uma genuína plausibilidade, foi possível ver diversos carros elétricos voadores surgirem nos últimos anos. No Brasil, a líder nesse segmento é a Embraer.
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O desenvolvimento, produção e certificação são grandes desafios a serem enfrentados pelas startups em todo o mundo tentando se superar para decolar, e isso é apenas para colocar os eVTOLs em operação.
Poucas empresas já levaram a tecnologia adiante e tentaram desenvolver um carro voador. Por exemplo, a unidade AeroHT da XPeng eVTOL, que realmente completou uma viagem com um carro que pode voar. Agora a GAC Group utilizou uma nova abordagem para o setor com um carro elétrico voador destacável que pode retomar à base de forma autônoma enquanto você vê as nuvens passarem.
Carro elétrico voador da GAC Group completa voo inaugural
Segundo a fabricante, seu novo carro elétrico voador Gove é a união das iniciais das palavras GAC, On the Go, Vertical e EV. A empresa estreou o modelo na frente de uma multidão durante o evento que aconteceu nesta segunda-feira (26), explicando que vê o Gove como parte integrante de sua linha de mobilidade no futuro.
O processo certamente levará um tempo para se concretizar, visto que poucos desenvolvedores de eVTols foram certificados para operar voos com passageiros dentro, muito menos uma aeronave elétrica com um carro conectado a ela. Não importa em qual país isso seja feito, haverá muita burocracia para resolver.
Desta forma, o GAC parece possuir a metade superior do Gove em funcionamento, visto que o eVTOL já completou seu voo inaugural fora da sede da empresa. A empresa explica que o carro voador foi desenvolvido com o sistema ADiGO-Pilot autônomo da GAC, além de sistema de voo multi-rotor de backup duplo.
O passageiro se senta na parte eVTOL do Gove enquanto o carro elétrico navega de forma autônoma. Em um futuro não tão distante, será possível decolar verticalmente da estrada, deixando parte do carro para retornar com segurança à base GAC mais próxima de forma automática.
Novos projetos de carros voadores ganham popularidade ao redor do mundo
Em janeiro deste ano, a empresa americana Jetocoptera, anunciou estar atuando no desenvolvimento de um carro voador sem hélices e que voa totalmente sem fazer barulho, chamado de J-2000.
A empresa afirma que o modelo tem como foco no alto desempenho, podendo atingir uma velocidade máxima de 320 km/h, sendo ideal para o uso como táxi aéreo nas cidades grandes, oferecendo uma autonomia de 320 km.
O veículo aproveita do mesmo princípio físico dos ventiladores sem pás. Do ponto de vista da engenharia, todo ar é tecnicamente fluído. Utilizando pequenos tubos e motores, um pouco desse ar comprimido força volumes maiores de ar a fluir sobre as asas na fuselagem, gerando assim uma sustentação, chamada de propulsão fluídica.