1. Início
  2. / Indústria
  3. / G-40 Bahia: Com 168 metros de comprimento, conheça o segundo maior navio da Marinha do Brasil!
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

G-40 Bahia: Com 168 metros de comprimento, conheça o segundo maior navio da Marinha do Brasil!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/05/2024 às 01:32
G-40 Bahia: Com 168 metros de comprimento, conheça o segundo maior navio da Marinha do Brasil!
Foto: Ilustração navio G-40 Bahia/dall-e

Conheça o G-40 Bahia, o segundo maior navio da Marinha do Brasil. O navio francês conta com 168 metros de comprimento e consegue transportar até 224 tripulantes.

Um dos mais importantes e imponentes navios da Marinha do Brasil, o Navio Doca Multipropósito G-40 Bahia, adquirido pela Marinha brasileira em 2015, foi obtido durante uma viagem de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Santos, no Litoral Paulista. Este é o segundo maior navio da Marinha do Brasil e “Multipropósito” significa que ele é usado para várias finalidades.

Confira os principais detalhes do segundo maior navio da Marinha do Brasil

O Navio Doca Multipropósito G-40 Bahia é um navio de assalto anfíbio da Classe Foudre de fabricação francesa. A embarcação, construída para a marinha francesa pela Naval Group e nomeada a princípio de Siroco, ficou a serviço da Marinha Nacional da França de 1998 até 2015, quando foi adquirida pela Marinha do Brasil.

O NDM G-40 Bahia, cujo nome inicial foi Siroco na Marinha Nacional Francesa, iniciou suas atividades em 1998, sendo usado no cenário internacional em variadas missões, incluindo a humanitária no Haiti, por ocasião do terremoto que assolou o país em 2010, e de combate à pirataria na costa da Somália, em 2013, vindo a encerrar suas atividades operacionais, naquela Marinha, em julho de 2015.

Utilizado para o transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e suprimentos diretamente para áreas de operações, o segundo maior navio da Marinha do Brasil é projetado para operações de alta intensidade.

G-40 Bahia -Com 168 metros de comprimento, conheça o segundo maior navio da Marinha do Brasil!
Foto: Marinha do Brasil

No entanto, ele também é adequado para missões de menor intensidade, como as de caráter humanitário e auxílio em desastres. Além disso, possui capacidade para carregar e descarregar cargas tanto pelo mar quanto pelo ar e para operar com embarcações de desembarque em mar aberto.

Navio NDM G-40 Bahia pode transportar tripulação de 224 marinheiros

O segundo maior navio da Marinha do Brasil possui um comprimento de 168 metros, 23,5 m de largura, calado de 5,2 m e deslocamento de 11,300 toneladas (padrão e/ou 12 toneladas (plena carga). Sua propulsão é realizada por 2 motores SEMT Pielstick 16 PC 2.5 V400 diesel, o que possibilita alcançar uma velocidade máxima de 21 nós e padrão de 15 nós.

G-40 Bahia -Com 168 metros de comprimento, conheça o segundo maior navio da Marinha do Brasil!
Foto: Marinha do Brasil

Sua autonomia é de 20,300 km a 15 nós (28 km/h). Além disso, o G-40 Bahia conta com uma tripulação de até 224 marinheiros, com a capacidade de transportar até 450 fuzileiros navais.

Seu armamento é composto por 3 Simbad/3 30 mm Breda-Mauser/4 12,7 mm M2-HB Browning. Com uma doca de 1.732 m² possui um Hangar com capacidade para até três helicópteros de porte médio, como o MH-16 e o UH-15.

G-40 Bahia é menor que o naufragado porta-aviões São Paulo

Explorar o G-40 Bahia pode ser uma tarefa exaustiva devido ao seu tamanho colossal e à presença de vários conveses. Curiosamente, há um pequeno elevador destinado ao uso exclusivo do comandante, que se estende apenas do quarto ao sétimo convés.

A maior parte do tempo é gasta subindo e descendo escadas e navegando por um labirinto de corredores. Intrigantemente, esses corredores são adornados com placas que remetem às ruas de Marselha, a cidade francesa historicamente conectada ao navio, adicionando um toque de charme e história à sua arquitetura interna.

Até então, o navio mais importante da Marinha era o porta-aviões São Paulo, igualmente francês, antigo Foch. Ele cumpriu sua missão de fazer a Marinha operar de novo aviões de asas fixas, algo que tinha sido cassado na década de 1960, e agora está desativado.

O G-40 Bahia é menor, possui metade do deslocamento, mas é mais versátil. Ele foi transferido para a Marinha do Brasil em dezembro de 2015, em Toulon, cidade na França.

Os franceses construíram recentemente uma classe mais moderna deste tipo de navio porta-helicópteros de “intervenção e projeção”, a Mistral. Por isso o Siroco estava disponível e foi colocado à venda.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x