Início Fundador da Zara decide investir em energia renovável e compra 5% da empresa Enagás

Fundador da Zara decide investir em energia renovável e compra 5% da empresa Enagás

28 de julho de 2022 às 03:48
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O bilionário da Zara decidiu investir no setor de energia renovável e comprou cerca de 5% do departamento energético da empresa Enagás. A compra permitirá que a Enagás se fortaleça ainda mais no setor de energias renováveis, principalmente o do hidrogênio verde.
Foto: Enagás

O bilionário e dono da Zara decidiu investir no setor de energia renovável e comprou cerca de 5% do departamento energético da empresa Enagás. A compra permitirá que a Enagás se fortaleça ainda mais no setor de energias renováveis, principalmente o do hidrogênio verde.

Na quarta-feira, (27/07), o fundador da companhia Zara, o bilionário espanhol Amancio Ortega, anunciou com a empresa de energia e gás, a compra de 5% do setor de energia renovável da Enagás, que afirmou seus objetivos financeiros para 2022 após registrar lucro em alta ainda no primeiro semestre.

A nova participação da Zara possibilitará que a Enagás se fortaleça no setor energético

A cooperação de Ortega, cujo valor ainda não foi divulgado, permitirá que a empresa de energia e gás se fortaleça no departamento de energia renovável, especialmente no setor de hidrogênio verde, em um momento crucial para a Espanha, o que foi celebrado pelo grupo, em comunicado oficial. Vale lembrar que o espanhol já era acionista do grupo de gás desde 2019, quando investiu R$ 281 milhões de euros para comprar outros 5% da empresa.

Artigos recomendados

O novo investimento feito por Ortega, agora no setor de energia renovável, foi anunciado uma semana após a companhia de energia comprar 30% da filial por parte do fundo especializado Hy24. Este fundo foi criado em 2021 com o objetivo de desenvolver as infraestruturas e as logísticas ligadas ao hidrogênio na Europa e no mundo, pelos industriais franceses Air Liquide, TotalEnergies e Vinci, junto ao grupo Ardian.

Dessa forma, com essa operação dupla, a empresa Enagás fica com apenas 65% do seu departamento de energias renováveis. A dirigente da rede de gás espanhola também confirmou os seus objetivos financeiros para 2022, após ter registado um lucro líquido em alta no primeiro semestre, um aumento de cerca de 1,1%, que atingiu cerca de 215,5 milhões de euros.

A empresa tem a expectativa de obter um lucro entre 380 e 390 milhões de euros até o final do ano, isso acontece por causa do contexto de fortes tensões no mercado do gás, devido à guerra da Ucrânia.

Entenda mais sobre a empresa de gás e como ela funciona

Fundada em 1972, a Enagás S.A. é uma empresa espanhola, líder no setor da energia, além de ser proprietária e operadora da rede de gás da Espanha (transporte de gasodutos), é também especializada no armazenamento e transporte de gás natural. A companhia também é proprietária de diversos terminais de regaseificação de gás natural liquido na Espanha. A sua ação é negociada na Bolsa de Valores de Madrid.

A empresa Enagás tem como grande objetivo contribuir para garantir a segurança do abastecimento energético, um serviço essencial para o bem-estar da sociedade, com muita qualidade. Sendo assim, criando o processo de inovação, a empresa busca cada vez mais o processo de descarbonização e, dessa forma, valor para nossos stakeholders. A Enagás garante qualidade e segurança para todos os seus clientes.

A empresa comprou participação em ativos de GNL na Espanha, no Chile e discutirá compra no Brasil. Já no caso da compra em território espanhol, a Enagás está comprando uma participação de 42,5% da Union Fenosa Gas no terminal GNL de Sagunto, por 106 milhões de euros.

Ainda no início do ano, a empresa já adquirira uma participação de 30% na unidade de Sagunto e também comprou, ainda naquela ocasião, uma fatia de participação de um terminal GNL em Bilbao, fazendo com que a empresa operasse em seis unidades desse tipo em toda a Espanha.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes