1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / FPSO MIAMTE MV34, o primeiro projeto da MODEC para a Eni México, com capacidade de 90.000 barris de petróleo por dia, alcança primeira produção de petróleo
Tempo de leitura 4 min de leitura

FPSO MIAMTE MV34, o primeiro projeto da MODEC para a Eni México, com capacidade de 90.000 barris de petróleo por dia, alcança primeira produção de petróleo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 10/03/2022 às 12:25
Atualizado em 11/03/2022 às 01:17
MODEC _ FPSO - FPSO MIAMTE - petróleo - produção de petróleo - Golo do México
FPSO MIAMTE MV34 em Alto mar – foto: Modec/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O FPSO MIAMTE MV34 da Modec atingiu a sua primeira produção de petróleo no Golfo do México. A unidade consegue movimentar 90 mil barris de petróleo por dia e conta com uma tecnologia inédita da indústria offshore

A Modec anunciou, nesta quinta-feira (10), que seu navio operante no bloco Offshore Área I no Golfo do México, o FPSO MIAMTE MV34, atingiu a sua primeira produção de petróleo no último mês. Este é o primeiro projeto da companhia para a subsidiária da empresa integrada da energia Eni, a Eni México. A Modec foi a escolhida em 2018 pela subsidiária para fornecer, afretar e operar o FPSO no bloco Offshore Área 1, operado pela companhia.

Artigos relacionados

FPSO da Modec é capaz de mover 90 mil barris de petróleo diários

O contrato entre as empresas terá duração de 15 anos, com opção de extensão a cada ano, podendo chegar a até 20 anos. O FPSO no Golfo do México está ancorado em lâmina d’água maior que 30 metros e está situado a cerca de 10 km da costa mexicana.

O FPSO da Modec tem capacidade de mover 90 mil barris de petróleo diários, 120 mil barris de injeção de água por dia, 75 milhões de pés cúbicos de gás diários e também conta com uma capacidade de armazenamento de 700 mil barris de petróleo. O navio da empresa é inédito na indústria, pois conta com um sistema de ancoragem de torre desconectável.

Conheça melhor a tecnologia presente no FPSO da Modec

O navio de petróleo e gás da Modec conta com o sistema DTYMS de última geração, que foi criado para que ele atraque em águas rasas, além de permitir que o navio da empresa se desconecte da amarração e possa sair da área com o objetivo de evitar furações e tempestades de inverno, que são muito comuns no Golfo do México.

O sistema foi desenvolvido pela SOFEC, empresa do grupo Modec. Já a jaqueta de amarração foi produzida em Altamira. O FPSO de petróleo é o segundo projeto de manutenção e operação da empresa para o México. De acordo com o presidente e CEO da MODEC Offshore Production Systems, Soichi Ide, a empresa está feliz em apoiar seu cliente no Golfo do México.

A Modec ressalta também que o navio é o primeiro a chegar ao local este ano e a empresa se orgulha dessa conquista. A entrega feita com sucesso do projeto contribui com a pavimentação da “estrada” para novas incursões no Golfo do México. Foi possível superar os desafios impostos pela pandemia e outros, devido ao apoio de seus clientes, contratados, parceiros, vendedores, fornecedores, a equipe que atuou no projeto, entre outras pessoas.

Sobre a MODEC

Fundada no fim da década de 60, a MODEC é uma empreiteira geral especializada em suprimento, engenharia, construção e instalação de sistemas de produção como FPSOs, FSOs, TLPS, MOPUs, entre outras tecnologias que suprem as demandas da produção de petróleo e gás.

A empresa tem sua sede em Tóquio, no Japão, e seus principais escritórios estão em Tóquio, Cingapura e Houston. A empresa conta também com escritórios regionais situados na Angola, China, Austrália, Brasil, Costa do Marfim, México, Gana e Vietnã e, para isso, conta com 2,5 mil colaboradores espalhados em 25 países

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos