1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / FPSO Carioca se torna a plataforma de maior produção da Petrobras: unidade afretada junto à Modec, no pré-sal da Bacia de Santos, alcança 175 mil barris de petróleo por dia
Tempo de leitura 2 min de leitura

FPSO Carioca se torna a plataforma de maior produção da Petrobras: unidade afretada junto à Modec, no pré-sal da Bacia de Santos, alcança 175 mil barris de petróleo por dia

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 11/05/2022 às 10:48
carioca - fpso - pré-sal - petrobras - petróleo
FPSO CARIOCA PETROBRAS – imagem Petrobras

Plataforma FPSO Carioca do gigante brasileiro Petrobras, alcança 175 mil barris de petróleo por dia (bpd), se aproximando de sua capacidade total de produção

A Petrobras informou em fato relevante no dia 05 de maio, que entrou em operação o quarto poço produtor interligado ao FPSO Carioca, no campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos. A abertura do último poço produtor acrescentou 41 mil barris de petróleo por dia (bpd) à unidade – que já produzia 134 mil bpd. Com isso, tornou-se a plataforma de maior produção da petroleira brasileira, no momento, com 175 mil bpd.

Lembrando que o FPSO Carioca, unidade afretada junto à Modec, entrou em operação em agosto de 2021 e possui capacidade para processar diariamente até 180 mil bpd e comprimir até 6 milhões de m³/dia de gás natural. 

Assista o vídeo abaixo e conheça a plataforma de maior produção de petróleo da Petrobras!

Na mesma data da abertura do último poço produtor do FPSO Carioca, a Petrobras e os novos parceiros da jazida compartilhada de Sépia assinaram os contratos de Partilha de Produção, juntamente com a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), gestora do contrato, bem como o Acordo de Coparticipação.

A jazida compartilhada é composta pelos campos de Sépia (regida pelos contratos de Cessão Onerosa e Partilha da Produção) e Sépia Leste – regida pelo contrato de Concessão (BM-S-24). Assim, a Petrobras, operadora, passou a deter 55,3% de participação na jazida; a TotalEnergies EP, 16,91%; a Petronas, 12,69%; a QP Brasil, 12,69%; e a Petrogal Brasil S.A., 2,41%.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos