Fotógrafo amador surpreende ao registrar, da Terra, uma foto rara de um astronauta da NASA caminhando no espaço, proporcionando uma visão única da exploração espacial.
Em uma noite gelada de janeiro, Charline Giroud, astrofotografa amadora e bioquímica da Universidade de Oxford, alcançou um feito extraordinário. Enquanto a Estação Espacial Internacional (ISS) cruzava o céu a 28.000 km/h), Giroud apontou seu telescópio e capturou uma imagem rara: a astronauta da NASA Sunita “Suni” Williams durante uma caminhada espacial.
A imagem mostra Williams agarrada à ponta do Canadarm-2, o braço robótico da estação. A ISS orbitava a 402 km da Terra. Giroud, com precisão e paciência, conseguiu fotografar o momento exato em que Williams se destacava da estação, iluminada pelo sol.
“Tenho fotografado a ISS com meu telescópio por quase quatro anos como astrofotógrafo amador, e tirar uma foto de um astronauta durante uma caminhada espacial estava na minha lista de desejos há um bom tempo” disse Giroud.
-
R$ 149 mil em uma TV? Hisense lança modelo gigante de 116 polegadas com brilho de 8.000 nits, som Dolby Atmos 6.2.2 e experiência de cinema em casa
-
A gripe pode estar com os dias contados: cientistas estão desenvolvendo tratamento universal contra a doença
-
Adeus Kindle? Novo tablet da TCL com tela NXTPAPER imita papel, alterna cores com botão mágico e promete leitura sem dor nos olhos em qualquer lugar
-
Nem iPhone nem Android: Mark Zuckerberg fala que isso pode aposentar seu smartphone mais rápido do que você imagina
Um feito muito difícil
A tarefa não foi simples. Na primeira passagem da ISS, nuvens atrapalharam a visibilidade. Porém, durante a segunda tentativa, o céu se abriu.
Giroud acompanhava a caminhada espacial ao vivo pela NASA TV. ”No início da passagem, vi Suni no Canadarm-2, movendo-se da plataforma da câmara de descompressão para outro local de trabalho”, disse ela. Ela estava separada da parede da estação e perfeitamente iluminada pelo sol. Eu sabia que ela estaria claramente visível na foto final”, afirmou.
A fotografia, tirada em 30 de janeiro, mostra Williams como uma pequena mancha branca de apenas 8 pixels de largura.
Apesar de modesta, a imagem representa um marco. Williams quebrou o recorde de mais horas em caminhadas espaciais por uma astronauta mulher, totalizando 62 horas e 6 minutos fora da ISS. Ela superou o recorde anterior de Peggy Whitson e se tornou a quarta caminhante espacial mais experiente da história da NASA.
Além disso, Suni Williams entrou para a história como a primeira astronauta fotografada do solo durante uma caminhada espacial. A NASA celebrou o feito em uma postagem no Instagram: “Williams fez história durante a caminhada espacial da semana passada.”