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Ford Pinto: o carro da montadora que era conhecido por EXPLODIR e inĂșmeros casos de incĂȘndios

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 19/07/2024 Ă s 17:15
Ford Pinto: o carro da montadora que era conhecido por EXPLODIR e inĂșmeros casos de incĂȘndios
Descubra todas as curiosidades e defeitos que prejudicaram as suas vendas Imagem: CPG/Divulgação

O Ford Pinto foi um subcompacto produzido e vendido nos Estados Unidos entre 1971 e 1980, disponĂ­vel nas configuraçÔes hatchback de trĂȘs portas, fastback de duas portas e uma perua de duas portas.

O Ford Pinto entrou no mercado em 1970, em um contexto de crescente procura por veĂ­culos compactos e econĂŽmicos, impulsionado pela invasĂŁo de carros estrangeiros como o Volkswagen Beetle e o Toyota Corolla. A Ford, percebendo essa tendĂȘncia, lançou um projeto ambicioso para criar um veĂ­culo compacto e barato. O engenheiro Lee Iacocca liderou o desenvolvimento do Ford Pinto, que deveria pesar menos de 2.000 libras e custar menos de 2.000 dĂłlares.

No inĂ­cio, o Ford Pinto chamou atenção pelo seu design simples e atual, com farĂłis circulares, uma grade de refrigeração do motor estilosa e para-choques cromados. As versĂ”es incluĂ­am hatchback de trĂȘs portas e fastback de duas portas, cada uma com suas peculiaridades no design e funcionalidade.

Primeiros anos de sucesso do Ford Pinto

Os primeiros anos do Ford Pinto foram promissores. Em seu primeiro ano de vendas, o subcompacto da Ford jå tinha vendido mais de 350.000 unidades. O sucesso continuou com a introdução da Station Wagon em 1972 e a versão Sprint, aumentando ainda mais as vendas para mais de 480.000 unidades naquele ano.

O motor do Ford Pinto

Por dentro do capĂŽ, o Ford Pinto oferecia duas opçÔes de motor inicialmente. O primeiro era um motor britĂąnico de quatro cilindros e 1.6L, gerando 76 cavalos de potĂȘncia. O segundo era um motor alemĂŁo de quatro cilindros e 2.0L, capaz de produzir 101 cavalos de potĂȘncia. Ambos os motores eram conhecidos por serem relativamente econĂŽmicos, o que contribuiu para o apelo inicial do Pinto.

Com o passar dos anos, as opçÔes de motor do Ford Pinto foram evoluindo. Em 1974, foi introduzido um motor de 2.3L projetado nos Estados Unidos, oferecendo 85 cavalos de potĂȘncia. No ano seguinte, um motor V6 de 2.8L, projetado na Europa, foi adicionado, oferecendo 97 cavalos de potĂȘncia.

A crise do petrĂłleo em 1973 destacou a eficiĂȘncia dos motores do Ford Pinto, tornando-o uma escolha popular durante os perĂ­odos de escassez de combustĂ­vel. No entanto, as mudanças na medição de potĂȘncia, de bruta para lĂ­quida, resultaram em uma aparente redução da potĂȘncia, com o motor de 1.6L caindo para 54 cavalos e o de 2.0L para 76 cavalos.

Problemas e controvérsias

Mas nem tudo foi tranquilo para o Ford Pinto. Um dos principais problemas que afetaram suas vendas foram os inĂșmeros casos de incĂȘndio. A mĂĄ localização do tanque de combustĂ­vel, instalado atrĂĄs do eixo traseiro e prĂłximo ao para-choque, fazia com que, em colisĂ”es traseiras, o tanque fosse empurrado, resultando em vazamento de combustĂ­vel e, eventualmente, incĂȘndios. Apenas a perua estava livre desse risco devido Ă  sua traseira mais longa.

A controvérsia e os problemas de segurança começaram a afetar a imagem do Ford Pinto, com uma dråstica queda nas vendas. Em 1975, apenas 223.000 unidades foram vendidas, uma queda significativa comparada aos anos anteriores.

Mudanças e tentativas de recuperação

A Ford tentou recuperar o terreno perdido introduzindo melhorias, como uma blindagem plĂĄstica no tanque de combustĂ­vel e um gargalo de abastecimento mais robusto. Em 1977, o Ford Pinto ganhou uma nova grade de refrigeração do motor, luzes de direção redesenhadas e a versĂŁo curiosa do Cruising Wagon, uma perua customizada. PorĂ©m, essas mudanças nĂŁo foram suficientes para reverter a tendĂȘncia de queda nas vendas.

Fim da linha

Em 1980, com vårias tentativas de renovação e pacotes de customização, o Ford Pinto não conseguiu recuperar seu antigo sucesso. A produção foi encerrada em julho daquele ano, com o carro sendo lembrado mais por seus problemas de segurança do que por seus méritos iniciais.

O Ford Pinto é um exemplo de como um design inovador e promissor pode ser arruinado por falhas críticas na segurança. Se a Ford tivesse adotado uma localização mais segura para o tanque de combustível, a história do Ford Pinto poderia ter sido bem diferente.

E aí, curtiu conhecer a história do Ford Pinto? Não esqueça de deixar seu comentårio e compartilhar suas impressÔes sobre esse subcompacto que marcou época.

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Bruno Teles

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