A Ford deu um passo estratégico importante na América do Sul ao iniciar a produção do motor Panther 2.0 turbo diesel na Argentina. Esse propulsor, que equipa a picape média Ranger, marca a expansão da montadora na região e fortalece sua presença no mercado de utilitários.
A produção do Panther 2.0 é parte de um investimento robusto de 660 milhões de dólares na planta de General Pacheco, na Argentina pela Ford. Esse montante financiou uma modernização completa da fábrica, que agora opera com tecnologia de ponta, reforçando a capacidade produtiva e otimizando a produção da nova geração da Ranger.
Desse valor, 80 milhões de dólares foram destinados exclusivamente à reestruturação da fábrica de motores. Como resultado, General Pacheco se consolidou como um centro de produção estratégico na América do Sul, responsável por aproximadamente 70% da produção destinada à exportação.
O novo motor Panther 2.0: eficiência e potência
O Panther 2.0 é um motor turbo diesel de quatro cilindros, capaz de entregar 170 cavalos de potência e um torque de 40,9 kgfm. Sua engenharia foca na economia de combustível, garantindo um equilíbrio entre desempenho e eficiência, um diferencial competitivo para a Ranger.
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Ao lado do Panther, a Ford também produz o motor Lion 3.0 V6 na mesma unidade industrial. Esse propulsor, que chegou às linhas de montagem em junho de 2024, é mais potente, entregando 250 cavalos e 61 kgfm de torque. Ambos os motores reforçam o compromisso da marca com a inovação e qualidade.
Para garantir a eficiência operacional, a Ford implementou na fábrica de motores o conceito de manufatura 4.0, que utiliza altos níveis de automação, conectividade e sustentabilidade. A planta teve sua área aumentada em 20%, otimizando a produção com tecnologia de ponta.
O impacto da nova linha de motores na produção da Ranger
A expansão da linha de motores impacta diretamente a produção da Ranger, que vem conquistando espaço na América do Sul. Em 2024, o modelo se tornou uma das duas picapes mais vendidas na região. Com a ampliação da produção, a expectativa é de que a fábrica de Pacheco atinja 70 mil unidades produzidas em 2025, um crescimento de 15% em relação a 2024 e quase 30% a mais que no ano de lançamento da nova geração.
Esse aumento de produção também gerou novas oportunidades de emprego, impulsionando o setor automotivo argentino e fortalecendo a Ford como uma das principais montadoras da região.
Ford mirando a liderança no segmento
A Ford tem planos ambiciosos para a Nova Ranger. Com a modernização da fábrica e a produção local do motor Panther 2.0, a montadora busca consolidar sua posição de liderança no mercado sul-americano de picapes. Seu principal desafio é a Toyota Hilux, que atualmente domina o segmento.
Outro ponto estratégico é a possibilidade de expansão do Panther 2.0 para outros modelos. Há indícios de que ele possa equipar a van Transit, atualmente fabricada no Uruguai e que ainda utiliza o motor EcoBlue 2.0 importado da Europa. Isso reforçaria ainda mais a presença da Ford na região.
Com essa movimentação estratégica, a Ford reafirma seu compromisso com a inovação e qualidade, oferecendo veículos mais eficientes e preparados para atender às necessidades do mercado sul-americano.
Certamente mais um motor super, mega blaster moderno com correia dentada interna de borracha, banhada a óleo? Não é possível.
Resta saber se estes 2 governos,Nrasil e Argentina continuarâo ma politica automotiva