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Ford Belina 4X4 foi uma tentativa inovadora, mas acabou fracassando no mercado brasileiro

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 21/06/2024 às 10:08
Ford Belina 4X4 foi uma tentativa inovadora, mas acabou fracassando no mercado brasileiro
Nos anos 80, as peruas dominavam o mercado automotivo brasileiro, com modelos populares de várias montadoras, como Caravan, Parati, Quantum, Elba e a famosa Ford Belina. No entanto, uma versão específica dessa perua, a Belina 4X4, marcou presença de forma muito breve e deixou uma história curiosa e pouco conhecida. Imagem: Relíquia Automotiva/Divulgação

Nos anos 80, as peruas dominavam o mercado automotivo brasileiro, com modelos populares de várias montadoras, como Caravan, Parati, Quantum, Elba e a famosa Ford Belina. No entanto, uma versão específica dessa perua, a Belina 4X4, marcou presença de forma muito breve e deixou uma história curiosa e pouco conhecida.

Em 1985, a Ford lançou a Belina 4X4, um ano depois de introduzir a Pampa com tração integral. Essa perua trouxe uma proposta inovadora, sendo a primeira e única perua nacional a oferecer tração 4×4. Apesar do potencial, a Belina 4X4 foi um fracasso comercial e permaneceu no mercado por apenas dois anos, de 1985 a 1987.

A história da Belina começa com o projeto M, desenvolvido pela Willys Overland do Brasil e Renault para substituir o Renault Gordini. Em 1967, a Ford adquiriu a Willys e assumiu o projeto, lançando o Ford Corcel em 1968. Em 1970, a Ford lançou a perua Belina, que fez grande sucesso nos anos 70 e 80.

Ao longo dos anos, a Ford Belina passou por várias atualizações

Em 1977, ganhou um visual mais moderno com linhas retas e faróis retangulares, e em 1985, foi reestilizada novamente, ganhando uma frente mais arredondada e faróis trapezoidais.

Em 1985, com a nova reestilização, a Belina 4X4 foi apresentada. Equipada com um motor CHT de 1,6 litros, ela produzia 71 cavalos de potência e tinha um torque de 11,9 kgfm. A tração 4X4 era semelhante à da Pampa, usando uma caixa de transferência para acionar a tração traseira.

A Belina 4X4 era destinada a pessoas em áreas rurais que precisavam de mais tração, mas seu desempenho deixou a desejar

O sistema 4X4 tinha limitações significativas, como a necessidade de parar o carro para acionar a tração e a incapacidade de rodar acima de 60 km/h com a tração ativada. Além disso, muitos proprietários usaram o sistema incorretamente, resultando em desgastes e quebras.

Os problemas técnicos, a simplicidade do sistema e a má utilização pelos proprietários contribuíram para o fim da Belina 4X4. Com baixas vendas e a descontinuação do Corcel em 1986, a Ford retirou a Belina 4X4 do mercado em 1987.

Hoje, a Ford Belina 4X4 é lembrada como uma tentativa inovadora, mas mal-sucedida, de oferecer tração integral em uma perua. Mesmo assim, ela deixou sua marca na história automotiva brasileira, sendo uma das poucas peruas nacionais com esse recurso.

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Rafaela Fabris

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