Nos anos 80, as peruas dominavam o mercado automotivo brasileiro, com modelos populares de várias montadoras, como Caravan, Parati, Quantum, Elba e a famosa Ford Belina. No entanto, uma versão específica dessa perua, a Belina 4X4, marcou presença de forma muito breve e deixou uma história curiosa e pouco conhecida.
Em 1985, a Ford lançou a Belina 4X4, um ano depois de introduzir a Pampa com tração integral. Essa perua trouxe uma proposta inovadora, sendo a primeira e única perua nacional a oferecer tração 4×4. Apesar do potencial, a Belina 4X4 foi um fracasso comercial e permaneceu no mercado por apenas dois anos, de 1985 a 1987.
A história da Belina começa com o projeto M, desenvolvido pela Willys Overland do Brasil e Renault para substituir o Renault Gordini. Em 1967, a Ford adquiriu a Willys e assumiu o projeto, lançando o Ford Corcel em 1968. Em 1970, a Ford lançou a perua Belina, que fez grande sucesso nos anos 70 e 80.
Ao longo dos anos, a Ford Belina passou por várias atualizações
Em 1977, ganhou um visual mais moderno com linhas retas e faróis retangulares, e em 1985, foi reestilizada novamente, ganhando uma frente mais arredondada e faróis trapezoidais.
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Em 1985, com a nova reestilização, a Belina 4X4 foi apresentada. Equipada com um motor CHT de 1,6 litros, ela produzia 71 cavalos de potência e tinha um torque de 11,9 kgfm. A tração 4X4 era semelhante à da Pampa, usando uma caixa de transferência para acionar a tração traseira.
A Belina 4X4 era destinada a pessoas em áreas rurais que precisavam de mais tração, mas seu desempenho deixou a desejar
O sistema 4X4 tinha limitações significativas, como a necessidade de parar o carro para acionar a tração e a incapacidade de rodar acima de 60 km/h com a tração ativada. Além disso, muitos proprietários usaram o sistema incorretamente, resultando em desgastes e quebras.
Os problemas técnicos, a simplicidade do sistema e a má utilização pelos proprietários contribuíram para o fim da Belina 4X4. Com baixas vendas e a descontinuação do Corcel em 1986, a Ford retirou a Belina 4X4 do mercado em 1987.
Hoje, a Ford Belina 4X4 é lembrada como uma tentativa inovadora, mas mal-sucedida, de oferecer tração integral em uma perua. Mesmo assim, ela deixou sua marca na história automotiva brasileira, sendo uma das poucas peruas nacionais com esse recurso.
Se a utilização era parar para engrenar a 4×4 e não passar de 60 km os asnos não respeitavam quebrava e vejam não prestava por estas e outras que o Brasil está fu
Junto com a turma que vota na esquerda, só tome o exemplo do retorno do DPVAT, e nós temos de sustentar a ineficiente máquina pública do Estado…
Vc e muito ignorante mesmo, o DPVAT voltaria até com teu ídolo o bolso ****, e uma lei. Só acabou esses anos pois havia sobras.
Em pais descente , exemplo EUA que vc deve venerar e obrigatório seguro contra 3. Custas bem mais, qual vc escolhe
Mano não adianta b nem fala nada um pessoa que reza com celular na cabeça pede intervenção militar reza pra um pneu adora um ser q e a favor da tortura não tem o que fala dessa raça
Tudo que um bolsoloide alienado gosta e de fala de política né vai caçar um ovo pra vc pentear o alienado a melhor vai rezar pro seu pneu
Os mimiuns não param de passar vergonha, vai cantar o hino para pneu.
A Belina foi um dos melhores carros lançado pela Ford, não se pode reclamar de um carro tão confortável e de baixa manutenção, até hoje tenho a minha Del Rey GLX e continua linda e confortável como sempre foi,o melhor carro do Brasil.
Brasileiro n sabe usar 4×4. Até hj em 2024 ainda existem carros que tem que parar pra mudar a tração. Uma pena terem descontinuado. Iria render grandes frutos.