1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Ford Belina 4X4 foi uma tentativa inovadora, mas acabou fracassando no mercado brasileiro
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 8 comentários

Ford Belina 4X4 foi uma tentativa inovadora, mas acabou fracassando no mercado brasileiro

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 21/06/2024 às 10:08
Ford Belina 4X4 foi uma tentativa inovadora, mas acabou fracassando no mercado brasileiro
Nos anos 80, as peruas dominavam o mercado automotivo brasileiro, com modelos populares de várias montadoras, como Caravan, Parati, Quantum, Elba e a famosa Ford Belina. No entanto, uma versão específica dessa perua, a Belina 4X4, marcou presença de forma muito breve e deixou uma história curiosa e pouco conhecida. Imagem: Relíquia Automotiva/Divulgação
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Nos anos 80, as peruas dominavam o mercado automotivo brasileiro, com modelos populares de várias montadoras, como Caravan, Parati, Quantum, Elba e a famosa Ford Belina. No entanto, uma versão específica dessa perua, a Belina 4X4, marcou presença de forma muito breve e deixou uma história curiosa e pouco conhecida.

Em 1985, a Ford lançou a Belina 4X4, um ano depois de introduzir a Pampa com tração integral. Essa perua trouxe uma proposta inovadora, sendo a primeira e única perua nacional a oferecer tração 4×4. Apesar do potencial, a Belina 4X4 foi um fracasso comercial e permaneceu no mercado por apenas dois anos, de 1985 a 1987.

A história da Belina começa com o projeto M, desenvolvido pela Willys Overland do Brasil e Renault para substituir o Renault Gordini. Em 1967, a Ford adquiriu a Willys e assumiu o projeto, lançando o Ford Corcel em 1968. Em 1970, a Ford lançou a perua Belina, que fez grande sucesso nos anos 70 e 80.

Ao longo dos anos, a Ford Belina passou por várias atualizações

YouTube Video

Em 1977, ganhou um visual mais moderno com linhas retas e faróis retangulares, e em 1985, foi reestilizada novamente, ganhando uma frente mais arredondada e faróis trapezoidais.

Em 1985, com a nova reestilização, a Belina 4X4 foi apresentada. Equipada com um motor CHT de 1,6 litros, ela produzia 71 cavalos de potência e tinha um torque de 11,9 kgfm. A tração 4X4 era semelhante à da Pampa, usando uma caixa de transferência para acionar a tração traseira.

A Belina 4X4 era destinada a pessoas em áreas rurais que precisavam de mais tração, mas seu desempenho deixou a desejar

O sistema 4X4 tinha limitações significativas, como a necessidade de parar o carro para acionar a tração e a incapacidade de rodar acima de 60 km/h com a tração ativada. Além disso, muitos proprietários usaram o sistema incorretamente, resultando em desgastes e quebras.

Os problemas técnicos, a simplicidade do sistema e a má utilização pelos proprietários contribuíram para o fim da Belina 4X4. Com baixas vendas e a descontinuação do Corcel em 1986, a Ford retirou a Belina 4X4 do mercado em 1987.

Hoje, a Ford Belina 4X4 é lembrada como uma tentativa inovadora, mas mal-sucedida, de oferecer tração integral em uma perua. Mesmo assim, ela deixou sua marca na história automotiva brasileira, sendo uma das poucas peruas nacionais com esse recurso.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Marcos Vinicius mazzali
Marcos Vinicius mazzali
23/06/2024 10:41

Se a utilização era parar para engrenar a 4×4 e não passar de 60 km os asnos não respeitavam quebrava e vejam não prestava por estas e outras que o Brasil está fu

Jean
Jean
Em resposta a  Marcos Vinicius mazzali
25/06/2024 14:37

Junto com a turma que vota na esquerda, só tome o exemplo do retorno do DPVAT, e nós temos de sustentar a ineficiente máquina pública do Estado…

José Rodrigo
José Rodrigo
Em resposta a  Jean
26/06/2024 22:53

Vc e muito ignorante mesmo, o DPVAT voltaria até com teu ídolo o bolso ****, e uma lei. Só acabou esses anos pois havia sobras.
Em pais descente , exemplo EUA que vc deve venerar e obrigatório seguro contra 3. Custas bem mais, qual vc escolhe

Adônis Candido
Adônis Candido
Em resposta a  José Rodrigo
30/06/2024 19:52

Mano não adianta b nem fala nada um pessoa que reza com celular na cabeça pede intervenção militar reza pra um pneu adora um ser q e a favor da tortura não tem o que fala dessa raça

Adônis Candido
Adônis Candido
Em resposta a  Jean
30/06/2024 19:50

Tudo que um bolsoloide alienado gosta e de fala de política né vai caçar um ovo pra vc pentear o alienado a melhor vai rezar pro seu pneu

Michel
Michel
Em resposta a  Jean
02/07/2024 08:32

Os mimiuns não param de passar vergonha, vai cantar o hino para pneu.

Adelsio pedrosa
Adelsio pedrosa
22/06/2024 13:39

A Belina foi um dos melhores carros lançado pela Ford, não se pode reclamar de um carro tão confortável e de baixa manutenção, até hoje tenho a minha Del Rey GLX e continua linda e confortável como sempre foi,o melhor carro do Brasil.

Marcelo Piu
Marcelo Piu
22/06/2024 11:48

Brasileiro n sabe usar 4×4. Até hj em 2024 ainda existem carros que tem que parar pra mudar a tração. Uma pena terem descontinuado. Iria render grandes frutos.

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestão de pauta: rafafabris11@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x