Ford encerra produรงรฃo do Focus ST e diz adeus aos hatches esportivos, marcando o fim de uma era e uma nova fase de SUVs e eletrificaรงรฃo.
A Ford confirmou oficialmente o encerramento da produรงรฃo global do Focus ST, encerrando uma era histรณrica no segmento dos hatches esportivos.
O anรบncio foi feito no Reino Unido, onde os pedidos do modelo jรก foram suspensos, e a produรงรฃo serรก encerrada atรฉ novembro de 2025.
Com isso, a montadora norte-americana coloca fim a uma linhagem que marcou presenรงa desde os anos 1980 e simbolizou a despedida da Ford de um nicho que ajudou a moldar: o dos carros compactos com pegada esportiva.
-
O sedan que a Fiat lanรงou para desafiar Corolla e Civic, mas que vendeu pouco, decepcionou clientes e terminou como um dos maiores fracassos da marca
-
STJ autoriza: devedores que nรฃo quitam dรญvidas podem ter CNH e passaporte suspensos quando nรฃo existem bens para penhora, decisรฃo pressiona inadimplentes em todo o paรญs
-
Cerca de 25% dos carros da GWM sรฃo vendidos fora do horรกrio comercial. Saiba como a marca estรก revolucionando o mercado automotivo
-
Disputa histรณrica por territรณrio no Nordeste pode fazer 30 mil pessoas mudarem de cidade; entenda o que estรก em jogo
Ford abandona os hatches esportivos: decisรฃo estratรฉgica ou tendรชncia inevitรกvel?
O nome ST, que significa โSports Technologiesโ, esteve presente nas quatro geraรงรตes do Focus desde 2002.
Antes disso, a trajetรณria esportiva da marca comeรงou com o Fiesta Supersport, em 1980, e consolidou-se com o Escort RS, em 1984.
A decisรฃo da Ford nรฃo ocorre de forma isolada.
Em julho de 2023, a montadora jรก havia encerrado a produรงรฃo do Fiesta na Europa e descartado novas geraรงรตes tanto para Fiesta quanto para Focus.
Agora, ao anunciar o fim do Focus ST, a empresa dรก sinais claros de que sua nova prioridade sรฃo os SUVs e veรญculos elรฉtricos โ mais rentรกveis e alinhados ร s tendรชncias de mercado.
SUV รฉ o novo normal: o que matou o Ford Focus ST?
A explicaรงรฃo por trรกs do encerramento histรณrico do Focus ST estรก nos nรบmeros de mercado.
A demanda por SUVs compactos e mรฉdios cresce de forma acelerada em todos os continentes, superando largamente a dos hatches esportivos, que viraram um nicho em extinรงรฃo.
O Puma ST, que ainda sobrevive na Europa, jรก sofreu reduรงรฃo de potรชncia: o modelo atualizado em 2024 trocou o motor 1.5 turbo de 200 cv por um 1.0 trรชs cilindros hรญbrido leve com apenas 170 cv โ reflexo da adaptaรงรฃo da marca ร s metas ambientais e ร eletrificaรงรฃo.
Na Austrรกlia, o Focus jรก havia sido retirado do mercado em 2022.
Restaram menos de 200 unidades do ST disponรญveis no Reino Unido, incluindo 30 da ediรงรฃo especial Azura Blue โ que funcionam como โรบltimas peรงasโ de um modelo histรณrico.
A despedida de um รญcone: como era o รบltimo Ford Focus ST
Mesmo prรณximo do fim, o Focus ST de รบltima geraรงรฃo entrega desempenho relevante.
Vem equipado com motor 2.3 EcoBoost de 280 cv e torque de 42,8 kgfm, disponรญvel tanto com cรขmbio manual de seis marchas quanto automรกtico de oito.
A aceleraรงรฃo de 0 a 100 km/h acontece em cerca de 5,7 segundos.
O modelo ganhou uma ediรงรฃo de despedida nรฃo oficial: o Focus ST Edition, com suspensรฃo ajustรกvel KW coilover, rodas de 19 polegadas, pneus Pirelli P Zero Corsa, pintura especial e freios esportivos.
Um pacote pensado para os puristas que valorizam dirigibilidade e estilo arrojado.
Ford mira eletrificaรงรฃo e SUVs: o que vem depois?
A decisรฃo de encerrar a linha Focus ST estรก alinhada com o plano global da Ford de eletrificar totalmente sua gama de carros de passeio atรฉ 2030 na Europa.
A marca quer produzir 2 milhรตes de veรญculos elรฉtricos por ano atรฉ 2026, e modelos tradicionais como o Focus nรฃo fazem mais parte dessa estratรฉgia.
Segundo o CEO Jim Farley, a Ford estรก โsaindo do negรณcio de carros comuns para entrar no de รญconesโ, com foco em SUVs como Bronco, Mustang Mach-E, Raptor e Explorer.
Atualmente, os รบnicos modelos esportivos com a sigla ST que restaram no portfรณlio sรฃo o Puma ST e o Explorer ST, embora ambos distem bastante da proposta tradicional dos hot hatches.
E o legado do Focus ST?
Desde seu lanรงamento em 2002, o Focus ST foi referรชncia em equilรญbrio entre desempenho e versatilidade.
Com mais de 12 milhรตes de unidades vendidas globalmente desde 1998 (somando todas as versรตes do Focus), o modelo construiu uma base fiel de fรฃs.
Seu legado รฉ comparรกvel ao de รญcones como o Volkswagen Golf GTI e o Renault Mรฉgane RS, que tambรฉm enfrentam incertezas diante da eletrificaรงรฃo.
O fim do Focus ST marca, portanto, o fim de uma era para quem valorizava esportividade acessรญvel e puro prazer ao volante.
Ainda hรก futuro para os hot hatches?
O mercado de hatches esportivos vem encolhendo, pressionado por emissรตes, custo de produรงรฃo e mudanรงa de perfil do consumidor.
Mas marcas como Hyundai (i30 N), Volkswagen (Golf R) e atรฉ a Alpine, da Renault, ainda mantรชm modelos nesse nicho โ embora com produรงรฃo limitada e preรงo elevado.
Serรก que os hot hatches elรฉtricos conseguirรฃo preservar a essรชncia de modelos como o Focus ST, ou este serรก realmente o encerramento histรณrico de um capรญtulo na indรบstria automotiva?