INEL cria Coordenação de Hidrogênio Verde no Ceará visando impulsionar o desenvolvimento do mercado na região Nordeste e no Brasil
O INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa) anunciou no dia 27 de abril a criação da Coordenação de Hidrogênio Verde no Ceará, com o objetivo de desenvolver e expandir o mercado de Hidrogênio Verde na região Nordeste e no Brasil.
Mas antes de tudo e mais nada, o professor HOC explica como funciona a produção deste combustível e como o Brasil poderia se posicionar no cenário geopolítico com um dos maiores players do planeta!
Novo grupo de trabalho em prol do Hidrogênio Verde no Ceará
O anúncio da nova Coordenação Estadual no Ceará foi realizado durante o I Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável, em João Pessoa. A iniciativa visa apoiar as esferas de governo no estabelecimento de marcos regulatórios para o importante mercado de Hidrogênio Verde na região Nordeste e no Brasil, que possui grande potencial de desenvolvimento.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
É bom lembrar que a Engie Brasil também firmou parceria com Invest Paraná para produção de hidrogênio verde e geração de novos empregos recentemente.
A atuação da coordenação estadual é guiada por três grandes eixos temáticos: financiamento dos projetos de Hidrogênio Verde; relação com agentes regulatórios e ambientais; e as demandas do setor produtivo do estado do Ceará sobre Hidrogênio Verde para criar formas de impulsionar o desenvolvimento dessa indústria.
Equipe de liderança especializada e experiente
A Coordenação de Hidrogênio Verde do Ceará conta com a expertise de três executivas com trajetórias profissionais relevantes no setor.
Cibele Gaspar traz sua experiência no Banco do Nordeste com foco em Project Finance de projetos de infraestrutura. Laíz Hérida, CEO da HL Soluções Ambientais, possui mais de 17 anos de atuação no setor, concentrando-se nas questões ambientais relacionadas aos projetos já anunciados no Porto do Pecém.
Silla Motta, CEO da Donna Lamparina, tem mais de 25 anos de experiência no Setor Elétrico, atuando como consultora em Energias Renováveis para grandes clientes corporativos.
Apoio e integração com o INEL
O trabalho da Coordenação de Hidrogênio Verde do Ceará contará com o apoio do Secretário e do Vice-Secretário de Hidrogênio Verde do INEL, Luiz Piauhylino Filho e Frederico Freitas, respectivamente. Eles terão o papel de estabelecer canais de comunicação entre as demandas do estado e as articulações que o INEL já desenvolve com o Poder Executivo e o Congresso Nacional em Brasília.
A nova coordenação tem o propósito de se aproximar de todos os agentes estaduais do Ceará que empreendem esforços para os projetos anunciados no Porto do Pecém.
Este mercado é tão promissor que até mesmo a Alemanha assinou um memorando de entendimento com o ministro de Minas e Energia do Brasil para fornecimento de hidrogênio verde ao país europeu.
I Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável
O evento promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve abrangência nacional e foi voltado para os setores de mercado, economia e regulação. Contou com a presença de autoridades, como o governador do estado João Azevêdo (PSB), e dirigentes do setor energético e científico.