1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Força Aérea Brasileira (FAB) deverá receber avião Airbus A330, da Azul Linhas Aéreas, na Base Aérea de Galeão durante o fim do mês de JULHO
Localização RJ Tempo de leitura 4 min de leitura

Força Aérea Brasileira (FAB) deverá receber avião Airbus A330, da Azul Linhas Aéreas, na Base Aérea de Galeão durante o fim do mês de JULHO

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/07/2022 às 09:37
Atualizado em 06/01/2023 às 18:26
Após a espera dos serviços de manutenção e pintura, a Força Aérea Brasileira (FAB) deverá receber o avião Airbus A330, comprado da Azul Linhas Aéreas, durante o fim do mês de julho, na Base Aérea de Galeão, localizada no estado do Rio de Janeiro.
Fonte: AeroIN

Após a espera dos serviços de manutenção e pintura, a Força Aérea Brasileira (FAB) deverá receber o avião Airbus A330, comprado da Azul Linhas Aéreas, durante o fim do mês de julho, na Base Aérea de Galeão, localizada no estado do Rio de Janeiro.

A Força Aérea Brasileira (FAB) agora espera a chegada do Airbus A330 na Base Aérea do Galeão, localizada no estado do Rio de Janeiro, e as previsões para a chegada do avião são para o fim do mês de julho, na terça-feira, dia 26. O avião foi adquirido pela FAB em um contrato com a Azul Linhas Aéreas e passou por serviços de manutenção e pintura até o momento atual.

Avião Airbus A330 deve chegar à Base Aérea de Galeão durante o fim do mês de julho, segundo as previsões da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Azul Linhas Aéreas

O primeiro avião do tipo Airbus A330 está prestes a chegar ao solo brasileiro para a utilização da FAB e o veículo deve pousar na Base Aérea do Galeão já no dia 26 deste mês de julho. Esse é o primeiro veículo do tipo a ser utilizado para fins militares no território nacional e contribuirá fortemente para a frota da FAB no Brasil. 

E, até o momento, o Airbus A330 passou por uma série de serviços em outros países, incluindo uma manutenção de estrutura na Jordânia e a realização de uma pintura da Força Aérea Brasileira (FAB) na Irlanda. Embora o tempo previsto para a entrega de um veículo do tipo seja mais longo, houve uma pressa da FAB quanto à necessidade atual da utilização do avião e, por isso, os serviços de pintura e manutenção foram realizados em locais distintos.

Assim, o avião agora está pronto para chegar ao solo brasileiro na Base Aérea do Galeão e ser utilizado pela Força Aérea do país, que havia firmado o contrato com a Azul Linhas Aéreas para a aquisição durante o mês de abril de 2022. 

A escolha do modelo do avião foi pensada quanto à compatibilidade com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport) e a Azul Linhas Aéreas foi a escolhida na licitação após cumprir todos os critérios do certame. Além disso, a oferta da companhia aérea para a FAB girou em torno do  valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais.

FAB pretende utilizar avião adquirido da Azul Linhas Aéreas para suprir suas carências operacionais e garantir mais segurança em situações de calamidade pública

Todo o processo de entrega do avião Airbus A330 da FAB foi bastante acelerado para  a chegada breve na Base Aérea do Galeão, uma vez que a Força Aérea Brasileira (FAB) estava com a necessidade de utilização do veículo da Azul Linhas Aéreas para suprir as suas carências operacionais, como o Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.

Além disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) ainda pretende utilizar o avião em situações de emergência e calamidade pública no território nacional, não limitando o uso a fins militares. Dessa forma, em situações como uma pandemia, desastres naturais ou até mesmo emergências médicas, o Airbus A330 realizará missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Saiba mais sobre a Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas é a companhia aérea com maior crescimento no mercado nacional desde que estreou nesse ramo, durante o ano de 2008 e possui atualmente a maior malha aérea do país, atendendo mais de 100 destinos com 792 decolagens diárias. 

A empresa se consolidou atualmente como a terceira maior companhia aérea de todo o país e possui presença em aproximadamente um terço do mercado brasileiro de aviação civil em termos de decolagens, com perspectivas de expansão no segmento.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos