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Flagrado em testes, Jeep Renegade 2027 terá câmbio E-DCT de 7 marchas, motor elétrico de 28 cv e novo sistema híbrido MHEV com foco em economia

Escrito por Ana Alice
Publicado em 03/08/2025 às 19:05
Descubra as novidades do Jeep Renegade 2027, que estreia sistema híbrido leve MHEV, câmbio E-DCT e mais economia de combustível.
Descubra as novidades do Jeep Renegade 2027, que estreia sistema híbrido leve MHEV, câmbio E-DCT e mais economia de combustível.
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Protótipo camuflado antecipa novidades do Jeep Renegade 2027, que estreia câmbio automatizado E-DCT, motor elétrico de 28 cv e sistema híbrido leve, prometendo maior economia e eficiência para o segmento de SUVs compactos no Brasil.

O Jeep Renegade 2027 foi flagrado em testes rodando pelas ruas, revelando as principais mudanças que o aguardado SUV compacto trará para o mercado brasileiro.

A informação é do site Autos Segredos. Segundo o portal, o modelo, que estreia sua nova geração no primeiro semestre de 2026, terá como principal destaque a adoção do inédito sistema híbrido leve MHEV de 48 Volts, desenvolvido a partir da plataforma Bio-Hybrid e-DCT, reforçando o compromisso da marca com eficiência e economia de combustível.

O protótipo, identificado durante ensaios de emissões acompanhado por outros veículos do grupo Stellantis, exibia forte camuflagem, especialmente nos para-choques dianteiro e traseiro, indicando alterações sutis no design externo.

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Faróis e lanternas, porém, seguem o mesmo padrão da linha atual, enquanto o interior promete transformações mais profundas: painel, bancos e forrações de porta serão completamente redesenhados, criando um ambiente mais moderno e tecnológico para o Jeep Renegade 2027.

Sistema híbrido leve MHEV revoluciona a motorização

Segundo informações obtidas junto a fontes ligadas ao desenvolvimento do modelo, o sistema híbrido leve (MHEV) estará disponível inicialmente no fim de 2026, embora a apresentação visual do veículo deva ocorrer já no início do ano.

Essa novidade representa um avanço significativo em relação à motorização anterior e reforça a aposta da Jeep em tecnologias que conciliam desempenho e menor consumo.

O sistema híbrido MHEV, abreviação de Mild Hybrid Electric Vehicle, permite ao Jeep Renegade 2027 combinar a atuação de dois motores elétricos a um propulsor a combustão, promovendo melhor eficiência em deslocamentos urbanos.

A nova motorização se baseia em um conjunto inédito, onde o motor elétrico principal, acoplado à transmissão automatizada de dupla embreagem (E-DCT), gera 28 cv de potência e torque de 5,6 kgfm.

Esse propulsor, diferente do motor elétrico menor que substitui o alternador e o motor de partida tradicional, contribui diretamente para movimentar o SUV tanto em modo 100% elétrico quanto combinado ao motor térmico, otimizando a entrega de potência e reduzindo o consumo de combustível.

Câmbio E-DCT de 7 marchas amplia a eficiência

O câmbio E-DCT de 7 marchas, destaque na configuração, utiliza dupla embreagem com sistema de engrenagens banhadas a óleo e capacidade para suportar até 35,6 kgfm de torque.

Esse componente se destaca não só pela eficiência, mas também por oferecer trocas de marchas mais rápidas e suaves.

De acordo com informações técnicas divulgadas pela Jeep, a caixa E-DCT também será utilizada em futuras versões híbridas plug-in (PHEV) do Jeep Compass, outro SUV da marca que compartilha a mesma base de engenharia.

Para alimentar o sistema híbrido, o Jeep Renegade 2027 utiliza uma bateria de íons de lítio de 48 Volts com capacidade de 0,9 kWh.

Descubra as novidades do Jeep Renegade 2027, que estreia sistema híbrido leve MHEV, câmbio E-DCT e mais economia de combustível. (Imagem/ Autos Segredos)
Descubra as novidades do Jeep Renegade 2027, que estreia sistema híbrido leve MHEV, câmbio E-DCT e mais economia de combustível. (Imagem/ Autos Segredos)

A bateria, alojada sob o banco do motorista, é recarregada tanto pelos motores elétricos quanto pela energia gerada durante a frenagem e desaceleração.

A gestão eletrônica avançada permite alternar automaticamente entre os modos térmico, elétrico e híbrido, garantindo máxima eficiência de acordo com as condições de rodagem.

Tecnologia Bio-Hybrid e funções inteligentes

Entre as tecnologias presentes no novo Renegade está o sistema Boost Assist, que transforma a energia elétrica armazenada em energia mecânica adicional, proporcionando respostas mais rápidas nas acelerações.

Outro destaque é a função Coasting, responsável por desacoplar o câmbio e permitir que o veículo continue em movimento com o motor desligado, contribuindo ainda mais para a economia de combustível, especialmente no trânsito intenso dos grandes centros urbanos.

O conjunto Bio-Hybrid e-DCT, que marca a estreia da tecnologia híbrida leve no Jeep Renegade 2027, visa não apenas a redução do consumo, mas também a diminuição das emissões de poluentes.

O sistema atua principalmente em situações de “anda e para”, típicas das grandes cidades brasileiras, onde a contribuição do motor elétrico é mais significativa, reduzindo o uso do motor a combustão e, consequentemente, o gasto de combustível.

Essa inovação também poderá ser identificada pelo novo nome T270 Hybrid, seguindo a lógica de nomenclatura já usada pela Stellantis para diferenciar suas linhas eletrificadas.

Descubra as novidades do Jeep Renegade 2027, que estreia sistema híbrido leve MHEV, câmbio E-DCT e mais economia de combustível. (Imagem/ Autos Segredos)
Descubra as novidades do Jeep Renegade 2027, que estreia sistema híbrido leve MHEV, câmbio E-DCT e mais economia de combustível. (Imagem/ Autos Segredos)

Jeep Renegade 2027 mira liderança entre SUVs compactos

O avanço tecnológico da linha 2027 reforça o posicionamento do Jeep Renegade no segmento de SUVs compactos, que atualmente disputa mercado com modelos como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Toyota Corolla Cross.

A introdução do sistema híbrido leve MHEV de 48 Volts coloca o Renegade em sintonia com a crescente demanda por veículos mais econômicos, eficientes e sustentáveis, alinhando-se às tendências globais da indústria automotiva.

A expectativa do mercado é que a chegada da nova geração do Jeep Renegade 2027 com câmbio E-DCT de 7 marchas, motor elétrico de 28 cv e o inovador sistema híbrido leve represente um divisor de águas para o segmento de utilitários esportivos no Brasil.

Segundo especialistas, as soluções adotadas para a linha 2027 devem elevar o padrão de eficiência energética, sem abrir mão do desempenho e da versatilidade que consagraram o Renegade no país.

Resta saber como os consumidores vão reagir diante dessas mudanças tecnológicas e se o novo sistema híbrido leve, aliado ao câmbio E-DCT de 7 marchas, atenderá às expectativas por mais economia sem sacrificar o desempenho.

Na sua opinião, a adoção da tecnologia MHEV e dos novos motores elétricos fará do Jeep Renegade 2027 o SUV compacto mais econômico e avançado da categoria?

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Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

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