1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Flagra revela inédita picape da Volkswagen em testes no Brasil, possível primeira nacional com plataforma MQB Hybrid preparada para eletrificação
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Flagra revela inédita picape da Volkswagen em testes no Brasil, possível primeira nacional com plataforma MQB Hybrid preparada para eletrificação

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 19/08/2025 às 12:55
Flagra revela inédita picape da Volkswagen em testes no Brasil e consolida investimentos bilionários no polo industrial de São José dos Pinhais.
Flagra revela inédita picape da Volkswagen em testes no Brasil e consolida investimentos bilionários no polo industrial de São José dos Pinhais.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Flagra revela inédita picape da Volkswagen em testes no Brasil. Modelo de porte intermediário deve usar feixe de molas e pode estrear plataforma híbrida da marca, mirando Fiat Toro e Ram Rampage.

Uma inédita picape da Volkswagen foi flagrada em testes nas ruas de São Bernardo do Campo (SP), nas proximidades da fábrica da Anchieta. O protótipo, ainda camuflado sob a carroceria do SUV Tiguan, indica que a marca alemã avança no desenvolvimento de sua primeira caminhonete intermediária no Brasil, com previsão de disputar diretamente o mercado da Fiat Toro e da Ram Rampage.

As imagens reforçam que a novidade pode ser o primeiro veículo nacional da Volks a utilizar a plataforma MQB Hybrid, projetada para receber eletrificação e sistemas avançados de assistência à condução (ADAS). A escolha do Paraná como polo de produção também não é por acaso: a planta de São José dos Pinhais já trabalhou com a base MQB em modelos como o Golf e possui experiência para dar suporte a projetos mais sofisticados.

Suspensão robusta e foco em capacidade de carga

O flagrante mostra que a inédita picape da Volkswagen deve adotar suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, solução mais voltada à robustez e à capacidade de carga. Esse sistema é comum em picapes maiores e também em modelos compactos como a Fiat Strada, mas difere da Toro e da Rampage, que utilizam suspensão independente multilink, mais confortável no uso urbano.

Segundo analistas do setor, a opção pelo feixe de molas indica que a Volks aposta em resistência e maior capacidade de trabalho, buscando atrair clientes que necessitam de força bruta em vez de apenas conforto. Isso reforça a estratégia de posicionar o modelo entre a Saveiro e a Amarok, criando uma nova faixa de mercado para a marca.

Plataforma MQB Hybrid: aposta na eletrificação

O uso da plataforma MQB Hybrid representa um avanço importante. Diferente da MQB-A0, limitada a veículos compactos e sem preparo para eletrificação, a nova base permite o desenvolvimento de modelos médios, híbridos e com mais recursos de tecnologia embarcada.

Essa estratégia coloca a inédita picape da Volkswagen como um produto alinhado às tendências globais de mobilidade, com possibilidade de receber versões híbridas no futuro, além de oferecer sistemas de segurança e assistência de direção de última geração.

Desenvolvimento e produção no Brasil

O projeto já vinha sendo testado anteriormente sob a carroceria do sedã Virtus. Agora, com o uso da carroceria do Tiguan como mula de testes, a Volks avalia suspensão, motorização e demais elementos técnicos do modelo final. A escolha por São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais evidencia a importância do Brasil como centro de desenvolvimento para a marca.

Segundo a empresa, os investimentos anunciados para o Paraná incluem a modernização da linha de produção e a preparação para modelos híbridos. Isso abre caminho para que a inédita picape da Volkswagen seja produzida com foco no mercado latino-americano, mas com potencial de exportação.

A chegada de uma inédita picape da Volkswagen promete agitar o segmento intermediário de caminhonetes no Brasil. Com feixe de molas, robustez de trabalho e possibilidade de eletrificação, o modelo deve disputar diretamente espaço com Fiat Toro e Ram Rampage, ampliando a oferta da marca no mercado.

E você, acredita que a Volkswagen acertou ao apostar em robustez e híbrido para entrar na briga com Toro e Rampage? Compraria essa picape se o preço for competitivo? Deixe sua opinião nos comentários.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fonte
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x