A Firjan prevê o recebimento até 2030, de 57 novas plataformas e aumento na demanda de embarcações de apoio
Ontem, a Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, lançou em um evento que ocorreu de forma on-line, um novo documento sobre o Programa Naval do Rio de Janeiro, que projeta que o Brasil receberá 57 novas plataformas até 2030. Como consequência, diversas embarcações de apoio serão necessárias para dar suporte nas operações de exploração e produção.
Confira ainda outras notícias do dia:
- Petrobras prorroga as inscrições para concorrer as 236 vagas em seu Programa Jovem Aprendiz
- Multinacional de óleo e gás Oceaneering recebe currículo em Macaé, Niterói e Rio de Janeiro para vagas de nível técnico e superior
- Turbina Gigante de 352 toneladas chega ao Complexo Termoelétrico Eneva em Santo Antônio dos Lopes
- Posto de recarga rápida para veículos elétricos é inaugurado pela Neoenergia no Nordeste
A Firjan disse que “não houve grandes oportunidades para reverter a crise de confiança, que ainda permanece, fazendo com que contratos para novos FPSOs continuassem a ser direcionados para a China”, ao relatar sobre as projeções sobre as plataformas, que também foram atingidas pela pandemia da Covid-19.
Demanda por embarcação de apoio e sondas de perfuração:
O documento da federação abrange também a área de defesa nacional, que vai gerar grande demanda naval para a Marinha, e prevê diversos contratos, com destaque para o navio de apoio antártico atualmente em licitação. Essas oportunidades podem trazer novos negócios para estaleiros e cadeias de abastecimento no Rio de Janeiro e no Brasil.
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- Rodovia de R$ 3 bilhões conecta Caraguatatuba a São Sebastião em 18 minutos e promete transformar a mobilidade no litoral paulista
- Fim da apreensão em blitz: veículos irregulares agora têm nova chance, mas há um porém!
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
O relatório também analisou outras áreas de atividades muito importantes, como o descomissionamento e desmontagem de plataformas e navios. De acordo com o documento, mais de 100 plataformas de petróleo serão desativadas, com um tamanho de mercado de aproximadamente 90 bilhões de reais.
O documento sobre o Programa Naval do Rio de Janeiro, pode ser acessado por esse link, que redireciona ao site da Firjan, que também mostram os dados do estudo.