Fiat aposta no motor do Cronos para dar novo fôlego ao Fiorino 2025 — até 107 cv de potência e 720 km de autonomia
A Fiat atualizou o veterano Fiorino para a linha 2025, e a principal novidade está debaixo do capô. O furgão compacto — muito usado por empreendedores, entregadores e frotistas — deixou para trás o motor 1.4 Fire EVO e agora passa a ser equipado com o mais moderno 1.3 Firefly, o mesmo propulsor que já equipa modelos como o Fiat Argo, Cronos e a Strada.
Além do novo conjunto mecânico, o Fiorino 2025 também ganhou melhorias em eficiência energética e alguns retoques no pacote de equipamentos, sem alterar sua proposta robusta e funcional.
Novo motor 1.3 Firefly traz mais eficiência e desempenho
O motor 1.3 Firefly, de quatro cilindros e 8 válvulas, entrega até 107 cv de potência com etanol e 98 cv com gasolina, além de torque máximo de 13,6 kgfm com etanol e 13,1 kgfm com gasolina. O câmbio continua sendo o manual de cinco marchas, mas a resposta ao volante ficou mais refinada graças à entrega mais linear do novo motor.
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
-
Fiat Argo 1.0 é simples, econômico e fácil de dirigir: ideal para quem está tirando a CNH?
-
Veja quanto você vai pagar por um Jeep Renegade financiado em 60 vezes
Na prática, a substituição do antigo Fire EVO pelo Firefly garantiu ganhos perceptíveis no consumo urbano. Segundo dados oficiais, o Fiorino 2025 faz 8,7 km/l com etanol na cidade, contra os 8,1 km/l do modelo anterior. No caso da gasolina, o número sobe para 12,4 km/l, ante os 11,7 km/l da geração anterior — uma melhoria que faz diferença para quem roda bastante todos os dias.
Mais tecnologia embarcada e conforto para o dia a dia
Outra novidade é que o Fiorino 2025 agora conta com direção elétrica de série, o que torna as manobras em baixa velocidade muito mais leves, especialmente em áreas urbanas. O modelo também recebeu monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e sensor de temperatura externa, recursos que antes não estavam disponíveis na versão de entrada.
No pacote de equipamentos, a Fiat manteve os itens mais importantes para o segmento, como ar-condicionado, vidros e travas elétricas, chave canivete com telecomando, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com regulagem e iluminação no porta-luvas. Há ainda alarme perimétrico, protetor de cárter, cintos com ajuste de altura e revestimento interno mais prático e resistente ao uso diário.
Segurança reforçada: controle de estabilidade e airbag duplo
A segurança também foi beneficiada na nova linha. O Fiorino 2025 passa a oferecer controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampa, além de airbag duplo frontal, indicador de afivelamento do cinto para o motorista, controle de tração, DRL halógeno embutido nos faróis de neblina e repetidores de seta nos retrovisores externos. Com isso, o modelo atende com mais eficiência às normas de segurança e proporciona maior tranquilidade para motoristas e empresas que operam com frotas.
Preço e posicionamento no mercado
O modelo segue posicionado como uma das opções mais acessíveis entre os furgões de pequeno porte no Brasil, com preço sugerido de R$ 124.490.
Com o novo motor e as melhorias no pacote de equipamentos, a Fiat busca manter o Fiorino competitivo frente a rivais como o Renault Kangoo, que parte de cerca de R$ 155 mil, e o Peugeot Partner Rapid, vendido a partir de R$ 129 mil, ambos com propostas semelhantes para o público profissional.
Mesmo com décadas de estrada, o Fiorino segue como uma das escolhas favoritas de quem precisa de um veículo para trabalho, sobretudo nas entregas urbanas. Com manutenção simples, ampla rede de assistência técnica e boa capacidade de carga, ele continua sendo um trunfo importante no portfólio da Fiat — agora com mais eficiência e tecnologia.