Em 2018, a ideia de um túnel ferroviário submarino ligando Dubai a Mumbai foi apresentada pela primeira vez durante o Conclave Índia-EAU em Abu Dhabi. Abdullah Ali, diretor-gerente do National Advisor Bureau Limited, revelou os planos para conectar Dubai a Mumbai por meio de trens flutuantes de alta velocidade.
Atualmente, o voo de Mumbai para Dubai leva pouco mais de 3 horas, sem contar os procedimentos aeroportuários. Com o novo túnel, espera-se reduzir pelo menos 1 hora de viagem, com trens viajando a até 1.000 km/h. Além de transportar passageiros, o túnel facilitará o comércio entre os dois países, permitindo a exportação de petróleo e gás dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para a Índia e a importação de água doce do rio Narmada para os EAU.
O plano é instalar dois enormes tubos de concreto curvados no Mar Arábico. Esses tubos flutuantes serão totalmente à prova d’água e ancorados por pontões industriais para estabilidade. Além dos trilhos, os tubos conterão dutos para transporte de gás, petróleo e água entre Dubai e Mumbai. A ideia inclui janelas transparentes para que os passageiros possam apreciar a vista submarina.
Os trens maglev usam eletroímãs para elevar o trem do trilho e propulsioná-lo para frente
Dentro dos tubos, os trens operarão em um vácuo completo para reduzir a resistência do ar, utilizando tecnologia de levitação magnética (maglev). Os trens maglev usam eletroímãs para elevar o trem do trilho e propulsioná-lo para frente, alcançando velocidades de até 600 km/h de forma teórica. Se isso será possível na prática, ainda é incerto.
-
Obras brasileiras desperdiçam até 20% do cimento por falta de controle técnico, elevando custos e comprometendo orçamentos familiares
-
Essa é a ponte “colossal” mais aguardada do Brasil: Ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km sobre o mar, vai custar R$ 10 bilhões e promete transformar a mobilidade da Bahia e mudar a economia do Nordeste, confira a situação das obras
-
Novo porto no Brasil promete receber navios que hoje evitam o país, veja o que mudou
-
Começou a obra de R$10 bilhões que vai mudar o norte do Brasil para sempre: conheça a nova BR-364
Embora seja uma ideia fascinante, não será o primeiro túnel ferroviário submarino do mundo. O Túnel da Mancha, que conecta o Reino Unido à França, está em operação desde 1994. No entanto, o túnel Dubai-Mumbai será único por oferecer vistas subaquáticas através de janelas transparentes. A construção do túnel será um desafio técnico e exigirá um investimento de bilhões de dólares.
Para manter sua posição de liderança em inovação e infraestrutura, Dubai está acelerando os esforços para realizar este projeto ferroviário submarino
Dubai enfrenta concorrência de projetos ambiciosos na região, especialmente da Arábia Saudita, que está desenvolvendo a cidade linear Neom. Para manter sua posição de liderança em inovação e infraestrutura, Dubai está acelerando os esforços para realizar este projeto ferroviário submarino.
Se o projeto se concretizar, os viajantes entre Mumbai e Dubai terão uma nova opção de transporte, além dos voos. Este túnel ferroviário submarino será um marco histórico e pode inspirar projetos semelhantes em outras partes do mundo.