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Novo motor elétrico promete não utilizar imãs para tornar carros elétricos mais baratos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/01/2024 às 10:55
Atualizado em 19/01/2024 às 09:15
Fim dos ímãs Novo motor elétrico promete sacudir o mundo dos carros elétricos
Foto: Reprodução

Empresa desafia a tradição e desenvolve um novo motor elétrico sem ímãs que promete revolucionar o mercado de carros elétricos. Conheça as vantagens desse novo propulsor.

O motor elétrico é um componente fundamental que tem sido o destaque da indústria de carros elétricos. Ele desempenha um papel crucial na conversão de energia elétrica em movimento das rodas. Existem diversos tipos de motores utilizados em veículos elétricos, como os motores de indução com ímãs permanentes e os motores de relutância chaveada, cada um com suas vantagens e desvantagens em termos de eficiência, custo, peso, tamanho e desempenho. Recentemente, a ZF introduziu um motor elétrico inovador que dispensa o uso de ímãs permanentes, chamando a atenção da indústria.

Novo motor sem ímãs da ZF é um forte concorrente dos motores convencionais

De acordo com a ZF, esta variante mais desenvolvida de um motor síncrono excitado externamente (FSM) é uma alternativa às chamadas máquinas síncronas de ímã permanente (PSM). Estes últimos são atualmente os motores mais utilizados em carros elétricos, mas são baseados em ímãs que exigem terras raras para produzir.

Com seu novo motor elétrico sem ímãs, chamado de I 2 SM, a ZF quer tornar os propulsores elétricos extremamente sustentáveis na produção e altamente potentes e eficientes na operação. Empresas globais estão se dedicando intensamente a desenvolver motores elétricos inovadores sem ímãs. Devido a esse crescimento acelerado do mercado de carros elétricos, a ZF destaca-se neste campo.

Ela desenvolve abordagens únicas, integrando de forma inteligente um transmissor indutivo dentro do novo motor elétrico sem ímãs, resultando em um design compacto.

Este motor rivaliza em desempenho com os convencionais motores síncronos de ímã permanente preferidos na engenharia de carros elétricos atuais. Martin Fischer, do Conselho da ZF, afirma que sua tecnologia substitui ímãs mantendo o desempenho igual a dos motores síncronos, onde a corrente elétrica gera um campo magnético eficaz.

Motores elétricos tradicionais são prejudiciais ao meio ambiente

A principal vantagem deste novo motor elétrico sem ímãs é a eliminação de terras raras essenciais nos motores tradicionais, mas problemáticos em termos ambientais e de cadeia de suprimentos. Esses imãs, oriundos de mineração, são potencialmente danosos ao meio ambiente e trazem desafios significativos.

Motores sem ímãs tradicionais, no entanto, incorporam elementos como anéis ou escovas deslizantes para conduzir eletricidade às bobinas, o que aumenta tamanho, peso e atrito, além de potencial desgaste durante o tempo. Por essas razões muitos fabricantes de carros elétricos ainda preferem motores com ímã permanente por serem menos complicados e mais eficientes.

No entanto, o desenvolvimento do novo motor elétrico sem ímãs da ZF apresenta ser uma alternativa promissora. Essas novas tecnologias podem diminuir o impacto ambiental na produção de carros elétricos e contribuir para um futuro mais sustentável na indústria.

Motores sem ímãs como este, que combinam eficiência e design compacto, são exemplos da evolução tecnológica em direção uma engenharia mais consciente e ambientalmente responsável. 

Desafios superados pela ZF na produção do motor elétrico sem ímãs

O projeto do novo motor elétrico sem ímãs enfrenta um desafio significativo, como entregar energia às partes que giram sem criar atrito, desgaste ou ruído. Uma solução eficaz é a indução. Sem contato esta técnica emprega ondas eletromagnéticas para transmitir eletricidade às bobinas no interior do motor, sem necessidade de contato físico ou componentes mecânicos. Isso elimina as limitações de escovas ou anéis que ocupam espaço e diminuem a eficiência dos propulsores.

A ZF, líder em tecnologia automotiva, criou um novo motor elétrico de indução sem contato inovador. Esse motor, chamado de motor síncrono, com excitação indutiva no rotor, tem um transmissor indutivo no eixo do rotor comparado a motores com escovas ou anéis.

Seu comprimento axial é reduzido em aproximadamente 3,5 polegadas, assim ele se encaixa onde o motor síncrono de ímã permanente caberia sem sacrificar potência ou densidade de torque. Este motor conhecido como I 2 SM supera um motor síncrono de ímã permanente (PSM) em certas situações como dirigir em alta velocidade. Ele opera mais eficientemente que o PSM, pois não tem ímãs permanentes, evitando correntes de Foucault e perda de calor. 

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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