Fim dos carros populares? Os carros populares estão prestes a desaparecer das concessionárias? O fim dos modelos mais icônicos do mercado automotivo está próximo, trazendo mudanças significativas no cenário atual. Confira os carros populares que estão deixando as concessionárias ainda em 2024
O mercado automotivo nacional passa por diversas mudanças importantes em 2024, com a descontinuação de vários veículos emblemáticos. Carros populares sumirão das concessionárias e, entre eles, estão o Chevrolet Bolt EV e o Citroën C4 Cactus, que já não estarão disponíveis em concessionárias na versão zero quilômetro.
Carros populares sumirão das concessionárias em 2024 e vários modelos estão deixando o país
Separamos a seguir os principais veículos que deixarão de ser produzidos e vendidos no Brasil, destacando suas especificações e o legado que deixam para trás. O fim dos carros populares poderá impactar os entusiastas de automóveis e o mercado de revenda.
Os carros populares sumirão das concessionárias e entre eles estão os modelos elétricos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV, que ainda estão disponíveis no site da Chevrolet Brasil, tiveram sua produção encerrada. Entretanto, uma nova versão elétrica do Equinox está prevista para substituir o Bolt. Apesar de completos, seus preços são elevados, partindo de R$ 240.150 para o Bolt EV e R$ 279.783 para o Bolt EUV.
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
O icônico Chevrolet Camaro terá sua produção finalizada, marcando o fim da sexta geração do muscle car. Embora o nome possa ser reutilizado futuramente, a versão atual SS Coupe será descontinuada, com uma edição limitada de 125 unidades sendo lançada no Brasil. O modelo é equipado com um potente motor V8 e é um símbolo de desempenho.
Fim dos carros populares da Citroën no mercado brasileiro
Desde meados de 2019, rumores afirmam o fim do Citroën C4 Cactus no Brasil, contudo, apenas em 2024 o SUV será oficialmente descontinuado. Trazendo o fim dos carros populares, apesar de ter se mantido no mercado por um tempo significativo, o projeto começa a parecer ultrapassado em relação aos concorrentes. O C4 Cactus se destacou por seu motor THP 1.6 flex turbo, que continuará a ser lembrado por sua potência e torque.
Embora a produção do Porsche Macan continue, após 2026, apenas as versões elétricas estarão disponíveis. Este SUV de entrada da Porsche conhecido como Baby Cayenne, teve um ótimo desempenho em vendas no Brasil e no mundo. Em 2023, foram vendidas 2.615 unidades no Brasil. A transição para o elétrico marca uma nova era para o modelo e para marca.
A saída de linha desses modelos no Brasil evidencia uma fase de transição no mercado automotivo, alavancada por inovações tecnológicas e demandas ambientais.
Carros populares sumirão das concessionárias?
O ano de 2024 marcará uma transição importante com o fim dos carros populares. Até o fim deste ano, o país entrará na oitava fase do programa nacional de controle de emissões de poluentes, chamado Proconve L8. Com isso, alguns fabricantes aproveitaram para fazer uma verdadeira limpa em seus catálogos de produtos.
Um exemplo é a Chevrolet, que planeja tirar cerca de seis modelos de linha em 2024 e os carros populares sumirão das concessionárias. Alguns ficarão sem substituto, enquanto outros serão trocados por elétricos. Já a Renault ceifará dois carros de seu portfólio, no esteio da chegada do Kardian. A Toyota fará o mesmo quando vier o SUV Yaris Cross.
A produção de Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 na Argentina já está encerrada. A América do Sul foi a última região no mundo a tirar a família com o Sedã e hatch médios construídos sobre a mesma plataforma Delta. Contudo, a dupla deixou o catálogo de fato no primeiro semestre deste ano, quando os estoques zerarem nas concessionárias.
A primeira picape média vendida no Brasil, apesar de quase ninguém se lembrar, é a JAC iEV330P, que teve suas vendas descontinuadas pelo grupo SHC, importador oficial da marca chinesa, ainda no primeiro semestre de 2024.