1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fim dos carros populares: 04 carros populares da Chevrolet e Citroën desaparecerão das concessionárias brasileiras em 2024, pegando consumidores de surpresa e mudando o mercado!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Fim dos carros populares: 04 carros populares da Chevrolet e Citroën desaparecerão das concessionárias brasileiras em 2024, pegando consumidores de surpresa e mudando o mercado!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/10/2024 às 07:11
Fim dos carros populares 04 carros populares da Chevrolet e Citroën desaparecerão das concessionárias brasileiras em 2024, pegando consumidores de surpresa e mudando o mercado!
Foto: Dall-e

Fim dos carros populares? Os carros populares estão prestes a desaparecer das concessionárias? O fim dos modelos mais icônicos do mercado automotivo está próximo, trazendo mudanças significativas no cenário atual. Confira os carros populares que estão deixando as concessionárias ainda em 2024

O mercado automotivo nacional passa por diversas mudanças importantes em 2024, com a descontinuação de vários veículos emblemáticos. Carros populares sumirão das concessionárias e, entre eles, estão o Chevrolet Bolt EV e o Citroën C4 Cactus, que já não estarão disponíveis em concessionárias na versão zero quilômetro.

Carros populares sumirão das concessionárias em 2024 e vários modelos estão deixando o país

Separamos a seguir os principais veículos que deixarão de ser produzidos e vendidos no Brasil, destacando suas especificações e o legado que deixam para trás. O fim dos carros populares poderá impactar os entusiastas de automóveis e o mercado de revenda.

Os carros populares sumirão das concessionárias e entre eles estão os modelos elétricos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV, que ainda estão disponíveis no site da Chevrolet Brasil, tiveram sua produção encerrada. Entretanto, uma nova versão elétrica do Equinox está prevista para substituir o Bolt. Apesar de completos, seus preços são elevados, partindo de R$ 240.150 para o Bolt EV e R$ 279.783 para o Bolt EUV.

O icônico Chevrolet Camaro terá sua produção finalizada, marcando o fim da sexta geração do muscle car. Embora o nome possa ser reutilizado futuramente, a versão atual SS Coupe será descontinuada, com uma edição limitada de 125 unidades sendo lançada no Brasil. O modelo é equipado com um potente motor V8 e é um símbolo de desempenho.

Fim dos carros populares da Citroën no mercado brasileiro

Desde meados de 2019, rumores afirmam o fim do Citroën C4 Cactus no Brasil, contudo, apenas em 2024 o SUV será oficialmente descontinuado. Trazendo o fim dos carros populares, apesar de ter se mantido no mercado por um tempo significativo, o projeto começa a parecer ultrapassado em relação aos concorrentes. O C4 Cactus se destacou por seu motor THP 1.6 flex turbo, que continuará a ser lembrado por sua potência e torque.

Embora a produção do Porsche Macan continue, após 2026, apenas as versões elétricas estarão disponíveis. Este SUV de entrada da Porsche conhecido como Baby Cayenne, teve um ótimo desempenho em vendas no Brasil e no mundo. Em 2023, foram vendidas 2.615 unidades no Brasil. A transição para o elétrico marca uma nova era para o modelo e para marca.

A saída de linha desses modelos no Brasil evidencia uma fase de transição no mercado automotivo, alavancada por inovações tecnológicas e demandas ambientais.

Carros populares sumirão das concessionárias?

O ano de 2024 marcará uma transição importante com o fim dos carros populares. Até o fim deste ano, o país entrará na oitava fase do programa nacional de controle de emissões de poluentes, chamado Proconve L8. Com isso, alguns fabricantes aproveitaram para fazer uma verdadeira limpa em seus catálogos de produtos.

Um exemplo é a Chevrolet, que planeja tirar cerca de seis modelos de linha em 2024 e os carros populares sumirão das concessionárias. Alguns ficarão sem substituto, enquanto outros serão trocados por elétricos. Já a Renault ceifará dois carros de seu portfólio, no esteio da chegada do Kardian. A Toyota fará o mesmo quando vier o SUV Yaris Cross.

A produção de Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 na Argentina já está encerrada. A América do Sul foi a última região no mundo a tirar a família com o Sedã e hatch médios construídos sobre a mesma plataforma Delta. Contudo, a dupla deixou o catálogo de fato no primeiro semestre deste ano, quando os estoques zerarem nas concessionárias.

A primeira picape média vendida no Brasil, apesar de quase ninguém se lembrar, é a JAC iEV330P, que teve suas vendas descontinuadas pelo grupo SHC, importador oficial da marca chinesa, ainda no primeiro semestre de 2024.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x