1. Início
  2. / Indústria
  3. / Fim do metrô em SP? Ricardo Nunes prepara novo sistema de transporte público revolucionário para dominar a cidade!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Fim do metrô em SP? Ricardo Nunes prepara novo sistema de transporte público revolucionário para dominar a cidade!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/09/2024 às 10:06
Fim do metrô em SP Ricardo Nunes prepara novo sistema de transporte público revolucionário para dominar a cidade!
VLT em São Paulo e ônibus elétricos em São José dos Campos – Foto da – MTED

Fim do metrô em SP? Novo VLT pode integrar o transporte público de São Paulo enquanto Ricardo Nunes busca subsídios de empresas para o projeto.

Fim do metrô em SP? O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou em 23 de agosto a lista final das empresas que apresentarão estudos para a implantação do novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital paulista. Este projeto, que promete ser uma verdadeira revolução no transporte público da cidade, visa modernizar a mobilidade urbana com um sistema de bonde moderno que atravessará a região central de São Paulo. Com esse avanço, há expectativas de que o VLT se torne uma alternativa eficiente ao metrô, trazendo mais opções de deslocamento para os paulistanos. A iniciativa também atrai grandes investimentos e pode sinalizar mudanças significativas no cenário do transporte público da maior cidade do Brasil.

Como será o novo VLT que trará fim do metrô em SP?

Foram oficializadas oito empresas e o prefeito Ricardo Nunes havia afirmado nas últimas semanas que seriam nove.

O número total era de 10 propostas, contudo houve duas desistências. Com base nestes estudos apresentados pelas oito empresas para o novo transporte público, a prefeitura lançará um edital de licitação e a concessão será por Parceria Público Privada. A prefeitura tem como meta que os bondes estejam circulando a partir de 2027 ou 2028.

O VLT do Centro de São Paulo terá duas linhas de seis quilômetros cada e 27 paradas, das quais 13 distribuídas em cada uma das direções com uma conexão.

A estimativa é que os veículos atendam às regiões do Brás, Campos Elíseos e Bom Retiro. As duas linhas do VLT devem custar entre R$ 3,5 bilhões e R$ 3,7 bilhões. O sistema deve atender a 134 mil passageiros e terá conexões com os BRTs (corredores de ônibus de alta capacidade e velocidade) que estão sendo construídos, com os ônibus comuns e com estações de metrô.

As empresas serão credenciadas para elaboração de projetos, levantamentos e estudos de viabilidade técnica, operacional, econômico-financeira e jurídico-institucional, podendo auxiliar a administração pública municipal na concepção da parceria com o setor privado para a concepção, implantação, operação e manutenção de serviço do transporte público urbano em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Região Central do Município de São Paulo, podendo trazer o fim do metrô em SP.

VLT deve entrar no transporte público de SP já em 2028

Entre as empresas por trás do projeto estão a Modera Engenharia LTDA, Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A, Global Ace Participações e Investimentos, Garín Partners, Benvenuto Engenharia S/S LTDA, Consórcio SAM VLT, Ernst & Young Assessoria Empresarial e Andrade Gutierrez Construções e Serviços S/A.

Entre as empresas que desistiram estão a Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente Ltda, Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas Ltda. A prefeitura tem como meta que os bondes estejam circulando a partir de 2027 ou 2028.

É válido destacar que o Prefeito Ricardo Nunes assinou no dia 25 de janeiro de 2024, aniversário da cidade, o lançamento da PMI e de uma consulta pública para implantação do primeiro sistema de VLT na cidade.

Ricardo Nunes busca subsídios para viabilizar a estruturação do VLT

A prefeitura espera receber dos interessados em participar do PMI, além de estudos, diagnósticos de cenários e levantamentos de viabilidade operacional e econômico-financeira. O objetivo é auxiliar a Administração Pública Municipal na concepção de parceria com o setor privado para o projeto de implantação e Operação do VLT sobre trilhos na região central.

Ricardo Nunes afirma que diferentes entes federativos brasileiros optaram pela realização de procedimentos de manifestação de interesse (PMI) para colher subsídios destinados a viabilizar a estruturação de projetos. São citados os casos do Município do Rio de Janeiro, dos Estados de Alagoas e Ceará e, mais recentemente, do Distrito Federal.

Após o credenciamento dos interessados, a Comissão Especial de Avaliação (CEA) procederá à análise da documentação. Serão credenciadas todas as interessadas que apresentarem os documentos de credenciamento em conformidade com o exigido no edital.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x