Tecnologia revolucionária substitui GPS na aviação por câmeras neuromórficas que mapeiam o terreno. Descubra como o futuro da navegação aérea está sendo transformado
A dependência do GPS na aviação moderna é evidente, mas há muitos pontos que precisam ser melhorados. Para solucionar essas limitações, uma inovação surpreendente surge no horizonte: uma navegação baseada na “impressão digital” do terreno. Explicaremos abaixo como essa nova tecnologia funciona.
Desenvolvida em parceria pela australiana Advanced Navigation e o fabricante europeu de mísseis MBDA, essa tecnologia promete revolucionar a forma como as aeronaves localizam sua posição durante o voo.
O sistema substitui os receptores de GPS por uma câmera neuromórfica externa para o solo.
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Essa câmera, também chamada de câmera de eventos, reage de forma independente de alterações de brilho, capturando detalhes do terreno com extrema precisão, mesmo em condições de baixa luminosidade.
Como funciona a impressão digital do terreno
Enquanto a aeronave sobrevoa a área, a câmera mapeia o terreno e cruza essas informações com um banco de dados global. Esse banco contém “impressões digitais” armazenadas, geradas a partir de imagens fornecidas por fontes como NASA, NOAA e Google Earth.
O uso exclusivo de contrastes de claro e escuro permite alta compactação de dados, tornando o sistema eficiente em termos de memória e processamento.
Uma tecnologia que não depende de inteligência artificial, o que facilita sua integração e reduz custos. Além disso, o sistema pode operar mesmo em cenários desafiadores, como terrenos cobertos de neve ou à noite, graças à câmera avançada NILEQ, projetada pela MBDA.
“Em um mundo cada vez mais incerto, os setores comercial e militar não podem mais depender apenas do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) para operações de voo. Há uma necessidade urgente de auxílio adicional à navegação para suplementar a navegação inercial da plataforma e os sistemas de receptores GNSS“, disse o CEO da Advanced Navigation, Chris Shaw.
Limitações e soluções alternativas
Em situações onde o terreno é homogêneo – como lagos ou densas camadas de nuvens – a tecnologia usa o sistema ativo do INS (Sistema de Navegação Inercial).
A tecnologia garante a posição do avião com base em sua última localização confirmada, garantindo precisão até que o reconhecimento do terreno seja retomado.
No entanto, viagens prolongadas sobre oceanos ou áreas completamente nubladas representam desafios que ainda estão em análise.
O futuro da aviação
Uma demonstração da tecnologia está programada para o próximo ano na Austrália, com previsão de lançamento comercial em seguida.
Essa inovação não apenas oferece uma solução robusta contra interferências no GPS, mas também reforça a segurança e a confiabilidade da navegação aérea global.
A transição para a navegação baseada no terreno é um marco importante, trazendo maior resiliência para uma indústria que busca superar constantemente os desafios tecnológicos e naturais. A era do GPS intocável pode estar chegando ao fim.
Acredito que talvez daqui uns 20 anos,se tudo der certo será usada.
Hehehe, se o Putin fizer uma cidade de papelão no formato de Brasília, o piloto de um caça não ataca… hehehe maravilha.
Creio que ainda se tenha que aperfeiçoar isso para as garantias que são necessárias na aviação. Servirá como backup ao GPS que já provou e confirmou a sua fiabilidade. As aproximações com fraca visibilidade e em condições de tempo adversas devem ser muito bem ponderadas com garantias de 99,9%.