Modelo da Chevrolet sai de linha e decreta o fim dos hatchbacks médios no Brasil. Com apenas quatro unidades restantes, a categoria agora é dominada por modelos de luxo e SUVs. Qual será o futuro dos carros acessíveis no país?
Adeus ao ícone dos hatchbacks médios: A Chevrolet anunciou o fim da produção de um de seus principais modelos, marcando o fim de uma era para os amantes de carros no Brasil.
O mercado brasileiro se despede de um dos modelos mais icônicos da última década, deixando um vazio que será sentido por muitos. Mas o que levou a esse desfecho inesperado?
Chevrolet Cruze Sport6: Despedida Oficializada
A General Motors confirmou que a produção do Chevrolet Cruze Sport6 chegou ao fim, deixando os consumidores brasileiros sem opções de hatches médios acessíveis.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
Quando as últimas quatro unidades do modelo forem vendidas, a categoria de hatchbacks médios estará restrita a carros de luxo, como Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A, ou esportivos, como Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.
Razões por Trás do Fim do Cruze Sport6
A decisão de encerrar a produção do Cruze Sport6 foi influenciada pela queda nas vendas e pela preferência do público por SUVs. Em 2022, apenas 433 unidades do hatch foram emplacadas, uma queda significativa em comparação aos anos anteriores. Em 2021, foram 1.398 unidades vendidas, e em 2020, 1.733.
O fim da produção do Cruze na Argentina no ano passado, para expandir a fabricação do SUV Tracker, também contribuiu para essa decisão. De acordo com o site da Chevrolet, restam apenas quatro unidades do Cruze Sport6 em estoque no Brasil, todas vendidas pelo preço de tabela de R$ 169.670.
Especificações e Últimos Modelos
O Cruze Sport6 é equipado com um motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, além de um câmbio automático de seis marchas. A última versão disponível é a RS, com visual esportivo e pacote fixo de equipamentos, incluindo seis airbags, rodas de 17 polegadas, teto solar e central multimídia com internet integrada e Wi-Fi.
Das quatro unidades restantes, duas estão em Curitiba (uma branca e uma preta), e duas no Rio Grande do Sul (ambas vermelhas, uma em Encantado e outra em Porto Alegre). Os preços variam, com o modelo preto de Curitiba sendo o único no valor de tabela (R$ 169.670), enquanto os outros estão um pouco mais caros.
Histórico e Impacto no Mercado
O Chevrolet Cruze foi lançado no Brasil em 2012, substituindo o Vectra GT. Inicialmente, vinha com um motor 1.8 de 144 cv, atualizado em 2017 para o motor 1.4 turbo de 153 cv. Desde seu lançamento, o Cruze ganhou muitos admiradores, tornando-se um dos carros preferidos dos brasileiros.
Fim de uma Era para os Hatchbacks Médios
A saída do Cruze Sport6 do mercado deixa um vazio significativo na categoria de hatchbacks médios acessíveis no Brasil.
A decisão reflete uma tendência global, onde os SUVs têm dominado as preferências dos consumidores. Marcas como Volkswagen, Ford e Fiat já retiraram modelos como Golf, Focus e Bravo do mercado brasileiro, seguindo o mesmo caminho.
Com a extinção do Cruze Sport6, os consumidores brasileiros se perguntam: Será que algum dia veremos o retorno dos hatchbacks médios acessíveis no Brasil?
Infelizmente essa moda de SUVs criou um abismo. Ou temos carros populares ou esses trambolhos que acabam dando mais lucro às montadoras por menos ou mesmo conteúdo. Tive 4 desses e era um veículo ótimo de dirigir. A Tracker, versão SUV do Cruze nem chega aos pés dele. A R$169 mil não dá pra dizer que é um hatch acessível mas valia, especialmente na versão completa. E não, não há volta. Os elétricos viraram a nova moda.
Eu só posso dizer uma coisa, ja comprei o meu e só tenho sorrisos com esse carro, manutenção tranquila, espaço interno bom, dando **** nos SUV de shopping gastando muito menos gasolina e com rodagem mais segura.
Rapaz, tracker não é versão SUV do cruze não, pelo menos não essa atual, entra em um onix e depois entra numa tracker pra você ver. A versão SUV do cruze é a equinox.