Modelo da Chevrolet sai de linha e decreta o fim dos hatchbacks médios no Brasil. Com apenas quatro unidades restantes, a categoria agora é dominada por modelos de luxo e SUVs. Qual será o futuro dos carros acessíveis no país?
Adeus ao ícone dos hatchbacks médios: A Chevrolet anunciou o fim da produção de um de seus principais modelos, marcando o fim de uma era para os amantes de carros no Brasil.
O mercado brasileiro se despede de um dos modelos mais icônicos da última década, deixando um vazio que será sentido por muitos. Mas o que levou a esse desfecho inesperado?
Chevrolet Cruze Sport6: Despedida Oficializada
A General Motors confirmou que a produção do Chevrolet Cruze Sport6 chegou ao fim, deixando os consumidores brasileiros sem opções de hatches médios acessíveis.
-
5 SUVs que custam menos de 130 mil e fazem mais de 12 km/l para você considerar como opção de compra
-
O carro de soja que Henry Ford criou em 1941: feito com plástico vegetal de soja, trigo e cânhamo, o protótipo leve e resistente nasceu como resposta à escassez de aço durante a guerra
-
5 erros que afetam diretamente o tempo de vida da bateria do seu carro e podem fazer você gastar dinheiro mais cedo: veja como evitar cada um deles
-
Nova JH150 chega ao mercado com preço equivalente a R$ 13.676,60 com promessa de ser a moto ideal para mototaxistas e entregadores, mas há um porém: está disponível apenas na China por enquanto
Quando as últimas quatro unidades do modelo forem vendidas, a categoria de hatchbacks médios estará restrita a carros de luxo, como Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A, ou esportivos, como Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.
Razões por Trás do Fim do Cruze Sport6
A decisão de encerrar a produção do Cruze Sport6 foi influenciada pela queda nas vendas e pela preferência do público por SUVs. Em 2022, apenas 433 unidades do hatch foram emplacadas, uma queda significativa em comparação aos anos anteriores. Em 2021, foram 1.398 unidades vendidas, e em 2020, 1.733.
O fim da produção do Cruze na Argentina no ano passado, para expandir a fabricação do SUV Tracker, também contribuiu para essa decisão. De acordo com o site da Chevrolet, restam apenas quatro unidades do Cruze Sport6 em estoque no Brasil, todas vendidas pelo preço de tabela de R$ 169.670.
Especificações e Últimos Modelos
O Cruze Sport6 é equipado com um motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, além de um câmbio automático de seis marchas. A última versão disponível é a RS, com visual esportivo e pacote fixo de equipamentos, incluindo seis airbags, rodas de 17 polegadas, teto solar e central multimídia com internet integrada e Wi-Fi.
Das quatro unidades restantes, duas estão em Curitiba (uma branca e uma preta), e duas no Rio Grande do Sul (ambas vermelhas, uma em Encantado e outra em Porto Alegre). Os preços variam, com o modelo preto de Curitiba sendo o único no valor de tabela (R$ 169.670), enquanto os outros estão um pouco mais caros.
Histórico e Impacto no Mercado
O Chevrolet Cruze foi lançado no Brasil em 2012, substituindo o Vectra GT. Inicialmente, vinha com um motor 1.8 de 144 cv, atualizado em 2017 para o motor 1.4 turbo de 153 cv. Desde seu lançamento, o Cruze ganhou muitos admiradores, tornando-se um dos carros preferidos dos brasileiros.
Fim de uma Era para os Hatchbacks Médios
A saída do Cruze Sport6 do mercado deixa um vazio significativo na categoria de hatchbacks médios acessíveis no Brasil.
A decisão reflete uma tendência global, onde os SUVs têm dominado as preferências dos consumidores. Marcas como Volkswagen, Ford e Fiat já retiraram modelos como Golf, Focus e Bravo do mercado brasileiro, seguindo o mesmo caminho.
Com a extinção do Cruze Sport6, os consumidores brasileiros se perguntam: Será que algum dia veremos o retorno dos hatchbacks médios acessíveis no Brasil?
Chevrolet, tragam o Malibu!
Parabéns Chevrolet …. por enviar clientes ao Corolla (sedan)
Eu só posso dizer uma coisa, ja comprei o meu e só tenho sorrisos com esse carro, manutenção tranquila, espaço interno bom, dando **** nos SUV de shopping gastando muito menos gasolina e com rodagem mais segura.