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Fim de uma era: Chevrolet anuncia adeus a um carro popular em 2024, encerrando mais de 60 anos de história no mercado automotivo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/11/2024 às 10:20
Fim de uma era Chevrolet anuncia adeus ao carro popular em 2024, encerrando mais de 60 anos de história no mercado automotivo
Foto: Dall-e/Carro popular da Chevrolet

Adeus ao Chevrolet Malibu? O icônico modelo da Chevrolet, que conquistou gerações ao longo de mais de seis décadas, está prestes a deixar as concessionárias em um país. Descubra os motivos por trás do fim de produção deste clássico que marcou história no mercado automotivo.

Fim do Chevrolet Malibu? A Chevrolet, sem dúvidas, é uma das maiores marcas de carros do mundo inteiro. Contudo, a empresa surpreendeu a todos quando decidiu dar um adeus em um carro popular com mais de 60 anos de história. Trata-se do Chevrolet Malibu, sedã que teve sua última unidade produzida no dia 4 de novembro, saindo de linha nos Estados Unidos.

O fim do Chevrolet Malibu é um movimento da General Motors cheio de significado, visto que encerrará a produção de um sedã tradicional por falta de interesse dos consumidores. Os motoristas do país optam pelos SUVs e se afastam dos sedãs compactos e hatchbacks há anos. Os dois rivais da marca em Detroit, a Stellantis e a Ford Motor, também reduziram muito sua lista de carros nos Estados Unidos.

O Chevrolet Malibu não muda de geração desde 2015 e sua última atualização visual aconteceu em 2019. O carro popular da Chevrolet não terá um substituto direto e os 1.700 empregados da fábrica serão dispensados.

Na verdade, a unidade de Fairfax, no Kansas, receberá uma atualização para fabricar a segunda geração do Chevrolet Bolt. Dessa vez, o modelo terá como base a plataforma Ultium e promete se tornar um dos carros elétricos mais baratos dos Estados Unidos.

A fábrica receberá um investimento de 390 milhões de dólares e permitirá que o novo Bolt seja produzido na mesma linha que fabrica o Cadillac XT4, o menor SUV da Cadillac. Para isso, porém, a unidade ficará paralisada até o começo de 2025 para receber novo maquinário.

Entenda a estratégia da marca com o fim do Chevrolet Malibu

A GM, com o fim do carro popular da Chevrolet, agora segue o mesmo caminho decidido pela Ford, onde sedãs não acabam mais oferecidos ao público, que cresce seu interesse ao redor de SUVs e picapes, por exemplo.

O Chevrolet Malibu é um dos modelos da Chevrolet de maior tempo em produção, famoso desde o século passado, e que teve até uma breve passagem pelo Brasil, contudo.

Atualmente, poucas marcas ainda persistem na venda de sedãs ao público americano, como as japonesas Nissan, Toyota e Honda, por exemplo. Nem mesmo veículos de serviço como táxis e viaturas policiais utilizam sedãs por lá. Uma tendência que continua crescendo, e reduz ainda mais o espaço e oferta desse tipo de carroceria.

Vale lembrar que as marcas ainda vende centenas de milhares de sedãs e compactos todos os anos, mas muito menos do que nas décadas anteriores, quando o Toyota Camry e o Honda Accord estavam entre os mais populares dos EUA. 

Seja como for, em relação à fábrica do Chevrolet Malibu, as demissões em Fairfax acontecerão gradualmente até 12 de janeiro do próximo ano, quando a planta ficará fechada até meados de 2025.

O Chevrolet Malibu foi lançado em 1964 para ser um sedã familiar de luxo. Quatro anos depois, a GM adicionou uma versão esportiva e de alto desempenho, o Malibu SS.

A GM parou de produzir o Malibu em 1983, quando foi forçada a reduzir seu tamanho devido à crescente concorrência estrangeira. Ela reintroduziu o modelo em 1997, mas ele quase sempre ficou atrás do Camry e do Accord em vendas.

Desde sua introdução, a GM vendeu mais de 10 milhões de Malibus. Mas as vendas caíram nos últimos anos. Em 2023, a marca vendeu 130 mil deles e as entregas caíram 47% nos últimos três meses do ano. Uma década antes, a marca normalmente vendia cerca de 200 mil unidades do Malibu por ano.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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