Nova picape RAM pode chegar em breve para revolucionar o segmento de minivans: Modelo de sete lugares é patenteado e conceito divulgado pela marca.
Seja por sua esportividade, utilidade prática ou combinação de ambas, as picapes se apresentam como ótimas substitutas contra os sedans e SUVs. Agora, as caminhonetes também querem “roubar” o lugar das minivans, pelo menos esse é o objetivo da nova picape RAM.
Entenda o objetivo da nova picape de sete lugares
Acontece que, recentemente, a montadora norte-americana RAM registrou uma patente que pode indicar a produção futura de uma picape de três fileiras de assentos. A documentação da nova picape RAM foi publicada no registro oficial de patentes dos EUA e mostra uma espécie de bancos removíveis na parte de trás do veículo.
Vale mencionar que esta não é a primeira vez que a marca dá indícios sobre uma picape de sete lugares. Ainda no último ano, a empresa apresentou o conceito RAM 1500 Revolution BEV Concept, o qual contava com um par de cadeiras deslocáveis muito parecidas com a patente em questão, que pode acabar com as vendas das minivans. Desta forma, ao que tudo indica, a marca não quer deixar a ideia como apenas um conceito e planeja levar a ideia adiante, tornando-a uma realidade dentro de suas picapes.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
As imagens publicadas mostram assentos compactos quase estreitos, e com funcionalidades versáteis. Ao que parece, os itens podem ser removidos da parte interna do veículo, e assim liberar mais espaço dentro da caminhonete. Além disso, ao serem removidos, os bancos têm a capacidade de serem fixados tanto na caçamba como em certas partes da carroceria da picape.
O que é necessário para a nova picape RAM sair do papel?
Porém, para a sorte das minivans, é importante mencionar que a terceira fileira de assentos parece ser ainda uma realidade distante. Isso porque o próximo lançamento da marca, a Ram 1500 REV, não tem o espaço extra em seu interior para as cadeiras adicionais, como o mostrado na patente.
Desta forma, para que a nova picape de sete lugares se torne uma realidade, a montadora teria que fabricar um projeto com uma cabine maior ou com uma segunda fileira de bancos colocada mais à frente. Desta forma, seria “aberto” o espaço necessário para a terceira fileira.
Também é válido ressaltar que, por mais animadora que a nova picape RAM pareça, o fato de ter sido patenteada não garante que ela se tornará realidade. Muitos itens registrados nunca chegam a ver a luz do dia. No entanto, considerando que a RAM já patenteou e apresentou esse conceito anteriormente, parece que a marca está determinada a produzir uma picape de sete lugares capaz de competir diretamente com as minivans.
BYD deseja ressuscitar o mercado de minivans?
Embora a nova picape RAM possa acabar com as minivans, a BYD está disposta a ressuscitar o segmento esquecido no Brasil. Com um toque de luxo, a proposta da BYD traz um veículo com mais de 5 metros de comprimento e mais de 3 de entre-eixos. Ou seja, um verdadeiro “carrão”.
O nome do modelo é Denza Z9 GT. Aliás, a Denza é uma marca na qual a Greentech detém 90%. Os outros 10% são da Mercedes, e só por isso já podemos imaginar o que está por vir. O modelo conta com motor a combustão Xiaoyun 1.5 turbo, ciclo Miller, com quatro cilindros, injeção direta e 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque, motor elétrico de 231 cv de potência e 34,6 kgfm de torque. A potência combinada é de 300 cv e 58,2 kgfm de torque.