De acordo com a associação do setor, Anatrip, a decisão terá um impacto significativo na recuperação financeira das empresas no período pós pandemia, trazendo graves consequências para o setor.
O representante do Anatrip também afirma que o desgaste político resultante do aumento das tarifas de transporte público pode tornar mais difícil para as empresas transferirem os custos da desoneração. ‘Isso pode ter um impacto negativo na estabilidade financeira do setor de transporte, podendo até mesmo resultar em dificuldades para as empresas cumprirem suas obrigações trabalhistas’, diz Oliveira.
Segundo Oliveira, a determinação terá consequências na recuperação financeira das empresas após a pandemia. ‘Estamos retornando aos níveis de passageiros de 2019 e caminhando para recuperar a capacidade de investimento das empresas, um aumento de custos irá reverter esse movimento positivo’, explica. O executivo acredita que a transferência do aumento das despesas para a tarifa terá um impacto que vai além das empresas de transporte. ‘A população de baixa renda será afetada pelo aumento da tarifa, e as empresas que pagam vale-transporte terão um aumento nos gastos’.
Essa decisão afetará não apenas as empresas de transporte, mas também a população em geral e as empresas que oferecem vale-transporte.
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Fim da desoneração da folha de pagamento preocupa setor de transporte urbano
O término da desoneração da folha de pagamento no setor de transporte urbano pode ter um impacto significativo na inflação, aumentando em 0,2 ponto porcentual, de acordo com estimativas da Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiro (Anatrip). O secretário-executivo da Anatrip, Gabriel Oliveira, explica que “a reoneração resultará em aumento de custos que será repassado para a tarifa dos passageiros”. Segundo ele, “o veto presidencial vai na direção oposta das medidas do governo para controlar a inflação”.
No dia 24 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o PL 334/2023, que prorroga, por mais quatro anos, a chamada desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia, incluindo transporte rodoviário e metroviário de passageiros. De acordo com estimativas do setor de transporte urbano, a reoneração deve resultar em um aumento de 6,78% nos custos totais do serviço e, como resultado, um reajuste médio das tarifas para o passageiro de até R$ 0,31.
Fonte: InfoMoney