Florianópolis recebe evento nacional com foco em novas tecnologias, sustentabilidade e articulação entre indústria, startups e governo
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) será sede do Enacoop 2025, o Encontro Nacional das Coordenadoras dos Programas Prioritários do Mover.
O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, na capital catarinense, reunindo os principais nomes da mobilidade sustentável.
Também estarão presentes especialistas em inovação tecnológica voltada à cadeia automotiva brasileira.
Programação destaca tecnologia, sustentabilidade e parcerias
Durante os dois dias de programação, os participantes terão acesso a painéis técnicos, exposições de projetos inovadores e sessões de networking estratégicas.
O evento busca fortalecer parcerias e acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas emergentes, com foco na mobilidade verde e na logística nacional.
Com isso, pretende-se aproximar ainda mais a indústria dos desafios e oportunidades da transição energética e digital.
A participação de empresas como Zen, Tupy, WEG, Rudolph e Schulz amplia o alcance das discussões.
Isso promove o intercâmbio direto entre o setor produtivo, órgãos públicos, startups, ICTs e entidades de pesquisa.
A organização está a cargo da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).
Essa entidade é uma das coordenadoras do Programa Mover, com apoio da Fiesc, da AEA, da Anfavea e do Sindipeças.
-
Jetta GLI renovado chega ao Brasil com 230 cv, câmbio DSG e novo visual para encarar Honda Civic Si, Toyota Corolla e até BMW 320i
-
Toyota, Fiat, Hyundai e até Caoa Chery: quer vender rápido e sem prejuízo? Estes são os 10 seminovos mais procurados do país, com margem acima de 10% e giro abaixo de 40 dias
-
Os quatro carros confiáveis que todo brasileiro sonha em ter e que desafiam rivais em durabilidade, liquidez e custo de manutenção
-
Honda apresenta duas novas versões da CG e investe em Start, Cargo e Fan com tanque redesenhado e painel digital atualizado
Mover promove transição verde e modernização automotiva
O Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) é uma iniciativa do governo federal, lançada em 2023.
Ele é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Também participam os ministérios da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O principal objetivo do programa é promover a sustentabilidade da frota automotiva nacional.
Além disso, busca estimular o avanço de tecnologias limpas e digitais em todo o ecossistema da mobilidade.
O Enacoop 2025 será um marco para consolidar as ações coordenadas por entidades como SENAI, Finep, Fundep e BNDES.
Essas instituições atuam como articuladoras dos programas prioritários do Mover.
A Fiesc reforça seu papel regional como ponte entre a indústria catarinense e os grandes temas da competitividade.
Também promove o alinhamento com a inovação e a sustentabilidade.
Indústria e inovação unidas pelo futuro da mobilidade
Segundo Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, a realização do evento reforça, portanto, a importância de aproximar a indústria das soluções tecnológicas sustentáveis.
A federação, além disso, contribui diretamente para a disseminação de boas práticas em toda a cadeia produtiva.
Por conseguinte, promove o debate entre pesquisa aplicada, política industrial e novos modelos de negócio voltados para inovação e competitividade.
A integração entre startups, empresas consolidadas, centros de pesquisa e gestores públicos cria, desse modo, um ambiente dinâmico e colaborativo.
Esse ambiente, portanto, tem potencial de impactar positivamente todo o setor automotivo, tanto em eficiência quanto em sustentabilidade.
A programação, além de tudo, garante espaço para trocas diretas entre os participantes, fortalecendo o diálogo setorial.
Isso, por fim, impulsiona ações colaborativas e soluções aplicáveis em curto e médio prazo, sobretudo com foco em inovação industrial.
Santa Catarina como polo estratégico da mobilidade limpa
Santa Catarina, além de referência na indústria metalmecânica e eletroeletrônica, também se destaca como um polo estratégico para a transição ecológica no setor de transportes.
Por isso, ao reunir líderes de diferentes segmentos no Enacoop 2025, a Fiesc reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a inovação industrial.
Além disso, o evento promove a colaboração entre setores e a construção de um futuro mais limpo, conectado e eficiente para a mobilidade nacional.
Segundo a Embrapii, os resultados esperados incluem novas parcerias, bem como avanços concretos na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade nos transportes.
Além de tudo, espera-se incentivo ao uso de tecnologias com menor impacto ambiental, o que fortalece práticas mais verdes no cenário industrial brasileiro.
Dessa forma, em um contexto global cada vez mais exigente, o evento representa um passo decisivo rumo a uma mobilidade mais inteligente, verde e integrada.