1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fiat UNO vai realmente retornar? Carro popular amado pelos brasileiros é o novo terror das grandes montadoras na indústria automotiva
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Fiat UNO vai realmente retornar? Carro popular amado pelos brasileiros é o novo terror das grandes montadoras na indústria automotiva

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/03/2024 às 21:39
Atualizado em 27/03/2024 às 21:27

A Fiat sem dúvidas vem se destacando na indústria automotiva. A marca inclusive cravou uma grande notícia recentemente quando anunciou o retorno do Fiat Uno, um dos carros populares mais queridos no mercado e que agora promete ser o terror da concorrência.

O retorno do Fiat Uno em 2024, agora como Fiat Panda, chegou como uma grande notícia aos fãs da marca. O modelo, que é um carro popular muito querido no Brasil, havia sido descontinuado em 2022, deixando diversos motoristas entristecidos. Contudo, agora sob a nova nomenclatura, promete arrasar com os seus rivais no mercado.

O CEO da marca, Oliver François, anunciou que a partir deste ano, todos os lançamentos da Fiat na Indústria Automotiva Europeia serão totalmente elétricos, incluindo o novo Fiat Uno. O modelo não será apenas uma reedição do Uno, ele virá com uma transformação visual e estrutural significativa. 

Usando a plataforma CMP, compartilhada com a próxima versão do Citroën C3, terá uma base sólida para esta nova fase. Com opções de motores elétricos, o novo carro popular Fiat uno apresentará modelos com 82 cavalos e outros mais potentes com 109 cv, garantindo desempenho e eficiência.

Até então, o preço e versões do novo Fiat Uno 2024 que virá para o Brasil não foram divulgados. Contudo, a montadora afirma que ele será um dos elétricos mais acessíveis da indústria automotiva brasileira, se mantendo como um carro popular.

O Fiat Panda é na Europa, assim como o Fiat Uno já foi no Brasil. Um nome histórico que existe desde 1980 até hoje. Um compacto popular e bem vendido e que tem até versão 4×4. Além disso, sua próxima geração pode ser global.

Segundo o site italiano A AlVolante.it as patentes de uma nova geração do Panda foram registradas na Itália e essa nova versão será baseada no novo Citroën e-C3. Apesar dos modelos terem semelhanças nos formatos das portas, retrovisores e para-brisas, há algumas características únicas no desenho, como a frente como uma superfície lisa quebrada por faróis pequenos e uma barra preta na parte inferior do para-choque.

Entre os faróis principais do carro popular, uma barra traz um detalhe pequeno com as cinco barras inclinadas, logotipo da Fiat nos anos 80 e 90. A traseira possui uma grande área preta que não dá para saber se é toda de vidro. As lanternas são quadradas, lembrando um pouco o Renegade, da Jeep, mas com uma barra às atravessando e ligando uma à outra.

Novo Fiat Uno promete autonomia de 320 km

Segundo o site, o novo carro popular será produzido na Sérvia para o mercado europeu, com previsão de chegada às lojas no final de 2024. Também afirmou que o modelo será produzido na América do Sul. Mas é pouco provável que o lançamento aconteça ainda este ano.

O carro iria para a Europa em sua versão elétrica, contudo, também teria motores a gasolina e opções híbridas. Tendo em vista que tem como base o e-C3, a expectativa é que tenha motor elétrico de 113 cv e bateria de 44 kWh, para cerca de 320 km de autonomia no padrão WLTP.

Caso seja mesmo produzido por aqui, a nova geração do Fiat Uno usaria a mesma plataforma CMP de C3 e C3 Aircross feitos em Porto Real (RJ). Teria à disposição também as bases eletrificadas que o grupo Stellantis, dono das marcas Fiat e Citroën, já apresentou. Como o nome Panda nunca foi usado no país, Fiat Uno seria uma ótima opção.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x