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Indestrutível e econômico: quanto custa ter e manter um Fiat Uno Mille 2012 na garagem

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 23/08/2025 às 17:16
Fiat Uno Mille 2012
Foto: Reprodução
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Fiat Uno Mille Economy 2012 mantém fama de robustez e baixo custo, mas enfrenta rivais como Gol, Celta e Clio no mercado de usados.

O Fiat Uno Mille Economy, ano 2012, segue como um dos carros mais procurados no mercado de usados.

A versão avaliada é equipada com motor 1.0 de oito válvulas, flex, câmbio manual e carroceria de quatro portas. Para quem busca um veículo compacto, econômico e de fácil manutenção, o modelo continua sendo uma opção relevante.

Custos iniciais de aquisição

O preço médio do Uno Mille Economy 2012 varia conforme a fonte de consulta. A tabela KBB aponta R$ 22.602, enquanto a tabela Fipe apresenta R$ 27.979.

Considerando despesas imediatas, o comprador deve incluir a taxa de transferência de R$ 271,20 e a possível substituição das placas para o padrão Mercosul, em média R$ 300.

Na prática, um carro adquirido pelo valor da Fipe e já regularizado pode chegar a R$ 28.550.

Esse número pode oscilar, porque veículos em estado de conservação superior podem custar acima da Fipe, enquanto unidades menos cuidadas podem se aproximar do valor KBB.

Custos anuais de documentação e seguro

O IPVA em Minas Gerais equivale a 4% da tabela Fipe, resultando em R$ 1.119,16.

A taxa de licenciamento é de R$ 135,18. Considerando ainda um seguro estimado em 5% da Fipe, o valor anual é de R$ 1.398,95.

Somados, esses custos médios giram em torno de R$ 2.653,29 por ano, ou R$ 221 por mês.

Dependendo do perfil do motorista e da seguradora escolhida, o valor do seguro pode variar bastante, mas esse cálculo serve como referência.

Valorização e inflação recente

Nos últimos três anos, o Uno Mille apresentou forte valorização.

Em julho de 2022, a tabela Fipe indicava R$ 24.631. Em 2025, o valor é de R$ 27.979, aumento de 13,5% no período. A média anual de inflação do preço foi de 4,53%.

Esse cenário atípico no mercado de usados dificulta prever o comportamento futuro do valor do modelo. Mesmo assim, mostra que o Uno mantém liquidez e interesse do público.

Custos de manutenção preventiva

O Uno Mille se destaca pela manutenção acessível. Entre as peças cotadas:

  • Pastilhas de freio dianteiras: R$ 79.
  • Discos de freio dianteiros: R$ 195.
  • Velas de ignição: R$ 66.
  • Óleo de motor(3L): R$ 96.
  • Correia de acessórios : R$ 99.
  • Kit correia dentada com tensor: R$ 132.
  • Amortecedores: R$ 980 o jogo.
  • Filtros de ar, óleo e combustível: R$ 92 no total.

Somando todos os itens preventivos, o custo é de R$ 1.739. Esse valor, entretanto, não é gasto de uma só vez, já que as trocas ocorrem em diferentes períodos.

Consumo de combustível e autonomia

O tanque de 50 litros, abastecido com gasolina a R$ 6,23 o litro, custa R$ 311,50 para encher. O consumo oficial é:

  • Cidade: 8,4 km/l no etanol e 12,1 km/l na gasolina.
  • Estrada: 9,5 km/l no etanol e 13,6 km/l na gasolina.

Na prática, com gasolina, a média combinada é de 12,85 km/l. Para rodar 1.000 km por mês, o gasto é de R$ 484,82. O custo por quilômetro fica em R$ 0,48, considerado competitivo no segmento.

Equipamentos de série e opcionais

Na versão Economy, o Uno Mille traz de série apenas detalhes plásticos externos e o econômetro no painel. Entre os opcionais estavam direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme, rodas de liga leve, ar-condicionado e sistema de som.

Grande parte das unidades vendidas não possuía esses itens, mas a revenda não é afetada, já que o carro se consolidou como opção básica, com foco em economia e robustez.

Conjunto mecânico

O motor Fire 1.0 entrega 65 cv na gasolina e 66 cv no etanol, com torque de 9,2 kgfm.

O baixo peso do carro, apenas 820 kg, garante boa agilidade em uso urbano, embora o 0 a 100 km/h leve 14,7 segundos.

O câmbio manual de cinco marchas é curto e garante retomadas rápidas, mesmo que os engates não sejam precisos.

A suspensão dianteira é convencional, enquanto a traseira usa mola de lâmina única, solução resistente, mas que pode causar abertura de cambagem e desgaste irregular dos pneus.

Nos freios, o carro utiliza discos sólidos na frente e tambores atrás, suficientes para o peso reduzido.

A direção hidráulica, quando presente, deixa o uso mais confortável, ainda que retire um pouco da potência do motor.

Capacidade interna e porta-malas

O espaço interno é limitado, sobretudo no banco traseiro. Adultos sofrem com pouco espaço para pernas.

O porta-malas oferece 290 litros, beneficiado pelo estepe posicionado no cofre do motor. Com o banco traseiro rebatido, a capacidade aumenta.

Pontos positivos

O Uno Mille é reconhecido pela robustez, confiabilidade e baixo custo de manutenção. O consumo contido e a facilidade para estacionar são outros atrativos.

A suspensão elevada da versão Way favorece o uso em estradas de terra e lombadas urbanas.

A liquidez no mercado de usados reforça a imagem de carro acessível e valorizado.

Pontos negativos

O acabamento interno é simples, com plásticos rígidos e barulhos frequentes. O espaço traseiro é reduzido e o conforto ao rodar é limitado.

Outro ponto de atenção é o número de chassi, gravado no assoalho, que pode sofrer desgaste por corrosão. Se ilegível, pode gerar problemas na transferência e até exigir remarcação, processo caro e burocrático.

Além disso, o carro possui baixo nível de segurança em colisões, reflexo do projeto dos anos 1980.

Concorrentes diretos

Na mesma faixa de preço, outros compactos aparecem como alternativa:

  • Peugeot 207 XR 1.4 (2014): R$ 23.646. Mais barato e com acabamento superior, mas difícil revenda.
  • Renault Clio 1.0 16V (2014): R$ 28.752. Dois anos mais novo, mas com maior depreciação.
  • Ford Ka 1.0 (2013): R$ 26.712. Mais barato, porém limitado a duas portas.
  • Chevrolet Celta LT 1.0 (2012): R$ 29.293. Até mais caro que o Uno, mas também muito procurado.
  • Volkswagen Gol 1.0 (2012): R$ 27.320. Projeto mais moderno, com mais espaço e equipamentos.

O Fiat Uno Mille Economy 2012, tabelado em R$ 27.979, mantém posição de destaque entre os carros compactos usados. O modelo combina baixo custo de manutenção, confiabilidade mecânica e economia de combustível.

Mesmo com acabamento simples, pouco espaço traseiro e nível de segurança limitado, continua sendo uma das opções mais seguras em termos de liquidez e praticidade.

Para quem busca um carro barato de manter e fácil de revender, o Uno Mille ainda é uma das escolhas mais racionais abaixo de R$ 30 mil.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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