Consumo elevado e nível de óleo baixando são algumas das insatisfações relacionadas aos proprietários da picape Toro, confira!
A Fiat Toro conquistou o mercado brasileiro e se destacou como líder de vendas entre as picapes. Portanto, com dimensões internas, o modelo popularizou uma nova categoria, onde compete com o Renault Oroch. Medindo 4,94 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 2,99 metros de entre-eixos, a Toro oferece uma caçamba com capacidade de 937 litros. Além disso, a capacidade de carga varia por versão: o flex suporta até 750 kg, enquanto o diesel fornece até 1 tonelada e pode rebocar até 400 kg, de acordo com o site AutoEsporte.
A picape possui duas configurações de motor. As versões flex com tração dianteira contam com o motor 1.3 T270 turbo, que entrega até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Por outro lado, as versões 4×4, movidas a diesel, possuem o motor 2.0 TD350 turbo, que gera 170 cv e 35,5 kgfm de torque. Além disso, o câmbio automático de nove marchas inclui uma marcha reduzida, embora não tenha bloqueio de diferencial traseiro. Apesar do sucesso, a Toro enfrenta críticas recorrentes sobre o consumo de combustível e de óleo, que são comuns entre os usuários.
Reclamações sobre consumo de combustível
O motor 1.3 turbo flex, que promete economia em relação ao antigo 1.8, tem decepcionado muitos proprietários. Por exemplo, Francisco, dono de uma Toro Freedom 2024 em Caicó (RN), expressou sua insatisfação: “Comprei o motor 1.3 turbo esperando economia, mas só faz 5 km/l com etanol e 6,5 km/l com gasolina”. Rafael, de Fortaleza (CE), relatou problema semelhante ao seu Toro 2023. Nos primeiros 25 mil km, o modelo fazia entre 8,5 e 9 km/l. No entanto, depois disso, caiu para 6,5 km/l, e o problema persiste mesmo após visitas à encomenda.
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Consumo de óleo: Outro problema
Além do consumo de combustível, muitos proprietários relataram consumo excessivo de óleo. Por exemplo, um proprietário de Guarulhos (SP) observou uma queda no nível de óleo ao atingir 10 mil km. Mesmo levando o veículo à entrega, recebi a resposta de que o consumo de óleo era “normal”. Emerson, de Campo Largo (PR), notou o mesmo problema com sua Toro 2022. Com apenas 1.800 km, ele disse: “Consome 1 litro de óleo a cada 1.000 km, o que me preocupa com problemas internos”.
Paulo Vianna, especialista em mecânica automotiva, explica que o motor 1.3 turbo exige ajustes para suportar o peso da picape Toro. Isso aumenta a pressão da turbina e, consequentemente, o consumo de óleo. “A queda de óleo afeta a lubrificação e aumenta a temperatura do motor, com risco de superaquecimento”, alerta Vianna. Embora a garantia cubra o problema, o custo de retificação do motor pode ser alto.
Resposta da Stellantis
A Stellantis, responsável pela Fiat e Jeep, ainda não se manifestou especificamente sobre a picape Toro. Em resposta aos questionamentos anteriores sobre o Jeep Renegade, que compartilha o motor 1.3 turbo, a empresa afirmou que “os clientes que buscaram atendimento foram orientados e devidamente tratados”.
Embora a Toro continue sendo uma escolha popular no Brasil, as reclamações levantaram um alerta entre potenciais compradores. Portanto, para evitar problemas futuros, vale a pena considerar as condições de uso e a manutenção adequada do veículo.
Toro 2025 1.3 turbo T270 consume un montón. En ciudad está en 12.5lts cada 100km y en ruta 8.5 cada 100km a unos 110 o 120km/h. Mucho consumo y muy distinto a lo que prometían
Bom dia, Tenho uma Toro volcano 2019 está com 230 mil km, até os 80 mil não tive problemas, manutenção periódica, e todas as revisões na consesionaria, já troquei coletor de admisao mangueiras do trocador de calor, módulo da central do cambio, bicos injetores, todos os sensores todos os calços do motor e câmbio, bomba de vacuo, dpf entupiu, a ai mandei remapia, pra mim é um carro sem confiança pra viajar, agora em conforto pra viagem eu dou nota 10.
Tenho uma Toro 2018 2.4 e fundiu o motor por conta do trocado de calor. Resulta, prejuízo enorme..por conta disso estou alertando nas redes o problema que os mecânicos dizem que é recorrente..
Fiat nunca mais.