Fiat Siena G4: explore o design moderno, opções de motorização e a tecnologia básica do sedã que conquistou o Brasil.
Lançado em meados dos anos 2000, o Fiat Siena conquistou uma legião de fãs ao longo dos anos e, até hoje, é uma escolha frequente no mercado de usados no Brasil. Derivado do Palio, esse sedã compacto ganhou relevância entre os motoristas que buscavam um carro com bom custo-benefício, além de ser uma opção interessante para quem precisa de mais espaço e não abre mão de praticidade. Mesmo após várias atualizações e reestilizações, o Siena manteve sua essência de ser um veículo acessível e robusto
Inspiração no Linea
O Fiat Siena G4 adotou uma estética inspirada no sedã médio Linea, que ainda não havia chegado ao Brasil na época.
Essa reestilização trouxe alterações sutis no visual, mantendo o estilo clássico e simples do modelo anterior, mas com a adição de alguns elementos que elevaram a sensação de sofisticação.
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A dianteira recebeu faróis em formato de folha, com variações de foco simples ou duplo, dependendo da versão.
A grade frontal foi dividida em dois segmentos, sendo o superior responsável por abrigar o emblema da Fiat e o inferior integrado aos faróis de neblina.
Na lateral, o contorno dos para-lamas foi destacado, conferindo um visual mais robusto ao modelo.
O friso cromado, que percorre toda a extensão do veículo, também contribui para a percepção de maior refinamento.
Na traseira, as lanternas horizontais estreitas invadem o porta-malas, reforçando a identidade visual do carro.
O para-choque traseiro recebeu refletores nas extremidades e a placa de identificação ficou posicionada ao centro.
Opções de motorização do Fiat Siena
A mecânica do Fiat Siena G4 se manteve simples, mas eficiente, com quatro opções de motores, todos com tecnologia flex.
Os motores da família Fire, de 1.0 e 1.4 litros, equipavam as versões mais acessíveis. O motor 1.0 gerava até 75 cv e 9,9 kgfm de torque, enquanto o 1.4 entregava 86 cv e 12,5 kgfm.
Esses motores estavam associados a um câmbio manual de cinco marchas.
Para quem buscava mais potência, o Fiat Siena G4 oferecia os motores 1.6 E.torQ e 1.8 Família I.
O primeiro gerava até 117 cv e 16,8 kgfm de torque, enquanto o segundo entregava 114 cv e 18,5 kgfm.
Esses motores podiam ser acoplados tanto a um câmbio manual quanto a um câmbio automatizado de cinco marchas.
Contudo, o sistema de freios era a disco apenas na dianteira, e a suspensão traseira seguia o tradicional eixo de torção.
Por dentro do Fiat Siena
No interior, o Fiat Siena G4 manteve uma simplicidade funcional, sem grandes inovações tecnológicas.
O painel de instrumentos recebeu um layout incomum, combinando mostradores analógicos com uma tela multifuncional monocromática. Esse design foi posteriormente adotado no Fiat Uno.
O console central do Siena foi atualizado com novos porta-objetos e opções de acabamento variando conforme a versão.
Um rádio com moldura tipo 2DIN foi incluído, e o design arredondado dos elementos internos deu ao carro uma sensação de modernidade discreta.
No entanto, os materiais utilizados ainda remetiam ao caráter econômico do veículo, refletindo o segmento ao qual ele pertencia.
O Fiat Siena G4 não oferecia muitos equipamentos de série, mesmo nas versões mais completas.
A lista de itens de fábrica incluía direção hidráulica, faróis de neblina, rodas de liga leve, rádio com Bluetooth e suporte para arquivos MP3 e WMA, alerta de excesso de velocidade, volante com ajuste de altura, e computador de bordo.
Embora simples, esses recursos atendiam ao básico esperado em um sedã compacto na época.
Prós e contras do veículo
O Fiat Siena G4 se destacou em alguns aspectos, especialmente em seu mercado de revenda.
Assim como o Palio, o Siena era muito procurado e facilmente comercializado, sendo uma escolha comum entre taxistas.
Esse fator tornou o modelo uma opção interessante para quem buscava um carro com boa liquidez no mercado de usados.
Outro ponto positivo era o porta-malas de 500 litros, um dos maiores da categoria, superando até mesmo alguns sedãs médios.
Essa capacidade fazia do Siena uma boa escolha para quem precisava de um veículo espaçoso, ideal para viagens ou transporte de cargas volumosas.
Apesar dos pontos fortes, o Fiat Siena G4 apresentava algumas desvantagens. O câmbio Dualogic, disponível em algumas versões, era frequentemente criticado por seu desempenho insatisfatório.
A transmissão automatizada de embreagem única não oferecia a suavidade esperada em trocas de marchas e, além disso, as manutenções do sistema costumavam ser caras.
O consumo de combustível também era um ponto de atenção. Os motores mais fracos, como o 1.0 e o 1.4, acabavam sendo insuficientes para o peso do sedã, especialmente quando exigidos em viagens ou com carga máxima.
Por outro lado, os motores mais potentes, como o 1.6 e o 1.8, eram conhecidos por serem mais gastões, o que afastava aqueles que buscavam economia.
O Fiat Siena G4 enfrentou uma concorrência acirrada no mercado de sedãs compactos.
Modelos como o Peugeot 207 Sedan, o Ford Fiesta Sedan e o Chevrolet Corsa Sedan disputavam o mesmo público, oferecendo opções similares em termos de preço e desempenho.
O Fiat Siena G4 foi um carro que marcou presença no mercado brasileiro, oferecendo uma combinação de praticidade, espaço e preço acessível. Suas opções de motorização flex, aliadas ao amplo porta-malas e à facilidade de revenda, garantiram a popularidade do modelo, especialmente entre motoristas profissionais.