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Fiat Argo passa a ser considerado SUV no Brasil enquanto Jeep Compass e Toyota Corolla Cross são retirados da lista pelo Inmetro

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/12/2024 às 02:15
Fiat Argo e Kwid como SUVs? Mudanças do Inmetro surpreendem ao desafiar padrões do mercado automotivo brasileiro. Descubra mais!
Fiat Argo e Kwid como SUVs? Mudanças do Inmetro surpreendem ao desafiar padrões do mercado automotivo brasileiro. Descubra mais!
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Jeep Compass fora da lista de SUVs? Enquanto Fiat Argo e Renault Kwid são classificados como utilitários esportivos, critérios do Inmetro surpreendem e confundem consumidores. As regras técnicas desafiam percepções populares sobre o que é um verdadeiro SUV.

A classificação oficial de automóveis no Brasil passou por uma transformação surpreendente que promete mexer com a percepção de muitos consumidores.

Quem poderia imaginar que carros compactos como o Fiat Argo e o Renault Kwid poderiam ser considerados SUVs, enquanto modelos robustos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross ficariam fora dessa lista?

Essa mudança é fruto de critérios rigorosos estabelecidos pelo Inmetro, e os resultados não deixam de causar espanto.

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A classificação do Inmetro e seus critérios

De acordo com o órgão responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), a classificação de SUVs no Brasil segue parâmetros técnicos bem definidos, além de considerar eficiência energética e consumo.

Entre os requisitos exigidos para que um modelo seja considerado um utilitário esportivo, estão:

  • Ângulo de entrada de pelo menos 23° (tolerância de 1°);
  • Ângulo de saída mínimo de 20° (tolerância de 1°);
  • Ângulo de transposição de rampa de pelo menos 10° (com margem de erro de 1°);
  • Altura livre do solo de, no mínimo, 20 cm (com tolerância de 2 cm);
  • Altura livre sob os eixos dianteiros e traseiros de pelo menos 18 cm (tolerância de 2 cm).

Com essas regras, muitos modelos que tradicionalmente seriam classificados como SUVs por sua estética e porte não atendem aos critérios do Inmetro.

Exemplos incluem o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, que agora são enquadrados em outras categorias.

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Carros compactos que surpreendem como SUVs

Entre os maiores destaques dessa revisão está o Fiat Argo.

Apesar de ser amplamente conhecido como um hatch compacto, ele atende aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Inmetro e, portanto, figura oficialmente como um SUV compacto.

O mesmo acontece com o Renault Kwid, que é outro exemplo de um modelo que desafia as expectativas do mercado.

Outros modelos que se enquadram nessa categoria, mesmo que sejam tradicionalmente percebidos como hatches, incluem:

  • Citroën C3;
  • Renault Sandero.

Os modelos que “parecem” SUVs, mas não são

Enquanto isso, diversos carros que ostentam o visual imponente de utilitários esportivos não atendem aos requisitos técnicos exigidos.

Conforme a análise do Inmetro, esses modelos são classificados em outras categorias, como “médios”, “grandes” ou “extra-grandes”. Entre os exemplos estão:

Médios:

  • Volvo EX30.

Grandes:

  • BMW iX1;
  • BMW iX2;
  • Honda ZR-V;
  • Kia Niro;
  • Lexus UX250h;
  • Mercedes-Benz GLA200;
  • Toyota Corolla Cross;
  • Volvo C40.

Extra-grandes:

  • Audi Q5;
  • Audi Q8;
  • BMW iX5;
  • BYD Tan;
  • BYD Song Pro;
  • Chevrolet Equinox;
  • Chevrolet Blazer EV;
  • Ford Territory;
  • Jaguar i-Pace;
  • Lexus RX500h;
  • Mercedes-Benz GLB;
  • Porsche Macan;
  • Toyota RAV4;
  • Volkswagen Tiguan.

Esses resultados mostram que as aparências podem enganar. Mesmo carros amplamente promovidos como SUVs pelas montadoras podem falhar em atender aos requisitos oficiais para essa classificação.

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Impacto para consumidores e montadoras

As novas diretrizes do Inmetro representam um desafio tanto para as montadoras quanto para os consumidores.

Para as empresas, pode ser necessário rever estratégias de marketing e nomenclaturas usadas nos lançamentos de modelos.

Por outro lado, os consumidores precisam ficar atentos aos critérios objetivos, especialmente ao escolher um carro que atenda às suas necessidades específicas, como condições off-road.

Além disso, essa nova classificação pode influenciar até mesmo os impostos e tarifas associados aos veículos, o que reforça a importância de compreender os padrões estabelecidos pelo Inmetro.

O que esperar para o futuro?

Com a crescente adoção de tecnologias e design inovadores na indústria automotiva, é possível que mais modelos tradicionalmente classificados em categorias como hatch ou sedan possam, eventualmente, atender aos requisitos para serem considerados SUVs.

O impacto dessas mudanças no mercado automotivo é incerto, mas certamente será tema de discussão nos próximos anos.

E você, o que acha dessa reviravolta na classificação de carros no Brasil? O Fiat Argo como SUV faz sentido para você? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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Carlos William
Carlos William
17/12/2024 14:42

Provavelmente essa mudança é para cobrar mais impostos. Esse governo só pensa em cobrar mais impostos, nada para ajudar o trabalhador. Gostam de meter a mão no bolso do cidadão.

Alberto
Alberto
17/12/2024 10:29

Se o Argo é considerado um SUV, o meu Palio também!!!

Cleiton
Cleiton
17/12/2024 08:17

Os funcionários do imetro deviam passa por uma reciclagem mental, porque a meu ver la só trabalham loucos e dementes, e quem não tem o que fazer na vida, pessoas sem a menor capacidade de avaliar algo insignificante, por causa desses inerguminos perdi a compra do meu novo carro por causa desses incompetentes sem a menor capacidade de reger ao menos a vida deles próprios aqui fica a minha indignação sobre esses bandos de incapazes de diferenciar um elefante de uma formiga.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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