Jeep Compass fora da lista de SUVs? Enquanto Fiat Argo e Renault Kwid são classificados como utilitários esportivos, critérios do Inmetro surpreendem e confundem consumidores. As regras técnicas desafiam percepções populares sobre o que é um verdadeiro SUV.
A classificação oficial de automóveis no Brasil passou por uma transformação surpreendente que promete mexer com a percepção de muitos consumidores.
Quem poderia imaginar que carros compactos como o Fiat Argo e o Renault Kwid poderiam ser considerados SUVs, enquanto modelos robustos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross ficariam fora dessa lista?
Essa mudança é fruto de critérios rigorosos estabelecidos pelo Inmetro, e os resultados não deixam de causar espanto.
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A classificação do Inmetro e seus critérios
De acordo com o órgão responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), a classificação de SUVs no Brasil segue parâmetros técnicos bem definidos, além de considerar eficiência energética e consumo.
Entre os requisitos exigidos para que um modelo seja considerado um utilitário esportivo, estão:
- Ângulo de entrada de pelo menos 23° (tolerância de 1°);
- Ângulo de saída mínimo de 20° (tolerância de 1°);
- Ângulo de transposição de rampa de pelo menos 10° (com margem de erro de 1°);
- Altura livre do solo de, no mínimo, 20 cm (com tolerância de 2 cm);
- Altura livre sob os eixos dianteiros e traseiros de pelo menos 18 cm (tolerância de 2 cm).
Com essas regras, muitos modelos que tradicionalmente seriam classificados como SUVs por sua estética e porte não atendem aos critérios do Inmetro.
Exemplos incluem o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, que agora são enquadrados em outras categorias.
Carros compactos que surpreendem como SUVs
Entre os maiores destaques dessa revisão está o Fiat Argo.
Apesar de ser amplamente conhecido como um hatch compacto, ele atende aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Inmetro e, portanto, figura oficialmente como um SUV compacto.
O mesmo acontece com o Renault Kwid, que é outro exemplo de um modelo que desafia as expectativas do mercado.
Outros modelos que se enquadram nessa categoria, mesmo que sejam tradicionalmente percebidos como hatches, incluem:
- Citroën C3;
- Renault Sandero.
Os modelos que “parecem” SUVs, mas não são
Enquanto isso, diversos carros que ostentam o visual imponente de utilitários esportivos não atendem aos requisitos técnicos exigidos.
Conforme a análise do Inmetro, esses modelos são classificados em outras categorias, como “médios”, “grandes” ou “extra-grandes”. Entre os exemplos estão:
Médios:
- Volvo EX30.
Grandes:
- BMW iX1;
- BMW iX2;
- Honda ZR-V;
- Kia Niro;
- Lexus UX250h;
- Mercedes-Benz GLA200;
- Toyota Corolla Cross;
- Volvo C40.
Extra-grandes:
- Audi Q5;
- Audi Q8;
- BMW iX5;
- BYD Tan;
- BYD Song Pro;
- Chevrolet Equinox;
- Chevrolet Blazer EV;
- Ford Territory;
- Jaguar i-Pace;
- Lexus RX500h;
- Mercedes-Benz GLB;
- Porsche Macan;
- Toyota RAV4;
- Volkswagen Tiguan.
Esses resultados mostram que as aparências podem enganar. Mesmo carros amplamente promovidos como SUVs pelas montadoras podem falhar em atender aos requisitos oficiais para essa classificação.
Impacto para consumidores e montadoras
As novas diretrizes do Inmetro representam um desafio tanto para as montadoras quanto para os consumidores.
Para as empresas, pode ser necessário rever estratégias de marketing e nomenclaturas usadas nos lançamentos de modelos.
Por outro lado, os consumidores precisam ficar atentos aos critérios objetivos, especialmente ao escolher um carro que atenda às suas necessidades específicas, como condições off-road.
Além disso, essa nova classificação pode influenciar até mesmo os impostos e tarifas associados aos veículos, o que reforça a importância de compreender os padrões estabelecidos pelo Inmetro.
O que esperar para o futuro?
Com a crescente adoção de tecnologias e design inovadores na indústria automotiva, é possível que mais modelos tradicionalmente classificados em categorias como hatch ou sedan possam, eventualmente, atender aos requisitos para serem considerados SUVs.
O impacto dessas mudanças no mercado automotivo é incerto, mas certamente será tema de discussão nos próximos anos.
E você, o que acha dessa reviravolta na classificação de carros no Brasil? O Fiat Argo como SUV faz sentido para você? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Quan
Quanto ao compass, não foi mencionado nada TV afinal em que categoria ele ficou?
Justo. Corolla Cross é mto pouco mais alto que o Sedan. Carro baixo e com ângulo de entrada e saída ruim não merece ser chamado de SUV