1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fiat Argo 1.0 é simples, econômico e fácil de dirigir: ideal para quem está tirando a CNH?
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Fiat Argo 1.0 é simples, econômico e fácil de dirigir: ideal para quem está tirando a CNH?

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 01/08/2025 às 18:47
Fiat Argo
Foto: Reprodução
  • Reação
5 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Em meio à alta nos preços dos carros e à escassez de modelos manuais, o Fiat Argo 1.0 sobrevive como uma opção básica para quem está entrando no mundo automotivo. Mas será que ainda vale a pena como primeiro carro?

O Fiat Argo 1.0 manual pode não ser o carro mais moderno do mercado, mas ainda desperta o interesse de quem procura um veículo acessível, econômico e fácil de conduzir.

A versão Drive, que chegou à linha 2026 com poucas mudanças, é uma das últimas opções com câmbio manual vendidas no Brasil. E isso levanta a pergunta: vale a pena como primeiro carro?

Preço com desconto atrai motoristas iniciantes

O Argo mais barato custa R$ 94.990 na tabela oficial, mas atualmente está incluído no programa “Carro Sustentável”, do Governo Federal. O incentivo reduz R$ 8 mil no valor final ao zerar o IPI. Assim, o hatch compacto sai por R$ 86.990.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Mesmo com esse abatimento, o valor ainda pesa para quem está comprando o primeiro carro. Porém, comparado a outros modelos 1.0 do mercado, o Argo se destaca por ser fácil de dirigir e oferecer manutenção acessível. É justamente esse equilíbrio que o torna atraente para quem acabou de tirar a CNH.

Condução simples e câmbio fácil

Logo ao sair com o carro, a resposta do conjunto mecânico chama atenção. O motor 1.0 Firefly de três cilindros tem 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque com etanol.

Associado ao câmbio manual de cinco marchas, oferece trocas suaves e bem escalonadas para uso urbano.

Na prática, o Argo entrega arrancadas rápidas e giros que sobem com naturalidade. Isso ajuda muito quem ainda está se adaptando ao trânsito.

A direção elétrica leve e a suspensão macia também facilitam a condução em trajetos urbanos, mesmo para motoristas pouco experientes.

Espaço interno agrada quem está começando

O Fiat Argo tem 4,03 metros de comprimento e 1,72 metro de largura. O porta-malas comporta 300 litros, espaço suficiente para o dia a dia.

O entre-eixos de 2,52 metros poderia ser maior, mas ainda garante conforto razoável para um carro compacto.

Para quem está em início de jornada no volante, o Argo transmite sensação de controle. A visibilidade é boa e os comandos são intuitivos.

Os bancos têm posição correta e o acesso à cabine é simples, o que contribui para uma experiência tranquila.

Equipamentos essenciais e central multimídia funcional

Na versão Drive 1.0, o carro traz os equipamentos básicos esperados em um modelo de entrada. Os destaques ficam por conta da central multimídia UConnect de 7 polegadas, que tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

O sistema é fácil de usar e funciona bem, embora a tela pareça pequena diante das atuais exigências do mercado.

Por outro lado, alguns itens importantes são oferecidos apenas em pacotes opcionais.

Câmera de ré, ar-condicionado digital e chave presencial fazem parte do pacote “Drive Top”, que custa R$ 2.300. Sem isso, o carro vem apenas com sensores de ré.

Em segurança, o Argo deixa a desejar. Oferece apenas os dois airbags frontais obrigatórios por lei. Já seus rivais, como o HB20 e o Onix, trazem seis airbags.

O Polo Track, por sua vez, oferece quatro. Apesar disso, o Fiat tem controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

Manutenção barata e consumo eficiente

Outro ponto que conta a favor do Argo é o custo de manutenção. As cinco primeiras revisões somam cerca de R$ 4 mil, segundo dados do Qual Comprar 2025. A cesta de peças também tem valor competitivo: R$ 8.177.

Já no consumo, o modelo se mostra econômico. Com gasolina, faz até 13,6 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Com etanol, os números são 9,4 km/l e 10,4 km/l, respectivamente. No uso urbano real, a média registrada foi de 12,5 km/l com gasolina, o que reforça sua vocação urbana.

Conclusão: bom ponto de partida

Para quem está tirando a CNH ou procura um primeiro carro, o Fiat Argo 1.0 manual se apresenta como uma opção coerente. Ele não impressiona em acabamento, nem em equipamentos, mas compensa com condução fácil, manutenção simples e bom consumo.

Não é o modelo mais moderno, mas entrega o necessário para quem quer aprender a dirigir com tranquilidade, sem sustos no volante ou no bolso. Portanto, apesar de suas limitações, o Argo cumpre bem a missão de ser um primeiro carro confiável e funcional.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x