Fiat Mobi, o carro mais barato do Brasil, é o último a usar motor Fire, que irá se aposentar e promete deixar saudades, após duas décadas no mercado brasileiro
Em breve, o motor Fire, que é o mais antigo de ciclo Otto em operação no Brasil, vai se aposentar. A seguir, explicamos o motivo dessa decisão. Recentemente, a Fiat anunciou o fim da produção do motor Fire, que foi introduzido nos veículos da marca em 1985 e chegou ao Brasil no início dos anos 2000, equipando modelos como o hatch Palio, o sedan Siena e a perua Weekend.
Esse querido motor, sucessor do Fiasa que equipava o Fiat 147 e, após algumas modificações, o Uno Mille, é o mais antigo de ciclo Otto ainda em produção no Brasil. Então, por que a montadora italiana, que pertence ao Grupo Stellantis, decidiu encerrar sua fabricação? A Canaltech vai esclarecer essa questão.
Confira tudo sobre o FIAT FIRE – o motor por trás do sucesso da Fiat
Após duas décadas, finalmente o amado guerreiro, vai se aposentar
Antes de mais nada, um pouco da história deste “velho de guerra” que está prestes a se aposentar. A sigla Fire, ao contrário do que muitos pensam, não se refere a “fogo” (fire em inglês), mas sim a Fully Integrated Robotised Engine, que significa Motor Completamente Fabricado por Robôs.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A introdução do motor Fire representou uma grande mudança para a Fiat, que começou a utilizar uma linha de montagem robotizada, aumentando a escala produtiva e reduzindo custos.
Fiat Mobi, o carro mais barato do Brasil, é o último a usar motor Fire
Enquanto não deixa de ser produzido definitivamente, o motor Fire continua “dando o ar da graça” em um dos modelos mais acessíveis e mais vendidos do Brasil no segmento de hatches.
Esse motor está presente no Fiat Mobi Like, que oferece ao motorista entre 71 cv e 74 cv de potência (gasolina e etanol), além de um torque que varia entre 9,3 e 9,7 kgf/m, dependendo do combustível utilizado. Com o fim do motor Fire, o Mobi passará a adotar o motor 1.0 Firefly de 3 cilindros.
Algoz do Fire tem nome
O principal motivo para o fim da produção do motor Fire é o Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Este programa regulador das emissões de poluentes entrará em vigor a partir de 2025.
Assim como aconteceu com a chegada do Proconve L7 em 2022, muitas montadoras tiveram que adaptar suas linhas de produção e decretar o fim de alguns modelos que não atenderiam às novas exigências, a menos que investissem grandes quantias.
Para que o querido Fire atendesse às novas regras, a Fiat teria que realizar diversas adaptações, o que não seria financeiramente viável. Por isso, o motor mais antigo do Brasil está prestes a se despedir.