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Ferrovia Norte-Sul: A conexão estratégica que liga o Brasil de ponta a ponta que não ficou pronta desde 1987 e gastou mais de R$ 11 BILHÕES!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/05/2024 às 17:26
“brasil”, “ferrovia” e “escoação agrícola” e “escoação mineral”
fotoqreprodução: canva

A Ferrovia tem cerca de 2.120 km de extensão e conecta 9 estados brasileiros com o objetivo de auxiliar na escoação de produtos agrícolas e minerais!

O Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade geográfica, enfrenta desafios logísticos significativos. No entanto, para superar essas barreiras e impulsionar o desenvolvimento econômico, o país investe na Ferrovia Norte-Sul, uma ambiciosa empreitada que conecta nove estados brasileiros. Neste artigo, exploraremos os detalhes desse projeto inteligente e seu impacto na escoação agrícola e mineral, de acordo com projetourbano.

A Ferrovia Norte-Sul em números

  • Com cerca de 2.120 km de extensão, a Ferrovia Norte-Sul é uma das maiores do Brasil.
  • Seu investimento total ultrapassou R$ 11 bilhões, demonstrando o compromisso do país com a infraestrutura ferroviária.
  • A construção da ferrovia teve início em 1987, mas ainda não foi totalmente concluída, evidenciando os desafios enfrentados no processo.

Escoando a produção agrícola e mineral

  • O objetivo central da Ferrovia Norte-Sul é viabilizar o transporte eficiente da produção agrícola e mineral.
  • Regiões como o Centro-Oeste e o Norte, ricas em commodities, poderão acessar portos no Nordeste e Sudeste de forma mais ágil e econômica.
  • A ferrovia se estende por 13 trechos, conectando cidades como Barcarena (PA) a Estrela do Oeste (GO), criando uma rota estratégica para o escoamento desses produtos.
“brasil”, “ferrovia” e “escoação agrícola” e “escoação mineral”
Foto: IA/Representação

Desafios e oportunidades

  • A expansão da rede ferroviária é crucial para o desenvolvimento do Brasil, mas enfrenta obstáculos como burocracia e financiamento.
  • A iniciativa privada assume o projeto do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, assim mostrando a parceria público-privada como solução.
  • O transporte ferroviário é ambientalmente mais sustentável, contribuindo para as metas climáticas do país.

Seria uma boa opção voltar a investir nesse projeto ?

Portanto, a Ferrovia Norte-Sul representa um marco na integração nacional e na otimização logística. Embora com políticas adequadas e investimentos contínuos, o Brasil poderá contar com um sistema ferroviário moderno e eficiente, unindo suas regiões e impulsionando o crescimento econômico.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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