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Ferrovia Norte-Sul: A conexão estratégica que liga o Brasil de ponta a ponta que não ficou pronta desde 1987 e gastou mais de R$ 11 BILHÕES!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/05/2024 às 17:26
“brasil”, “ferrovia” e “escoação agrícola” e “escoação mineral”
fotoqreprodução: canva
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A Ferrovia tem cerca de 2.120 km de extensão e conecta 9 estados brasileiros com o objetivo de auxiliar na escoação de produtos agrícolas e minerais!

O Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade geográfica, enfrenta desafios logísticos significativos. No entanto, para superar essas barreiras e impulsionar o desenvolvimento econômico, o país investe na Ferrovia Norte-Sul, uma ambiciosa empreitada que conecta nove estados brasileiros. Neste artigo, exploraremos os detalhes desse projeto inteligente e seu impacto na escoação agrícola e mineral, de acordo com projetourbano.

A Ferrovia Norte-Sul em números

  • Com cerca de 2.120 km de extensão, a Ferrovia Norte-Sul é uma das maiores do Brasil.
  • Seu investimento total ultrapassou R$ 11 bilhões, demonstrando o compromisso do país com a infraestrutura ferroviária.
  • A construção da ferrovia teve início em 1987, mas ainda não foi totalmente concluída, evidenciando os desafios enfrentados no processo.

Escoando a produção agrícola e mineral

  • O objetivo central da Ferrovia Norte-Sul é viabilizar o transporte eficiente da produção agrícola e mineral.
  • Regiões como o Centro-Oeste e o Norte, ricas em commodities, poderão acessar portos no Nordeste e Sudeste de forma mais ágil e econômica.
  • A ferrovia se estende por 13 trechos, conectando cidades como Barcarena (PA) a Estrela do Oeste (GO), criando uma rota estratégica para o escoamento desses produtos.
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Foto: IA/Representação

Desafios e oportunidades

  • A expansão da rede ferroviária é crucial para o desenvolvimento do Brasil, mas enfrenta obstáculos como burocracia e financiamento.
  • A iniciativa privada assume o projeto do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, assim mostrando a parceria público-privada como solução.
  • O transporte ferroviário é ambientalmente mais sustentável, contribuindo para as metas climáticas do país.

Seria uma boa opção voltar a investir nesse projeto ?

Portanto, a Ferrovia Norte-Sul representa um marco na integração nacional e na otimização logística. Embora com políticas adequadas e investimentos contínuos, o Brasil poderá contar com um sistema ferroviário moderno e eficiente, unindo suas regiões e impulsionando o crescimento econômico.

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Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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