Ministro Renan Filho faz declaração impactante: “Sem estrada, não há desenvolvimento!” Com investimento de R$260 milhões, governo Lula inicia pavimentação da BR-135/MG, prometendo transformação para 1,8 milhão de pessoas.
O desenvolvimento de uma região está diretamente ligado à qualidade de sua infraestrutura viária.
No Norte de Minas Gerais, a pavimentação da BR-135, no trecho entre Manga e Itacarambi, promete transformar a realidade local.
Com um investimento de R$ 260,2 milhões, a obra busca eliminar os desafios enfrentados diariamente pelos moradores devido às condições precárias da rodovia.
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A assinatura da ordem de serviço para o início das obras ocorreu nesta quarta-feira (12), com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.
Pavimentação vai beneficiar 1,8 milhão de pessoas
A falta de asfalto no trecho da BR-135 impacta diretamente a economia e a rotina da população.
A poeira e a lama dificultam o acesso a serviços essenciais, comprometem o transporte de mercadorias e elevam os custos dos produtos básicos.
Com a conclusão da obra, cerca de 1,8 milhão de pessoas serão beneficiadas.
O projeto também facilitará o escoamento da produção local, composta principalmente por algodão, cereais e carne.
Além disso, a pavimentação reforça a integração entre os estados de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão, contribuindo para o fortalecimento da economia regional.
De acordo com Fabrício Galvão, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a previsão é que os trabalhos começem nos próximos 20 dias.
“Tem obras que são complexas, e essa é uma delas. Mas, graças ao esforço conjunto, conseguimos avançar e iniciar essa importante intervenção”, destacou.
Impacto na saúde e na segurança
A melhoria da infraestrutura viária também tem um impacto direto na saúde da população.
A deputada federal Célia Xakriabá, natural de São João das Missões, um dos municípios beneficiados, ressaltou que a falta de estradas adequadas tem sido um obstáculo histórico para o acesso a serviços básicos.
“Quantas vidas foram perdidas porque o atendimento médico demorou a chegar?
Além disso, os custos dos produtos essenciais são elevados pela dificuldade de transporte.
Essa obra é fundamental para a justiça social e para garantir direitos básicos à população”, enfatizou a parlamentar.
Investimento histórico em infraestrutura
Os investimentos em rodovias em Minas Gerais vêm crescendo significativamente nos últimos anos.
Em 2024, o Governo Federal aplicou R$ 731 milhões em obras públicas no estado.
Para efeito de comparação, em 2022, no último ano da gestão anterior, esse valor foi de apenas R$ 273 milhões.
Esse aumento no aporte financeiro resultou em melhorias concretas.
O percentual de rodovias classificadas como ruins ou péssimas caiu de 32% em 2022 para 12% em 2024, enquanto o número de estradas avaliadas como boas subiu de 42% para 61% no mesmo período.
O ministro Renan Filho destacou que a previsão é encerrar 2025 com os melhores índices de qualidade já registrados na malha rodoviária do estado.
“Estamos consolidando um novo padrão de infraestrutura para Minas Gerais e para o Brasil, garantindo mais segurança, desenvolvimento e oportunidades para a população”, concluiu.
Com a chegada do asfalto, os moradores da região Norte de Minas poderão finalmente contar com um acesso digno, seguro e eficiente.
Isso promoverá avanços não apenas na mobilidade, mas também no crescimento econômico e na qualidade de vida de milhares de brasileiros.